/

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

2

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da “residência oficial do Pai Natal” em risco.

A Lapónia, na Finlândia, é conhecida como a terra do Pai Natal. Esta região vive fundamentalmente do turismo, com milhares de turistas a viajarem até lá entre novembro e março. No entanto, devido à pandemia de covid-19, as restrições às viagens fazem antever um ano complicado, escreve a TSF.

A cidade de Rovaniemi autointitula-se a “residência oficial do Pai Natal” e depende da época natalícia para assegurar a subsistência no resto do ano.

“Estaremos falidos depois de dezembro se não conseguirmos nenhuma reserva”, disse à AFP a operadora de turismo Sini Jin. “Atualmente temos uma ou duas reservas por semana, mas maioritariamente estamos a fazer reembolsos”.

Normalmente, a Sini Jin contrata cerca de 80 trabalhadores sazonais no inverno, mas este ano, devido à pandemia, vai apenas contratar dois ou três. Outras empresas turísticas vão fazer o mesmo, segundo a AFP.

As empresas pedem mais fundos estatais para fazer frente à crise: “Tudo aquilo porque trabalharmos vai desaparecer rapidamente se não tivermos ajuda”. O alívio das restrições de viagens na Finlândia não será suficiente se os outros países não fizerem o mesmo.

Apenas 243 dos casos de covid-19 na Finlândia são na Lapónia, onde o turismo é responsável por 10 mil postos de trabalho e gera receitas de mil milhões de euros todos os anos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Ah pois é … Com a pandemia como vão os papás explicar aos meninos as prendas de Natal? Sim, porque não vão dizer que foi um velhinho cheio de covid que entrou pela chaminé!! Com a estória do menino Jesus era muito mais simples. O menino Jesus não anda de aerorrenas, não precisa de se máscara nem se constispa! Vá… Continuem a brincar ao Pai Natal, mas com cuidadozzz

  2. Mas qual pandemia?
    As grandes pandemias da História mataram MILHÕES de pessoas e infectaram milhões de pessoas. Ninguém se safava depois de infectado.
    O Covid está longe disso. Mais parece uma gripe com aspirações comerciais a pandemia. A maioria não foram infectados e os que foram infectados muitos nem sintomas tiveram e os que tiveram sintomas trataram-se na sua maioria em casa com ben-u-ron. Isto é Pandemia?
    Quanto ao uso da máscara é bluff pois não protege de vírus mas sim de bactérias. O fundamental como dizem os médicos é a distância social e a higiéne de mãos. Assim se entende por que razão os médicos são constantemente contaminados na sua profissão pelos mais diversos vírus apesar de andarem sempre de máscara.
    A pandemia mais grave é deixar morrer pessoas de outras doenças por causa do Covid e no fim dizerem que foi de Covid.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.