Parlamento chumba referendo sobre a eutanásia

Mário Cruz / Lusa

A Assembleia da República “chumbou” esta sexta-feira um referendo sobre a morte medicamente assistida, ou eutanásia, apresentado através de uma iniciativa popular com mais de 95 mil assinaturas.

Votaram a contra o PS, Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN, nove deputados do PSD, entre os quais o líder do partido, Rio Rio, e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN).

A favor votaram o CDS-PP, a grande maioria da bancada do PSD e o deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo.

O deputado do Chega André Ventura não esteve presente.

Na bancada do PSD, detalha o jornal Público, votaram contra a proposta, além de Rui Rio, André Coelho Lima, António Lima Costa, Mónica Quintela, Catarina Rocha Ferreira, Isabel Meireles, Márcia Passos, António Maló de Abreu e Sofia Matos – uma minoria, isto é nove em 79 parlamentares eleitos para a Assembleia da República.

Esta proposta de referendo sobre a eutanásia resulta de uma iniciativa popular, lançada pela Federação Pela Vida, com mais de 95 mil assinaturas, que foi entregue, em junho passsado, na Assembleia da República.

Constitucionalmente, cabe à Assembleia da República votar e decidir a proposta de consulta popular que, neste caso, já se esperava que fosse chumbada.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só demonstra que o parlamento não esta para nos governar, mas apenas para se governar!
    Se este assunto é de MUITO MAU GRADO ser discutido agora (até parece que os políticos querem garantir uma finalização do “trabalho” de “limpar” os mais idosos “começa” pelo Covid-19… acreditem que não esta muito longe disto!), é muito pior não passa esta responsabilidade moral para a população em geral.

  2. Melhores cuidados de Saúde no SNS, melhores possibilidades de ter vaga em cuidados Paliativos e de qualidade para todos os Doentes em fase terminal, são carências evidenciadas a Anos, Cada vez mais se vive mal e se morre mal. Quando chega a possibilidade de dar voz ao Povo Português sobre a possibilidade de por fim ao sofrimento inútil de forma informada e ao pedido de quem sofre, nenhum quer assumir a possibilidade de referendar. Não só não fazem como não deixam fazer. Votar em quê ou em quem para quê ???……. Quando a forma mais Democrática de por fim a este caso, é negada por um punhado de gente, que me representa cada vez menos !…. Vai-se continuar a deixar a maioria a morrer MAL sem cuidados de qualidade e quantidade necessários !

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …