/

Parlamento chumba referendo sobre a eutanásia

2

Mário Cruz / Lusa

A Assembleia da República “chumbou” esta sexta-feira um referendo sobre a morte medicamente assistida, ou eutanásia, apresentado através de uma iniciativa popular com mais de 95 mil assinaturas.

Votaram a contra o PS, Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN, nove deputados do PSD, entre os quais o líder do partido, Rio Rio, e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN).

A favor votaram o CDS-PP, a grande maioria da bancada do PSD e o deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo.

O deputado do Chega André Ventura não esteve presente.

Na bancada do PSD, detalha o jornal Público, votaram contra a proposta, além de Rui Rio, André Coelho Lima, António Lima Costa, Mónica Quintela, Catarina Rocha Ferreira, Isabel Meireles, Márcia Passos, António Maló de Abreu e Sofia Matos – uma minoria, isto é nove em 79 parlamentares eleitos para a Assembleia da República.

Esta proposta de referendo sobre a eutanásia resulta de uma iniciativa popular, lançada pela Federação Pela Vida, com mais de 95 mil assinaturas, que foi entregue, em junho passsado, na Assembleia da República.

Constitucionalmente, cabe à Assembleia da República votar e decidir a proposta de consulta popular que, neste caso, já se esperava que fosse chumbada.

ZAP // Lusa

 

2 Comments

  1. Isto só demonstra que o parlamento não esta para nos governar, mas apenas para se governar!
    Se este assunto é de MUITO MAU GRADO ser discutido agora (até parece que os políticos querem garantir uma finalização do “trabalho” de “limpar” os mais idosos “começa” pelo Covid-19… acreditem que não esta muito longe disto!), é muito pior não passa esta responsabilidade moral para a população em geral.

  2. Melhores cuidados de Saúde no SNS, melhores possibilidades de ter vaga em cuidados Paliativos e de qualidade para todos os Doentes em fase terminal, são carências evidenciadas a Anos, Cada vez mais se vive mal e se morre mal. Quando chega a possibilidade de dar voz ao Povo Português sobre a possibilidade de por fim ao sofrimento inútil de forma informada e ao pedido de quem sofre, nenhum quer assumir a possibilidade de referendar. Não só não fazem como não deixam fazer. Votar em quê ou em quem para quê ???……. Quando a forma mais Democrática de por fim a este caso, é negada por um punhado de gente, que me representa cada vez menos !…. Vai-se continuar a deixar a maioria a morrer MAL sem cuidados de qualidade e quantidade necessários !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.