Papa canoniza primeiras santas palestinianas

Thaer Ganaim / Autoridade Palestiniana / EPA

O papa Francisco com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, na Cidade do Vaticano

As primeiras santas palestinianas da época contemporânea, duas mulheres nascidas na Palestina durante a ocupação otomana, são este domingo canonizadas no Vaticano.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vai assistir à cerimónia, alguns dias após o anúncio da futura assinatura – em data a marcar – de um primeiro acordo entre o Vaticano e “o Estado da Palestina”, reconhecido há dois anos pelo Vaticano, na sequência da votação na ONU.

As duas santas palestinianas são Mariam Bawardi (1846-1878), que nasceu na Galileia e foi beatificada por João Paulo II em 1983, e Maria Alfonsina Ghattas (1843-1927), de Jerusalém, beatificada em 2009 na basílica da Anunciação, em Nazaré, numa cerimónia presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e enviado do papa Bento XVI.

Maria Alfonsina Ghattas, nascida Maryam Soultaneh Danil Ghattas, fundou com o sacerdote Giuseppe Tannos a única comunidade religiosa da Terra Santa, a Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário de Jerusalém.

Maria de Jesus Crucificado, nome que Mariam Bawardi adotou, carmelita descalça, nasceu em 1846 em Abellin, pequeno povoado a meio caminho entre Haifa e Nazaré. Entrou no Carmelo de Pau (França) em 1867, antes de fundar o Carmelo de Belém, onde morreu.

d.r. shekel.cz

Retratos de Mariam Bawardi (esq.) e Maria Alfonsina Ghattas (dir.)

Retratos de Mariam Bawardi (esq.) e Maria Alfonsina Ghattas (dir.)

A canonização das duas religiosas “significa que a santidade ainda é possível, que a perfeição espiritual ainda é possível”, considerou o bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, William Shomali.

O anúncio da canonização das duas religiosas foi feito, em fevereiro, pelo papa Francisco.

A Terra Santa deu centenas de santos ao longo da sua história. A nossa maior santa é a Virgem Maria, a mãe de Jesus”, considerou.

“Mas, para o período moderno, temos apenas três santos cuja língua não era nem o grego, nem o latim, nem o aramaico, mas o árabe”, disse.

A canonização de um terceiro palestiniano, um monge salesiano, está a ser examinada pela Igreja.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …