Parlamento está a pagar aos partidos milhões a mais do que devia

PSD / Flickr

A Assembleia da República está a gastar mais do que a lei determina com os grupos parlamentares. Só no Orçamento deste ano, as verbas ultrapassam em 2,5 milhões de euros o limite previsto.

“Dos 5,8 milhões previstos como tecto máximo, as despesas passaram para 8,3 milhões“, revela o Sol referindo-se à diferença entre o valor a que os grupos parlamentares teriam direito de acordo com a Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR) e o valor que de facto lhes é atribuído.

De acordo com a investigação do Sol, ao PSD cabem 2,1 milhões de euros, ao PS 1,8 milhões, ao CDS 1 milhão, ao PCP 757 mil euros, ao Bloco de Esquerda 546 mil e aos Verdes 211 mil euros.

O facto de todos os partidos beneficiarem com a infracção tem imposto uma cortina de silêncio. Assim, a Assembleia da República paga todos os anos acima do que a lei determina aos grupos parlamentares.

Desde 2007, os grupos parlamentares receberam cerca de 75 milhões de euros, de acordo com o semanário.

Comentando estes dados, Albino Azevedo Soares, do gabinete do secretário-geral do Parlamento, explicou ao Sol que “o plafond que constitui o limite para despesas com remunerações do pessoal que presta apoio aos gabinetes dos grupos parlamentares encontra-se definido no artigo 46.º da Lei n.º28/2003, de 30 de julho – LOFAR, e é calculado em função do número de deputados eleitos por cada grupo parlamentar, o que na actual legislatura corresponde a um valor global de 6.467.139”.

Estes grupos parlamentares constituídos pelos deputados dos partidos com assento no Parlamento são ainda apoiados por vários assistentes operacionais, sendo que os respectivos vencimentos e consequentes despesas com a Segurança Social são também suportados pelo orçamento da Assembleia da República.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Ora se somos obrigados a devolver ao estado tudo o que recebemos a mais só me parece lógico, e justo, que os partidos sejam obrigados a devolver o excesso e a assembleia da república responsabilizada. Como TODOS os partidos foram ao tacho agora vai reinar o silêncio e chega o momento em que vemos todos os lideres de partido, outrora tão críticos e a levantar a voz aos sete ventos por tudo e por nada, a enterrar a cabeça na areia. Cada vez mais me inclino para não ir votar mais.

  2. ” O facto de todos os partidos beneficiarem com a infracção tem imposto uma cortina de silêncio. ” Está tudo dito!!

  3. O titulo da noticia devia ser “Contribuintes estão a pagar aos partidos milhões a mais do que deviam” Se fossem os contribuintes a receber a mais e ficassem caladinhos era lindo, então agora como o fantástico sistema de penhoras era tudo penhorado na hora… mas para esses Srs. Porcos que nos “governam” e comem todos da mesma malga está tudo bem. E o povo ainda pensa que não há máfia e crime organizado em Portugal… A máfia aqui anda de fato e gravata e desfila todos os dias no parlamento, estão é tão à frente dos nossos olhos que a maioria nem os vê… “the closer you get to something, the tougher it is to see it”

  4. Eo os defensores dos fracos e oprimidos, os profetas da desgraça dos BLOQUISTAS e COMUNISTAS comem e não dizem nada….
    Afinal é tudo farinha do mesmo saco, é, EU +EU+Eu+EU+EU e depois se sobrar fica para os outros. Espero não pagar direitos de autor mas vou usar parte de uma canção do Sérgio Godinho; ELES COMEM TUDO; ELES COMEM TUDO; ELES COMEM TUDO e NÂO DIZEM NADA E NÂO DIZEM NADA

  5. Sr. Justiça, concordo com o comentário, no entanto a música é do Zeca Afonso e é “eles comem tudo e não deixam nada” vampiriis…

    • As diferenças não evitam “Corporativismo” pouco elaborado(!?!) dos partidos, incluindo blokistas das tias, pcp da festa-feira em terrenos próprios, verdes e outras cores!
      …Porque em Portugal também há “roubos legais”… O vil metal é que(m) mais ordena! Veja-se as luvas aos ramos da família do BES a coberto de montagem de advogados assente em segredos, ‘secretos’ e confidencialidades no caso dos submarinos… E fartaram-se de mirar o Portas! Porquê? Durante quase 10 anos era o Portas e afinal foi o “Banco do Regime” socratista!

  6. É só mais uma das muitas ”vigarices” com que os parlamentares nos brindam.
    ”. . . PCP 757 mil euros, ao Bloco de Esquerda 546 mil e aos Verdes 211 mil euros.” Então agora onde estão o Gerónimo de Sousa & Cia, a Catarina Martins & Cia, a Heloísa Apolónia & Cia, etc ??? Como se costuma dizer: políticos e cães de caça são todos uma mesma raça. Venha o diabo e escolha.

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …