Parlamento aprova voto contra fim da Neutralidade da Internet

Stephen D. Melkisethian / Flickr

A Batalha da Internet

A Batalha da Internet

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira um voto apresentado pelo Bloco de Esquerda a condenar iniciativas desencadeadas por entidades norte-americanas no sentido de colocarem em causa o princípio da neutralidade na Internet.

Esta resolução do Bloco de Esquerda teve os votos favoráveis das bancadas do PS, PCP e Partido Ecologista “Os Verdes”, com os grupos parlamentares do PSD e do CDS a optarem pela abstenção.

Segundo o Bloco de Esquerda, grandes empresas norte-americanas de fornecimento de serviços de acesso à Internet pretendem alterar as regras até aqui estabelecidas, passando a existir uma Internet “a duas velocidades”: Uma mais rápida para quem pode pagar e outra mais lenta para quem tiver menos recursos.

“Lamentavelmente, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos propôs uma nova regulamentação que eliminará a neutralidade da rede e que terá consequências mundiais“, adverte o voto da bancada do Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda entende ainda que a nova regulamentação levanta “preocupantes possibilidades de censura por parte de empresas mais fortes, que poderão passar a bloquear sites e a negar o acesso a informação se assim o entenderem”.

A Batalha pela Internet

A Neutralidade da Internet é baseada no princípio de que o fornecedor de serviços oferece aos seus utilizadores a mesma velocidade de acesso ao site da Coca-Cola e à página do super-mercado da esquina, ao Jornal de Notícias e ao Blog do Xico.

Nos Estados Unidos, a Batalha pela Internet está ao rubro. A “Equipa do Cabo” das grandes operadoras de Internet e TV por Cabo procura fazer aprovar legislação que poderá colocar em causa  a “Net Neutrality” que desde sempre tem marcado a Internet.

Do lado oposto, a “Equipa da Internet” defende que o fim da Net Neutrality coloca em causa não apenas a igualdade no acesso à informação, como também a própria existência de informação plural. Sem Net Neutrality, o Blog do Xico não sobrevive.

Na Europa, em contrapartida, têm sido aprovadas medidas no sentido de assegurar a neutralidade da rede e banir as taxas de roaming entre operadoras de telecomunicações

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …