“Paraministro” de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

Paulo Novais / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica.

De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste sábado, António Costa Silva, um gestor independente do PS, foi chamado pelo líder do Executivo para analisar as necessidades estruturais do país com os ministros de António Costa, bem como com os partidos e parceiros sociais.

António Costa já terá comunicado ao Governo que convidou o diretor da Partex – petrolífera detida pela Fundação Gulbenkian até 2019, depois comprada pela tailandesa PTT Exploration and Production – para ajudar a “salvar” a economia.

O gestor, que estará de saída da Partex, já terá mesmo reunido com alguns dos ministro de Costa. O primeiro encontro terá acontecido com o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, para garantir que a sua posição na petrolífera e currículo não seriam incompatíveis com a agenda de combate às alterações climáticas.

António Costa Silva, que o Expresso diz ser uma espécie de “paraministro” de António Costa, ajudará a preparar os planos de investimento e reformas que terão que ser entregues à Comissão Europeia para aceder às verbas do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, como a base do Orçamento do Estado para 2021.

“Facilitar consensos”. Esta é a missão de António Costa Silva no plano económico que será desenhado, segundo fonte próxima do primeiro-ministro ouvida pelo semanário. Dentro de semanas, este outsider, que não faz parte do Governo, estará a falar em nome do Governo com partidos e parceiros sociais, procurando partilhar e colher ideias.

Substituto de Siza na pasta da Economia?

Tendo em conta a sua formação académica e profissional, António Costa Silva não estará na calha para render Mário Centeno, que estará a prazo no Ministério das Finanças.

Deverá ficar até ao verão, depois de entregar o Orçamento Suplementar. Ainda assim, frisa o mesmo jornal, não é a primeira vez que António Costa chama um outsider para construir os programas ou apoiar negociações do Governo, que mais tarde entram para o Executivo.

Este cenário dá força à ideia de que o ministro Pedro Siza Vieira pode trocar a pasta da Economia pela pasta das Finanças, podendo ser sucedido por António Costa Silva.

António Costa, recorda o Expresso, foi buscar Mário Centeno (Banco de Portugal) para ajudar a fazer o seu programa, tendo depois Centeno migrado para o Governo. Também Siza Vieira, que que presidiu a uma estrutura de missão que avaliou a forma de capitalização de empresas, ainda em dezembro 2015, passando a ministro da Economia em 2018, sendo agora também ministro de Estado.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Um independente do PS… tem graça!
    O “Ronaldo” das finanças está lesionado, ou este só sabe jogar a uma posição??

  2. Esta tem graça! Então e o seu grande amigo que colocou na pasta da Economia afinal faz o quê? Se não serve, rua! A do ”independente” também dá vontade rir!

  3. Sempre que vejo o nome do ministro do ambiente vem-me sempre à ideia um banco de réus. Por que será?!
    Pode ser apenas confusão minha.

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …