Parlamento chumba referendo sobre a eutanásia

Mário Cruz / Lusa

A Assembleia da República “chumbou” esta sexta-feira um referendo sobre a morte medicamente assistida, ou eutanásia, apresentado através de uma iniciativa popular com mais de 95 mil assinaturas.

Votaram a contra o PS, Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN, nove deputados do PSD, entre os quais o líder do partido, Rio Rio, e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN).

A favor votaram o CDS-PP, a grande maioria da bancada do PSD e o deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo.

O deputado do Chega André Ventura não esteve presente.

Na bancada do PSD, detalha o jornal Público, votaram contra a proposta, além de Rui Rio, André Coelho Lima, António Lima Costa, Mónica Quintela, Catarina Rocha Ferreira, Isabel Meireles, Márcia Passos, António Maló de Abreu e Sofia Matos – uma minoria, isto é nove em 79 parlamentares eleitos para a Assembleia da República.

Esta proposta de referendo sobre a eutanásia resulta de uma iniciativa popular, lançada pela Federação Pela Vida, com mais de 95 mil assinaturas, que foi entregue, em junho passsado, na Assembleia da República.

Constitucionalmente, cabe à Assembleia da República votar e decidir a proposta de consulta popular que, neste caso, já se esperava que fosse chumbada.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só demonstra que o parlamento não esta para nos governar, mas apenas para se governar!
    Se este assunto é de MUITO MAU GRADO ser discutido agora (até parece que os políticos querem garantir uma finalização do “trabalho” de “limpar” os mais idosos “começa” pelo Covid-19… acreditem que não esta muito longe disto!), é muito pior não passa esta responsabilidade moral para a população em geral.

  2. Melhores cuidados de Saúde no SNS, melhores possibilidades de ter vaga em cuidados Paliativos e de qualidade para todos os Doentes em fase terminal, são carências evidenciadas a Anos, Cada vez mais se vive mal e se morre mal. Quando chega a possibilidade de dar voz ao Povo Português sobre a possibilidade de por fim ao sofrimento inútil de forma informada e ao pedido de quem sofre, nenhum quer assumir a possibilidade de referendar. Não só não fazem como não deixam fazer. Votar em quê ou em quem para quê ???……. Quando a forma mais Democrática de por fim a este caso, é negada por um punhado de gente, que me representa cada vez menos !…. Vai-se continuar a deixar a maioria a morrer MAL sem cuidados de qualidade e quantidade necessários !

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …