PAN defende um Serviço Nacional de Saúde para cães e gatos

António Cotrim / Lusa

O programa eleitoral do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai propor a criação de “uma espécie” de Serviço Nacional de Saúde (SNS) para animais no seu programa eleitoral para as próximas legislativas. A revelação é feita pelo deputado André Silva.

O único representante do PAN na Assembleia da República refere que o PAN pretende mudar significativamente a forma como são prestados os cuidados de saúde aos animais de companhia. Assim, o partido defende a criação de “uma espécie de SNS para animais“, como aponta André Silva em entrevista à Visão.

O PAN propõe a implementação de uma rede pública de assistências a cães e gatos, à imagem do acontece com o SNS.

“Há uma série de associações que recolhem e acolhem animais errantes e abandonados e que se têm substituído ao Estado, tendo despesas incomensuráveis“, refere André Silva, realçando ainda que “há muitas famílias com enormes dificuldades, nomeadamente pessoas idosas que estão sozinhas e que a única companhia que têm é o gato ou o cão”.

“Não é uma medida de protecção e de bem-estar animal; é uma resposta social às famílias mais carenciadas”, salienta ainda André Silva, frisando que o PAN pretende “estabelecer uma rede pública” que “tenha serviços médico-veterinários que possam suprir” as dificuldades de Associações e famílias mais carenciadas.

Neste SNS para animais, haveria isenções de taxas moderadoras para as famílias com menores rendimentos, enquanto as restantes teriam que pagar os cuidados médicos.

Quanto aos custos da medida para os cofres do Estado, André Silva realça que o PAN ainda não fez as contas, mas garante que o partido vai propor outras medidas para compensar a despesa adicional.

ZAP //

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Penso que se está a exagerar nestes cuidados para animais quando o homem, também animal, é cada vez mais mal tratado.

  2. Absolutamente de acordo Rui Alves, e o pior é que quem se manifestar contra estas “novas” ideias é logo atacado por estes “radicais”, estamos neste momento reféns desta nova ideia do politicamente correcto sem se ter a noção do ridículo a que se chegou, mas isto aplica-se para os animais e para uma série de novos temas, como refugiados, benefícios sociais independentemente de se trabalhar ou não e muitas outras coisas. O que estamos a fazer é a criar radicalismos de direita que chegam a cada vez mas pessoas, por enquanto Portugal tem estado fora mas lá chegaremos, vejam o que se passa na Itália, na Hungria, no Reino Unido com o Brexit, nos EUA com Trump …. e muitos mais, a culpa são de loucuras assim que acabam revoltando as pessoas.

  3. Acho muito bem. O caso dos reformados que muitas vezes só têm o animal de estimação como única companhia e as associações que cuidam de animais abandonados são óptimos exemplos. Ajudam-se as pessoas que ajudam os animais. Espero que seja aceite.

  4. Concordo plenamente com a ideia desde que sejam apenas os donos de animais domésticos a contribuir para o sistema. Acho ainda que se devia criar uma taxa adicional para os donos de animais domésticos para a limpeza e manutenção dos espaços públicos e fortes multas para quem deixa os seus animais a passear na rua sem supervisão que podia ajudar a financiar este sistema.

  5. “O grau de civilização de determinada sociedade pode ser medido pela forma como trata os seus animais.” – Mahatma Gandhi
    Não se esqueçam que ainda vivem muitos animais na rua, sem dono. E isso é um problema que diz respeito A TODOS NÓS. Já para não falar que os vets são caros e muita gente não tem possibilidades monetárias para tratar dos seus animais doentes e que, felizmente, cada vez mais pessoas os consideram como mais um membro da família!
    Só tenho a agradecer ao PAN pelas excelentes iniciativas que tem tomado.

    • Se não tenho possibilidades, não tenho bichos! Se tivesse mais possibilidades eu tinha tido mais filhos, mas como se ganha pouco e se é sugado com impostos para qualquer porcaria que dê votos, tive que me ficar por um.

    • Peço desculpa mas “de todos nós” não, eu já tenho varios animais, que eram ABANDONADOS, nunca comprei, toda a minha vida nunca abandonei animais. que culpa tenho eu do que os outros fazem? eu faço a minha parte, em vez de ficar a fazer comentários desses, adote um cão ou um gato. só falar não ajuda.

      • É por esse tipo de pensamentos que o mundo está no estado que está. Só quero saber de mim, os outros que se lixem.
        Falta de Compaixão pelos outros no vosso coração.
        PS: TODOS os animais que tenho tido são adoptados e que vieram da rua.

  6. Sim claro, os imposto pagos pela espécie humana a sustentar um sistema de saúde gratuito para todas as espécies não contribuintes! Inteligente, sem dúvida…

  7. Quem não tem condições, não deveria ter animais.

    Alias este SNS para animais so iria beneficiar as pessoas dos grandes centros habitacionais e astias de Cascais e afins.

    O PAN que se preocupe com a merd@ dos cães nas ruas…
    Se bem acho que para eles essa merd@ e como flores nos jardins.

  8. Tenho 3 cães, pago para os ter uma taxa anual por cada um á Junta de Freguesia (que ainda não percebi porque a isso sou obrigada se a Junta não faz nada por eles…) e tenho conhecimento de pessoas de mais idade que não têm possibilidade de fazer mais do que já fazem pelo seu animal de estimação que em muitos casos é a única companhia. Só não entendo é porque isso faz tanta impressão a tanta gente…é assim tão descabido ter um serviço de saúde mais barato para animais? Porque comparar de imediato com seres humanos? Eu acho uma boa medida! Para pedir pelos seres humanos não faltam partidos, para pedir pelos animais só existe um…Agora se todos os que existem para seres humanos nada fazem, a culpa não é dos animais! No entanto cada qual é livre de ter a sua opinião desde que não ofenda o outro que pensa de forma diferente 🙂

  9. Com um certo pragmatismo, o partido do PAN, leva a Publico mais um tema fracturante para a nossa Sociedade. Claro que não posso discordar da boa intenção, mas é evidente que o suportar dos inerentes custos, não estão definidos, darei a minha opinião uma vez publicados. Não esquecer que o proprio SNS au serviço da População sofre de carências materiais e profissionais para proporcionar cuidados de Saúde condignos. De ai, impera o bon senso. Esperamos para ver !

  10. Sera que a maria insultou alguem para vir logo o comentario ordinario e tu se calhar gosta a canzana nao ?,triste e cerberos vazios tristeza.realmente esta gente comenta cada parvoeira e veem logo a ofende tudo gente mal amada .mas pagar para ver e beneficiar touradas ja nao ha problema o dinheiro dos contribuintes tenham tino

  11. Eu sou Fumador, recentemente saiu uma nova lei se for apanhado a deitar uma beata para o chão estou sujeito a pagar uma grande coima (multa), e os Donos dos gatos e cães quando estes cagam na via publica qual é a Coima?

  12. Completamente de acordo. Quando for criado este novo SNS, vou-me inscrever como utente. Certamente que serei muito mais bem atendido e atempadamente. Caso a coisa corra mal, dou uma dentada nos profissionais de saúde. Outro SNS que poderia ser criado era destinado aos gays. A esse já não quero ir, embora possa ser considerado “bota de elástico”.

    Como é possível dar maioria absoluta a esta gente? Será que é possível ir para os países donde vêm os imigrantes e ser-mos tratados como eles são aqui? Se, sim vou para lá! Não PAN, não há BE, não há PCP, não há Costa, não há César, etc.

  13. Como é possível avançar-se com uma proposta, sem se terem feito estudos sobre o custo da implementação dessa proposta?
    O PAN acharia correto que outro qualquer partido político propusesse que o Estado tornaria todos os produtos comerciais a custo zero?

  14. De acordo.

    Desde que sejam os donos dos animais qa pagar a contribuição…
    E que seja para todos os animais de estimação, incluindo a minha piton!!!

    Mas alto, esperem lá!!
    Ja pago um seguro para isso.

    E não acho justo quem nao tem animais de estimação ter de pagar para isto!

    Que acham de criar mais incentivos a natalidade, e apoios a quem tem crianças, senão daqui a anos teremos mais animais de estimação do que humanos…

    Ahhh e ja agora proibe-se tb a eutanasia n animais.
    Se o bichinho “tem defeito” os donos tem de viver com isso, e não os matar para poder ter um perfeito.

  15. Tive uma ideia brilhante: Um SNS para humanos, aqueles que contribuem com milhares de €€ por ano. E podia ser um SNS que não tivesse sempre em greve, ou que não fosse preciso anos à espera de consulta. E óptimo mesmo era uma pessoa não ter de tirar um dia inteiro só porque a consulta das 10h só é chamada às 14h.

    Que ideia do caraças, se isto funcionasse quem sabe no futuro até se estendia para animais de companhia.

  16. Claro, o dinheiro dos impostos pagos pela espécie humana a sustentar um sistema de saúde para as outras espécies, não contribuintes; inteligente, sem dúvida.

  17. E já agora porque não exigir centros psiquiátricos para donos de animais que por simples capricho ou moda os têm sequestrados em apartamentos contribuindo para um possível desnível de saúde e descanso dos vizinhos?

  18. A medida justa do PAN, seria só ter animais, quem justificasse ter condições para os ter.
    bastava isso, nada mais.
    Todas estas ideologias maravilhosas que nos últimos tempos aparecem, são apenas fruto de um único esquecimento: Cada vez há menos “burros” a descontar para tanta “carga”.
    é maravilhoso ter ideias com o dinheiro dos outros.

  19. Essa malta do PAN deve andar toda a fumar os cigarros com o filtro ao contrário pois em vez de fazer propostas com este nível deveria era ir limpar a merd@ que os animaizinhos que são propriedade dos “betos”
    fazem nos passeios e jardins.
    Quanto à Maria só me apetece dizer: MARIA VÊ SE GANHAS JUIZO.

  20. Sugestão. Porque razão não se melhoram as deduções `a coleta em sede de IRS?
    Vou dar um exemplo. Até hoje é deduzida uma % do Iva nos cuidados veterinários, coisa mísera e do mesmo valor que os gastos nos cabeleireiros e não só. Então a sugestão era considerar uma dedução de 5% ou 10% sobre o custos dos cuidados veterinários ,incluindo rações alimentares no limite de por exemplo €150.

    Gostava de ter opiniões sobre esta sugestão.

  21. Democraticamente cria-se este serviço com base em donativos, cria-se a possibilidade das pessoas declararem na segurança social que querem descontar MAIS uma percentagem, alem da que já descontam, para este serviço.

  22. Nunca imaginei que havia tanto doido/doida neste país tão pequeno
    Sabemos que os portugueses são pobres, estão altamente endividados
    Gastão fortunas com os animais!
    “Está aqui posta em causa a saúde mental desta gente “

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …