Países condenam massacre de Bucha. Zelenskyy fala às mães dos soldados russos: “Vejam os bastardos que criaram”

23

Roman Pilipey / EPA

Rússia nega autoria dos crimes e diz que as imagens constituem uma “provocação” dos Estados Unidos e da NATO que visam prejudicar a sua imagem.

As imagens que ontem começaram a circular após a libertação dos territórios em redor de Kiev mostraram o terror causado pelas forças russas durante as semanas de ocupação, com o mundo a tomar conhecimento das atrocidades que ali foram cometidas através de vídeos e fotografias. Nas imagens é possível ver estradas com com cadáveres nas laterais e as autoridades ucranianas revelaram ainda a existência de valas comuns. Ao todo, mais de 400 corpos foram encontrados nos arredores de Kiev, mais precisamente em Bucha.

As novas informações motivaram reações dos líderes mundiais, que condenaram as ações russas. Emmanuel Macron, presidente francês, apelou à imposição de novas sanções como resposta aos atos russos. “O que aconteceu em Bucha exige um novo pacote de sanções e medidas muito claras“, disse à rádio France Inter.

Para o chefe de Estado, as novas medidas devem incidir sobre o carvão e o petróleo. Perante a expectável negação da autoria das atrocidades pelas forças russas, Macron tratou de esclarecer que há pistas muito claras que apontam para a perpetuação de crimes de guerra na Ucrânia e que as novas sanções são necessárias como forma de dissuasão.

Olaf Scholz, chanceler alemão, exigiu mais esclarecimentos sobre os “crimes cometidos pelo exército russo” nas proximidades de Kiev. “Devemos esclarecer esses crimes cometidos pelo exército russo”, pode ler-se num comunicado, que apela ainda à responsabilização dos autores e patrocinados dos crimes.

O chefe de governo alemão pediu ainda às organizações internacionais que tenham acesso à região para “documentar as atrocidades”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também se mostrou “profundamente chocado com as imagens de civis mortos em Bucha”. “É essencial que uma investigação independente permita encontrar os responsáveis”, explicou também em comunicado.

As palavras mais duras do dia foram as de Volodymyr Zelenskyy, que acusou a Rússia de cometer um genocídio no território ucraniano. “Sim, é um genocídio. A eliminação de toda a nação. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se de destruir e exterminar todas essas nacionalidades.”

O presidente ucraniano usou ainda as palavras “carniceiros” e “assassinos” para descrever os soldados russos, defendendo que todos os “crimes” cometidos na Ucrânia deveriam ser investigados através de um “mecanismo especial”. “O mal concentrado chegou à nossa terra. Assassinos. Carniceiros. Violadores. Saqueadores. Que se autodenominam o exército. E que só merecem a morte depois do que fizeram.”

Zelenskyy falou ainda para as mães dos militares russos. “Porque foram torturados até à morte civis comuns numa cidade comum pacífica? Porque é que as mulheres foram estranguladas depois de lhes terem arrancado os brincos das orelhas? Como podiam as mulheres ser violadas e mortas em frente das crianças?”, questionou, acrescentando que os soldados “mataram deliberadamente e com prazer”.

Do lado russo, a postura dos responsáveis políticos e militares é negar a autoria do ataque, defendendo-se com a justificação de que as imagens divulgadas são uma “provocação” e terão sido ordenadas pelos Estados Unidos da América. À televisão estatal russa, Maria Zakharova, porta voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, disse também que os EUA e a NATO são “os mestres da provocação”.

A responsável acrescentou que as reações às imagens fazem parte de um plano para manchar a reputação da Rússia. “Neste caso, parece-me que o facto de estas declarações (sobre a Rússia) terem sido feitas nos primeiros minutos após o aparecimento destes materiais não deixa dúvidas quanto a quem ‘encomendou’ esta história”.

O país anunciou ainda que vai convocar uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre os acontecimentos de Bucha. “À luz das provocações odiosas dos radicais ucranianos em Bucha, a Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira, 4 de Abril”, anunciou Dimitri Polianski, vice-embaixador da Rússia na ONU.

ZAP //

23 Comments

    • Zelensky disse demais… Aquela afirmação de “Vejam os bastardos que criaram” é um incitamento ao ódio aos Russos absolutamente desnecessário. Os únicos culpados são Putin e as chefias militares.

      • Não creio que o Putin e as chefias militares andem pela Ucrânia a matar, torturar e violar. Acho que são outros bastardos.

      • Um verdadeiro militar tem ética e disciplina, tem família pai, mãe, filhos, etc.. Não pode consegue cometer esta barbárie contra civis indefesos. Só carniceiros e bárbaros é que realizam estas atrocidades. Putin tem culpa pela invasão, mas quem tem o dedo no gatilho são as tropas.

  1. Zelensky foi enganado pelos EUA, NATO e Europa a iniciar uma guerra que não era dele nem dos ucranianos. A guerra aqui é a NATO (isto é, EUA) contra a Rússia. Zelensky e os ucranianos estão a ser usados como peões a lutar por uma guerra que não e deles em nome da NATO.

    • Se a Rússia tem tanto medo da NATO, EUA e Europa porque razão tenta invadir um país ficando ainda mais perto desses inimigos ?? quando os russos tentaram instalar misseis nucleares em CUBA os EUA não invadiram esse país. Parece-me que também já está doutrinado pela propaganda Russa

      • Parece óbvia a resposta à sua questão… mas eu respondo na mesma… Não é querer ficar mais perto… é querer manter afastada a NATO da sua fronteira. Impede a Ucrânia de aderir à NATO e ao mesmo tempo coloca um governo fantasma a seu bel prazer. Assim fica com uma almofada de segurança entre território russo e EU/A.

      • Acredita mesmo naquilo que diz ?? Já em 2014 o argumento para invadir a Crimeia foi o mesmo e a Georgia em 2008 também foi por causa da nato ???, a tchetchênia em 1999 também ??’ Já vi que a doutrina Russa tem resultado em alguns indivíduos.

    • Mesmo que houvesse algum tipo de provocação por parte do ocidente e/ou Nato para com a Rússia, tal nunca seria desculpa para Rússia invadir, destruir escolas, infantários e hospitais e matar mulheres e crianças na Ucrânia, esse crime partiu mesmo foi de Putin. E o lugar dos criminosos e seus apoiantes é só um. A ignorância não pode servir de desculpa para apoiar o crime. Os oficiais e soldados são obrigados a cumprir um código de ética na guerra, se não o cumprem, não serão mais do que criminosos e como criminosos devem responder pelos seus crimes.

      • Caro entenda isto: A NATO não existe, é apenas um segundo nome dos EUA, é uma forma de disfarçar e camuflar a verdadeira intenção dos EUA.Com um nome diferente, os EUA (NATO) poderiam estar dentro da Ucrania na fronteira com a Rússia neste momento. Se substituir a palavra NATO por EUA, vai perceber tudo, é disso que se trata. Nesse sentido é fácil perceber que os EUA já conquistaram quase toda a Europa sem um único tiro, percebe isso? NATO é Norte Atlântico, o que faz a Roménia ou a Hungria na NATO que nem Atlântico têm? Quando a União Sovietica caiu, a NATO também deveria ter caído porque foi esse o único motivo da criação da NATO.

      • É uma guerra por domínio comercial e de influência que o sr. fala então. Então estou de acordo consigo que os EUA de facto pretendem esse domínio tal como a Rússia ou a China ou mesmo a Europa, mas de facto, para tentar obter esta conquista por vantagem tenho que lhe dizer que os EUA estão em melhor caminho que a Rússia, pois já não estamos na Idade Média. Matar e destruir para vergar vontades e dominar povos não é para mim e para a grande maioria das pessoas a solução a adotar, por isso, quem mata inocentes é criminoso e não consigo ver que a justificação ou desculpa para tal seja o facto hipotético de um crescente domínio Americano, pois se as ações que teremos de aturar posteriormente à “suposta conquista” entre a Rússia ou EUA, então preferirei sem reservas os EUA.

  2. À luz das provocações odiosas dos radicais ucranianos em Bucha, a Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira, 4 de Abril, anunciou Dimitri Polianski, vice-embaixador da Rússia na ONU.

    • A Rússia através das ideologias do seu menino mimado Putin tem atitudes de criança que nega sempre que é confrontado com as asneiras que fez.
      Só falta a Rússia pedir indemnização a Ucrânia por ter perdido muito material bélico e soldados quando decidiu fazer uma singela “operação militar especial” em território Ucraniano.

    • Aqui ficamos a saber que os ucranianos andam a matar ucranianos e a destruir as cidades da Ucrânia. Tanto se aprende em tão pouco tempo!…

  3. Estou farto desta máquina colossal de propaganda, que acha que somos todos atrasados mentais… Por mim nunca mais vejo noticiários na televisão, até a guerra acabar. E tenho visto umas séries ótimas na Premium e na Disney+…

  4. Basta apenas olhar para qualquer local onde os russos têm atacado para compreender que o único propósito deles é destruir e matar indiscriminadamente tudo à sua volta, as imagens falam por si! País governado por ditadores da pior espécie há longas décadas, têm a mentalidade irremediavelmente contaminada pelo ódio e incapazes de refletir na procura da aproximação aos outros procuram a força imaginando criar, “impor” amigos desta forma!

    • Ainda bem que eles estavam lá em 1944-45 para acabar com os nazis ou o “de mal a pior” poderia agora a estar a falar alemão de braço estendido…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.