Papa canoniza primeiras santas palestinianas

Thaer Ganaim / Autoridade Palestiniana / EPA

O papa Francisco com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, na Cidade do Vaticano

As primeiras santas palestinianas da época contemporânea, duas mulheres nascidas na Palestina durante a ocupação otomana, são este domingo canonizadas no Vaticano.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vai assistir à cerimónia, alguns dias após o anúncio da futura assinatura – em data a marcar – de um primeiro acordo entre o Vaticano e “o Estado da Palestina”, reconhecido há dois anos pelo Vaticano, na sequência da votação na ONU.

As duas santas palestinianas são Mariam Bawardi (1846-1878), que nasceu na Galileia e foi beatificada por João Paulo II em 1983, e Maria Alfonsina Ghattas (1843-1927), de Jerusalém, beatificada em 2009 na basílica da Anunciação, em Nazaré, numa cerimónia presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e enviado do papa Bento XVI.

Maria Alfonsina Ghattas, nascida Maryam Soultaneh Danil Ghattas, fundou com o sacerdote Giuseppe Tannos a única comunidade religiosa da Terra Santa, a Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário de Jerusalém.

Maria de Jesus Crucificado, nome que Mariam Bawardi adotou, carmelita descalça, nasceu em 1846 em Abellin, pequeno povoado a meio caminho entre Haifa e Nazaré. Entrou no Carmelo de Pau (França) em 1867, antes de fundar o Carmelo de Belém, onde morreu.

d.r. shekel.cz

Retratos de Mariam Bawardi (esq.) e Maria Alfonsina Ghattas (dir.)

Retratos de Mariam Bawardi (esq.) e Maria Alfonsina Ghattas (dir.)

A canonização das duas religiosas “significa que a santidade ainda é possível, que a perfeição espiritual ainda é possível”, considerou o bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, William Shomali.

O anúncio da canonização das duas religiosas foi feito, em fevereiro, pelo papa Francisco.

A Terra Santa deu centenas de santos ao longo da sua história. A nossa maior santa é a Virgem Maria, a mãe de Jesus”, considerou.

“Mas, para o período moderno, temos apenas três santos cuja língua não era nem o grego, nem o latim, nem o aramaico, mas o árabe”, disse.

A canonização de um terceiro palestiniano, um monge salesiano, está a ser examinada pela Igreja.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …