Papa cria comissão para tratar de abusos sexuais na Igreja

iTopher / Flickr

foto:  iTopher / flickr

foto: iTopher / flickr

O papa Francisco anunciou esta quinta-feira a criação de uma comissão no Vaticano para lutar contra o abuso de crianças na Igreja Católica e para oferecer ajuda às vítimas.

O anúncio, feito pelo arcebispo de Boston, Sean O’Malley, ocorreu após um encontro entre o papa e os seus 8 cardeais conselheiros.

A criação da comissão é anunciada um dia após o Vaticano se ter negado a dar informações à ONU acerca de abusos cometidos por padres, freiras e monges. Em declarações à BBC, uma das principais associações de vítimas em Itália afirmou já ter “pouca confiança” no Vaticano.

O papa Francisco chegou a dizer que é vital para a credibilidade da Igreja lutar contra o abuso sexual. No início desta semana, o pontífice expressou solidariedade a vítimas de abuso sexual por padres.

Escândalo

Segundo o cardeal de Boston, a comissão será composta por especialistas e deve fornecer códigos de conduta a membros do clero. O grupo também terá de dar instruções a autoridades da Igreja e assegurar que a selecção dos seminaristas seja mais rigorosa.

O Cardeal de  Boston, Sean O'Malley (foto: Mvbrewer / wikipedia)

O Cardeal de Boston, Sean O’Malley (foto: Mvbrewer / wikipedia)

“Até agora, tem-se focado muito a questão judicial. Mas a parte pastoral também é muito importante. O Santo Padre está preocupado”, revelou O’Malley.

O cardeal revelou ainda que a comissão resulta em parte de uma orientação política do papa emérito Bento 16. O ex-pontífice é frequentemente acusado de ter feito muito pouco pelo caso.

A comissão vai manter o papa informado sobre programas de protecção a crianças e vai formular sugestões para novas iniciativas, segundo o comunicado do Vaticano.

A Igreja Católica viu-se nos últimos anos envolvida em inúmeros escândalos de abuso sexual por parte de sacerdotes. No início deste ano, o Vaticano reforçou as suas normas contra este tipo de abuso.

O Comité da ONU para os Direitos da Criança apresentou à Santa Sé (que é um Estado independente) um amplo questionário, pedindo detalhes de casos particulares de abuso sexual comunicados ao Vaticano desde 1995.

O Vaticano recusou-se a responder, alegando que os casos são de responsabilidade de Justiça dos países onde os crimes foram cometidos.

Ainda assim, espera-se que as autoridades do Vaticano sejam questionadas acerca deste tema, pelo Comité da ONU, em janeiro.

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto entrou 307 vezes no sistema informático da PGR e espiava o próprio processo

Rui Pinto foi acusado de 147 crimes, destacando-se as 307 vezes que entrou no sistema informático da Procuradoria-Geral da República. O hacker espiou o seu próprio processo e sabia que estava a ser investigado pela …

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …

Barcelona será o primeiro clube a superar receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou hoje que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a ultrapassar essa marca. De acordo com as informações prestadas …

"Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda"

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno. No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa …

Entre elogios aos debates, Marcelo diz que tenciona continuar a comer carne

O Presidente da República elogiou o nível e o civismo dos debates políticos na pré-campanha eleitoral e considerou que, com "tantas possibilidades de escolha" e empenhamento dos partidos, só se pode esperar uma menor abstenção. "Tenho …

Avião militar russo sobrevoou Portugal para tirar fotografias a áreas estratégicas

Um avião militar da Rússia sobrevoou o espaço aéreo de Portugal continental e do arquipélago dos Açores para fotografar áreas estratégicas. Descolando de Lisboa em direção ao arquipélago dos Açores, a aeronave militar russa, Tupolev 154, …

Políticas de natalidade: "é preciso insistir e persistir"

Para Assunção Cristas, a natalidade continua a ser um problema, num país com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Esta quinta-feira à noite, a presidente do CDS-PP defendeu, num debate organizado pelo partido, "políticas concertadas" …