Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra “mulher”. Três semanas depois, apresentam-nos o resultado.

Esta terça-feira, o dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life que se uniram para desafiar os portugueses a participar na revisão, divulgaram a nova definição da palavra “mulher”.

Depois da análise de mais de 500 propostas, a palavra “mulher” encontra-se definida como “ser humano do sexo feminino ou do género feminino; pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência; pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta; pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; conjunto de pessoas do sexo ou género feminino; que tem qualidades ou atributos considerados tipicamente femininos (ex: mulher da vida: [depreciativo] meretriz, prostituta; mulher de armas [figurado] corajosa, guerreira, lutadora”.

A iniciativa teve início no dia 2 de maio e levou centenas de pessoas a deixar o seu contributo no site oficial da campanha para completar o significado da palavra “mulher” no dicionário Priberam.

Durante três semanas, o movimento “A palavras mulher definida por nós” mobilizou várias pessoas a participar em prol da evolução do papel da mulher na sociedade que é bastante diferente atualmente. No entanto, o significado da palavra ainda não refletia essa mudança nos dicionários.

Antes deste movimento ser criado, a palavra encontrava-se definida apenas como “pessoa adulta do sexo feminino; conjugue ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; pejorativo: mulher pública: meretriz”.

Cláudia Pinto, linguista da Priberam, considera agora a versão online mais completa, apesar de deixar em abertos eventuais evoluções.

“Sabemos que um dicionário é uma obra inacabada, um trabalho contínuo, mas entendemos que o seu papel é registar, de forma controlada, os usos da língua e o seu dinamismo, o que se reflete no caso do verbete mulher, que apresenta agora definições mais ajustadas ao uso real”, afirma.

O movimento contou com o testemunho de algumas caras bem conhecidas como as cantoras Simone de Oliveira e Gisela João, o estilista Luís Buchinho, a atleta Vanessa Fernandes, a cientista Raquel Oliveira e o chefe de cozinha José Avillez.

ZAP ZAP // Shifter

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Epá eu estou-me redondamente nas tintas para as evoluções das definições de homem, mulher ou criança no dicionário. Ao que chega a futilidade e o foco das preocupações das pessoas, quando toca aos problemas do mundo que mais as afectam.

  2. Porque nao se calam e estao quietinhos?

    “pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência”
    – Até á adolescencia será o que? Homem?
    “pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta”
    – Se nao for casada nao é mulher?
    “conjunto de pessoas do sexo ou género feminino”
    – Se for só uma já nao é mulher? Tem de ser um conjunto?
    “pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual”
    – Se nao mantiver uma relacao nao é mulher? É o que? Homem?
    Da-seeeeeeee tanta futilidade e estupidez…!

    • Ó Maria, valha-me deus…

      “pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência”
      – Até á adolescencia será o que? Homem?
      Bebé, menina/criança, adolescente, rapariga (PT), moça (mais BR)…

      “pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta”
      – Se nao for casada nao é mulher?
      Na acepção de mulher como sinónimo de esposa, não. Ou acha que qualquer um (ou uma) pode apresentá-la a si como “a minha mulher”?

      “conjunto de pessoas do sexo ou género feminino”
      – Se for só uma já nao é mulher? Tem de ser um conjunto?
      Nesta acepção (“a mulher”, como colectivo), tem.

      “pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual”
      – Se nao mantiver uma relacao nao é mulher? É o que? Homem?
      Na acepção de mulher como sinónimo de companheira, uma com quem não se mantém uma relação não nos é nada (é apenas uma pessoa igual a outra qualquer). Esta sua pergunta faz tanto sentido como perguntar “e uma mulher que não é esposa é o quê? Esposo?”

      Realmente dá vontade de dizer:
      “Da-seeeeeeee tanta futilidade e estupidez…!”

      • Caro Rui,
        Qual acepçao nem meia acepçao…
        Discordo totalmente da sua argumentacao.
        Uma adolencente nao é uma mulher? E uma rapariga é o que? um homem?
        etc etc etc.
        Para que complicar o que esta estabelecido há milhares de anos:
        Uma Mulher é um ser humano do genero fiminino
        Uma Esposa é a companheira de um Homem
        Uma Rapariga é uma Mulher jovem, tal como uma menina.
        Uma criança pode ser menino ou menina.
        Uma moça é uma Mulher jovem.
        E por ai fora…
        Quanto a BRs… deixo-os lá estar quietinhos com a sua imitacao estupida de Portugues… tantas centenas de anos e ainda nao aprenderam o que lhes ensinamos.

  3. NO meio de tanta definição se esquece a verdadeira definição de mulher em relação ao que deveria ser do ponto de vista natural e de certeza o mais correto.
    O mundo esta a ficar burro e idiota se pensa que por poder criar uma nova definição de mulher a natureza vai mudar…

  4. eu acho que falta muito que fazer para muitos, se não tem para fazer, eu tenho para dar, tenho campos e outros, quem quiser força lhes dou trabalho sem problemas ok?

  5. tanta coisa só para porem as bichas como se fossem mulheres no dicionário .
    Mas a realidade é que as bichas nunca serão mulheres .

  6. E pessoa do sexo feminino mediante alteração de sexo aos 16 anso com lei aprovada pela esquerdalha nacional?! Falta lá!

  7. HOMEM – Mamífero primata, bípede, do género Homo, em particular da espécie Homo sapiens, que se caracteriza pela postura erecta, mãos preênsis, inteligência superior, capacidade de produzir sons e palavras e que é considerado o tipo do género humano, detentor da razão.
    MULHER – Fêmea do Homem.

    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/homem [consultado em 24-05-2018].

  8. Há passatempos que têm alguma lógica e dos quais às vezes se tira algum proveito. Este é de tão mau gosto que nem para passatempo serve.
    já me pronunciei, com mais profundidade, aquando do lançamento deste “concurso”, sobre a questão. Agora apenas tenho a dizer que a “nova” definição de mulher só acrescenta à definição anterior um dado. Mas é um dado que pode ser terrivelmente ofensivo, rebaixando a MULHER até ao nível de “coisa”, que pode ser de coisa descartável, de coisa sem valor, sem importância. É o GÉNERO. Até aqui, Mulher era um ser humano do sexo feminino. Agora passa também a ser COISA do género feminino. Como que a MULHER ser humano seja a mesma coisa que a palavra “mulher”, confundindo-se o referente com o significante, ou outra coisa qualquer…
    Pobre MULHER, ao que te sujeitam!

  9. Os facistas estao sempre a tentar arranjar novas maneiras de impôr o que pensam aos outros. Seja o desacordo ortográfico de lingua portuguesa, agora isto, o ataque é evidente a tudo o que dê estabilidade à sociedade e um sentido de nacionalidade, tal como seja a língua

  10. As novas ideias nem sempre sao acolhidas de bom grado, mas com o tempo isso passa. Ao inves de criticar, o melhor seria sugerir algo na definição da palavra “mulher”.

  11. Deve ser definições de bichas e fufas. lda…. ou outras aberrações, aberrantes, aberrativas modernas…. go to hell!!!

  12. Vejamos: Quanto a BRs… deixo-os lá estar quietinhos com a sua imitacao estupida de Portugues… tantas centenas de anos e ainda nao aprenderam o que lhes ensinamos.
    Não merece, sequer, resposta!

RESPONDER

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …