PAN denuncia alegadas ações de despejo de várias famílias pela Câmara de Lisboa

O PAN questionou, de acordo com a revista Sábado, a Câmara Municipal de Lisboa sobre alegadas ações de despejo de várias famílias em bairros sociais durante o surto do novo coronavírus, Covid-19.

A denúncia do PAN baseia-se, segundo a revista Sábado, num vídeo divulgado das redes sociais onde se vê elementos da PSP e da Polícia Municipal de Lisboa a fazer um cordão humano para impedir moradores de entrarem no edifício. O vídeo terá sido gravado no Bairro Alfredo Bensaúde, nos Olivais.

O PAN considera, segundo a Sábado, que estas medidas são “irresponsáveis e incompreensíveis no contexto em que vivemos, em que se apela ao isolamento social e à prevenção”.

O partido questiona ainda o executivo de Fernando Medina sobre a possibilidade de os despejos serem suspensos e sobre que soluções tem a autarquia à disposição das famílias recentemente despejadas.

Na semana passada, em declarações ao jornal Público, a Câmara Municipal de Lisboa garantiu que, “em todas as ações de desocupação até agora efetuadas, nenhuma família ficou sem alternativa habitacional ou resposta temporária por parte da rede social, nos casos em que se verificou essa necessidade”.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia, tendo o balanço de domingo dado conta de 245 infetados, com oito casos críticos. Marta Temido, ministra da Saúde afirmou que é previsível que os casos de infeção pelo novo coronavírus continuem a aumentar até ao final de abril, chegando ao seu pico em maio.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Portugal está em Estado de Alerta e Marcelo poderá vir a decretar Estado de Emergência na quarta-feira, depois de reunir o Conselho de Estado.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.