PAN admite que é mais fácil dialogar com PS (e diz que SNS para animais não faz sentido)

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, André Silva

O porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza assumiu, esta quarta-feira, ser factual que o PS demonstrou maior abertura para dialogar ao longo da legislatura, mas salientou que isso não impede que o PAN o faça com outras forças políticas.

“É factual que o Partido Socialista, relativamente ao Partido Social-Democrata e ao CDS-PP, demonstrou sempre uma maior abertura em falar, dialogar e acolher medidas do PAN”, considerou André Silva, numa entrevista à TVI.

O cabeça de lista do partido por Lisboa lembrou que o “PAN tem uma tradição de diálogo com todos os partidos” e, apesar de reconhecer que foi possível “fazer aprovações quer à esquerda, quer à direita”, a recetividade diverge em função do partido com o qual as conversas são tidas.

“Não é indiferente na medida em que, neste momento, temos um PSD que não é social-democrata e que tem tido posições mais conservadoras em determinadas matérias e bastante mais fechado”, explicou, salientando, por isso, que “tem-se revelado muito mais difícil falar e dialogar” com os sociais-democratas do que com os socialistas.

No entanto, a aproximação ao PS durante a última legislatura não significa que “o PAN não dialogue com outros partidos, seja com o CDS-PP, seja com o PCP”. André Silva vincou ainda que entre conversas com os partidos com assento parlamentar e acordos há uma grande distância: “Daí a chegar a entendimentos são coisas completamente diferentes”.

“Nunca estaremos neste Governo”

Na mesma entrevista à TVI, o candidato do PAN afirmou que o partido não fará parte de um Governo na próxima legislatura, mas que está disponível para formar um acordo parlamentar.

“Nunca estaremos neste Governo. O PAN ainda tem um caminho para fazer, é um partido em crescimento, é um partido que tem ainda de aprender e que tem de fazer o seu percurso. O papel do PAN, neste momento, não é estar no Governo. Se poderá estar num Governo daqui a uns anos? Talvez, mas neste momento não“.

André Silva tinha avisado que só haverá apoio ao Governo de António Costa com um acordo por escrito. Questionado sobre essa matéria, o deputado diz que não vê outra forma de o fazer. “É absolutamente claro e transparente sabermos todos àquilo que vamos, àquilo que estamos comprometidos e, acima de tudo, àquilo que não estamos comprometidos”, explicou.

Relativamente às perspetivas orçamentais, o candidato respondeu que não quer estar ligado a um desequilíbrio orçamental. “O PAN apresenta-se nestas eleições com um enorme sentido de responsabilidade norteado pela boa gestão das contas publicas e apontamos para um objetivo de médio prazo de um défice de 0,5%, ao contrário do PS e dos partidos de direita, que querem apresentar resultados à custa de não garantirem investimento nos serviços públicos, e ao contrário de alguns partidos de esquerda que também não se estão a precaver para uma eventual recessão”.

“SNS para cães e gatos não faz sentido”

Sobre a questão da saúde dos animais, André Silva esclareceu que as notícias de um SNS para cães e gatos são infundadas. “Há muitas mensagens do PAN que são deturpadas e esta é uma delas. O PAN propôs um serviço público médico-veterinário de apoio a famílias comprovadamente carenciadas ou associações legalmente constituídas”.

“Esta é uma medida social e que nada tem que ver com aquilo que tem sido veiculado: um Serviço Nacional de Saúde para cães e gatos. Isso não faz qualquer sentido. Trata-se de uma proposta que seria implementada após o levantamento das necessidades existentes nas grandes áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e das capitais de distrito”.

Relativamente à saúde das pessoas, André Silva diz que essa é uma das prioridades do programa do PAN. “É preciso uma aposta enorme nos serviços públicos, que estão cada vez mais depauperados, nomeadamente no SNS”.

“Dentro do Serviço Nacional de Saúde, distanciamo-nos dos outros partidos devido à nossa aposta na prevenção. É fundamental prevenir. A sustentabilidade do SNS passará inequivocamente por conseguirmos evitar que doentes cheguem aos hospitais”.

“As doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente stress e maus hábitos alimentares, têm aumentado enormemente. É por isso que temos de fazer prevenção junto das pessoas e criar uma sustentabilidade cada vez maior no SNS”.

Questionado ainda sobre se o partido vai apoiar uma eventual recandidatura do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o deputado único do PAN declarou que “ainda é cedo para responder a essa questão” e assinalou “nunca” ter pensado no assunto.

“Não sabemos se vamos ter candidato próprio ou não, mas queria reiterar a minha admiração pelo Presidente da República, que tem sido bastante construtivo e não tem contribuído, como o seu antecessor, para a crispação política”, rematou, admitindo, contudo, não ter votado em Marcelo Rebelo de Sousa na eleição presidencial de 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …