Sintomas do Papa agravaram-se. Estará internado durante “vários dias”, a menos de dois meses da Jornada Mundial da Juventude.
O Papa Francisco, de 86 anos, vai ser operado hoje, quarta-feira, sob anestesia geral no Hospital Gemelli, em Roma, por risco de obstrução intestinal, divulgou o Vaticano.
Esta intervenção cirúrgica, considerada necessária pelo agravamento dos sintomas apresentados pelo Papa, segundo a sua equipa médica, levará a “vários dias” de internamento, disse num comunicado o diretor de imprensa do Vaticano, Mateus Bruni.
O Papa será sujeito, ao início da tarde, a uma “laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese” para tratar uma obstrução “recorrente, dolorosa e agravada” no intestino.
Francisco será assim operado a uma hérnia abdominal. A laparotomia é uma incisão cirúrgica na cavidade abdominal.
De manhã o Papa não mudou a sua rotina: esteve a conduzir a audiência geral semanal, antes de seguir para o hospital Gemelli.
Na terça-feira, Francisco já tinha feito exames no Hospital Gemelli, em Roma. Regressou no mesmo dia ao Vaticano, mas os resultados desses exames terão ditado este regresso ao hospital no dia seguinte.
Jorge Mario Bergoglio já passou por uma operação ao cólon, há dois anos. Sofre de uma hérnia que está a causar os tais sintomas recorrentes, dolorosos e agravados.
O Papa ficará internado no hospital durante algum tempo, a menos de dois meses da Jornada Mundial da Juventude 2023 – que vai decorrer em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de Agosto, e que espera receber o Papa durante o evento.
// Lusa
Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2023
-
4 Outubro, 2023 JMJ ficou muito abaixo das expectativas para a hotelaria
-
28 Setembro, 2023 Igreja “para todos” não é para “tudo, tudo, tudo”
-
20 Setembro, 2023 Carlos Moedas: JMJ é como Super Bowl