O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra “mulher”. Três semanas depois, apresentam-nos o resultado.
Esta terça-feira, o dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life que se uniram para desafiar os portugueses a participar na revisão, divulgaram a nova definição da palavra “mulher”.
Depois da análise de mais de 500 propostas, a palavra “mulher” encontra-se definida como “ser humano do sexo feminino ou do género feminino; pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência; pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta; pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; conjunto de pessoas do sexo ou género feminino; que tem qualidades ou atributos considerados tipicamente femininos (ex: mulher da vida: [depreciativo] meretriz, prostituta; mulher de armas [figurado] corajosa, guerreira, lutadora”.
A iniciativa teve início no dia 2 de maio e levou centenas de pessoas a deixar o seu contributo no site oficial da campanha para completar o significado da palavra “mulher” no dicionário Priberam.
Durante três semanas, o movimento “A palavras mulher definida por nós” mobilizou várias pessoas a participar em prol da evolução do papel da mulher na sociedade que é bastante diferente atualmente. No entanto, o significado da palavra ainda não refletia essa mudança nos dicionários.
Antes deste movimento ser criado, a palavra encontrava-se definida apenas como “pessoa adulta do sexo feminino; conjugue ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; pejorativo: mulher pública: meretriz”.
Cláudia Pinto, linguista da Priberam, considera agora a versão online mais completa, apesar de deixar em abertos eventuais evoluções.
“Sabemos que um dicionário é uma obra inacabada, um trabalho contínuo, mas entendemos que o seu papel é registar, de forma controlada, os usos da língua e o seu dinamismo, o que se reflete no caso do verbete mulher, que apresenta agora definições mais ajustadas ao uso real”, afirma.
O movimento contou com o testemunho de algumas caras bem conhecidas como as cantoras Simone de Oliveira e Gisela João, o estilista Luís Buchinho, a atleta Vanessa Fernandes, a cientista Raquel Oliveira e o chefe de cozinha José Avillez.
ZAP // Shifter
Epá eu estou-me redondamente nas tintas para as evoluções das definições de homem, mulher ou criança no dicionário. Ao que chega a futilidade e o foco das preocupações das pessoas, quando toca aos problemas do mundo que mais as afectam.
Porque nao se calam e estao quietinhos?
“pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência”
– Até á adolescencia será o que? Homem?
“pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta”
– Se nao for casada nao é mulher?
“conjunto de pessoas do sexo ou género feminino”
– Se for só uma já nao é mulher? Tem de ser um conjunto?
“pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual”
– Se nao mantiver uma relacao nao é mulher? É o que? Homem?
Da-seeeeeeee tanta futilidade e estupidez…!
Ó Maria, valha-me deus…
“pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência”
– Até á adolescencia será o que? Homem?
Bebé, menina/criança, adolescente, rapariga (PT), moça (mais BR)…
“pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta”
– Se nao for casada nao é mulher?
Na acepção de mulher como sinónimo de esposa, não. Ou acha que qualquer um (ou uma) pode apresentá-la a si como “a minha mulher”?
“conjunto de pessoas do sexo ou género feminino”
– Se for só uma já nao é mulher? Tem de ser um conjunto?
Nesta acepção (“a mulher”, como colectivo), tem.
“pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual”
– Se nao mantiver uma relacao nao é mulher? É o que? Homem?
Na acepção de mulher como sinónimo de companheira, uma com quem não se mantém uma relação não nos é nada (é apenas uma pessoa igual a outra qualquer). Esta sua pergunta faz tanto sentido como perguntar “e uma mulher que não é esposa é o quê? Esposo?”
Realmente dá vontade de dizer:
“Da-seeeeeeee tanta futilidade e estupidez…!”
Caro Rui,
Qual acepçao nem meia acepçao…
Discordo totalmente da sua argumentacao.
Uma adolencente nao é uma mulher? E uma rapariga é o que? um homem?
etc etc etc.
Para que complicar o que esta estabelecido há milhares de anos:
Uma Mulher é um ser humano do genero fiminino
Uma Esposa é a companheira de um Homem
Uma Rapariga é uma Mulher jovem, tal como uma menina.
Uma criança pode ser menino ou menina.
Uma moça é uma Mulher jovem.
E por ai fora…
Quanto a BRs… deixo-os lá estar quietinhos com a sua imitacao estupida de Portugues… tantas centenas de anos e ainda nao aprenderam o que lhes ensinamos.
Ignorância arrogante é a pior, porque não tem cura.
Vai para o Parque Eduardo VII que é la o teu lugar ó parolo!
La podes levar no pacote e libertar a raiva!
Ignorante, arrogante, homofóbica e malcriada. Bingo!
NO meio de tanta definição se esquece a verdadeira definição de mulher em relação ao que deveria ser do ponto de vista natural e de certeza o mais correto.
O mundo esta a ficar burro e idiota se pensa que por poder criar uma nova definição de mulher a natureza vai mudar…
“pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência” não lhe chega?
eu acho que falta muito que fazer para muitos, se não tem para fazer, eu tenho para dar, tenho campos e outros, quem quiser força lhes dou trabalho sem problemas ok?
tanta coisa só para porem as bichas como se fossem mulheres no dicionário .
Mas a realidade é que as bichas nunca serão mulheres .
E pessoa do sexo feminino mediante alteração de sexo aos 16 anso com lei aprovada pela esquerdalha nacional?! Falta lá!
HOMEM – Mamífero primata, bípede, do género Homo, em particular da espécie Homo sapiens, que se caracteriza pela postura erecta, mãos preênsis, inteligência superior, capacidade de produzir sons e palavras e que é considerado o tipo do género humano, detentor da razão.
MULHER – Fêmea do Homem.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/homem [consultado em 24-05-2018].
Há passatempos que têm alguma lógica e dos quais às vezes se tira algum proveito. Este é de tão mau gosto que nem para passatempo serve.
já me pronunciei, com mais profundidade, aquando do lançamento deste “concurso”, sobre a questão. Agora apenas tenho a dizer que a “nova” definição de mulher só acrescenta à definição anterior um dado. Mas é um dado que pode ser terrivelmente ofensivo, rebaixando a MULHER até ao nível de “coisa”, que pode ser de coisa descartável, de coisa sem valor, sem importância. É o GÉNERO. Até aqui, Mulher era um ser humano do sexo feminino. Agora passa também a ser COISA do género feminino. Como que a MULHER ser humano seja a mesma coisa que a palavra “mulher”, confundindo-se o referente com o significante, ou outra coisa qualquer…
Pobre MULHER, ao que te sujeitam!
esta gente em vez de simplificar, complica! que ridiculo passatempo.
Os facistas estao sempre a tentar arranjar novas maneiras de impôr o que pensam aos outros. Seja o desacordo ortográfico de lingua portuguesa, agora isto, o ataque é evidente a tudo o que dê estabilidade à sociedade e um sentido de nacionalidade, tal como seja a língua
As novas ideias nem sempre sao acolhidas de bom grado, mas com o tempo isso passa. Ao inves de criticar, o melhor seria sugerir algo na definição da palavra “mulher”.
Deve ser definições de bichas e fufas. lda…. ou outras aberrações, aberrantes, aberrativas modernas…. go to hell!!!
Vejamos: Quanto a BRs… deixo-os lá estar quietinhos com a sua imitacao estupida de Portugues… tantas centenas de anos e ainda nao aprenderam o que lhes ensinamos.
Não merece, sequer, resposta!