Papa Francisco, Internet superstar

Semilla Luz / Flickr

-

O papa Francisco é uma estrela na rede social Twitter, com comentários que lhe são amplamente favoráveis, bem como nos media digitais, onde rivaliza com grandes líderes mundiais, revela um estudo norte-americano.

O papa foi o tema de cerca de oito milhões de tweets desde a sua eleição a 13 de Março de 2013 e até finais de Janeiro de 2014, indica o Pew Research Center, que analisa a cobertura mediática sobre José Mário Bergoglio a propósito do seu primeiro ano como líder da Igreja Católica.

Na maioria dos tweets (85 por cento), o tom é neutro e limita-se a retransmitir uma informação, mas nos comentários onde é emitida opinião, a grande maioria (86 por cento) é favorável ao novo papa.

Contrariamente, o seu antecessor Bento XVI contava com 70 por cento de comentários negativos e 30 por cento de positivos.

A conta do papa Francisco no Twitter, @pontifex, conta cerca de 3,75 milhões de seguidores.

Uma análise aos 25 sites de informação mais visitados na Internet mostra que o papa – nomeado ‘personalidade do ano’ pela revista Time – foi referenciado 48 mil vezes.

Números que colocam Jorge Mário Bergoglio ao nível de grandes dirigentes mundiais, atrás dos presidentes norte-americano Barack Obama ou do sírio Bashar al-Assad, mas à frente do russo Vladmir Putin ou da antiga secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Francisco é de longe o mais mencionado dos líderes religiosos reconhecidos internacionalmente, como o arcebispo sul-africano Desmond Tutu (3.000 referências) ou o Dalai Lama (2.000).

A atenção suscitada pelo papa atingiu o seu máximo a 29 de Julho quando disse, evocando a homossexualidade, “quem sou eu para julgar?“.

Nessa altura, foi mencionado 14 mil vezes nos sites de informação, duas vezes mais do que no momento da sua eleição.

Durante os dois últimos anos do seu pontificado, o papa Bento XVI tinha uma média anual de 18 mil de referências.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …