Noites grátis, 3.000 dólares se for infetado e vouchers. Há países a tentar atrair turistas em tempos de pandemia

dronepicr / Flickr

Praia Isla Mujeres, México

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia. A chegada dos visitantes está a ser prejudicada e há países a tentar atrair turistas.

Desde que o mundo se fechou em casa, em março, muitas pessoas começaram a fazer uma lista mental de todos os lugares que querem visitar quando recuperarem a total liberdade no pós-pandemia.

Agora que as fronteiras estão a reabrir e as restrições estão a ser levantadas, a perspetiva de viajar tornou-se real, outra vez.

O impacto da covid-19 no setor do turismo revelou a importância deste para a economia mundial. Este verão, o número de viajantes é o mais baixo de sempre, pelo que há países a recorrer a ofertas para tentar atrair os que se atrevem a viajar.

De acordo com a CNN, a região caribenha do México lançou um programa de 2×1: por cada duas noites num hotel, o turista terá direito a duas noites grátis ou por cada dois dias de carro alugado, terá direito a outros dois.

Já a Sicília tem ao dispor um programa de vouchers para apoiar o turismo local, uma medida na qual prevê gastar cerca de 84 milhões de dólares. Segundo o Insider, a ilha italiana anunciou o pagamento de metade dos custos dos voos e um terço das despesas com hotéis aos visitantes.

No caso do Chipre, a oferta é um pouco diferente, uma vez que se aplica aos visitantes que fiquem infetados com o novo coronavírus. Neste caso, conforme realça o DN, alojamento, alimentação e cuidados de saúde estarão a cargo do país. Da mesma forma, o Usbequistão garante uma indemnização de três mil dólares a quem ficar doente.

A Islândia, à semelhança da Madeira, oferece testes grátis a todos os que chegam. Se o turista testar positivo, terá que ficar 14 dias em quarentena.

Já a Grécia apostou no corte dos impostos sobre o setor dos transportes. Na prática, tal medida deve significar uma diminuição dos preços dos voos para o país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios. O Irão ultrapassou as 20 mil mortes associadas à covid-19. Nos Estados unidos registaram-se mais 888 mortos …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …

Rio de Janeiro anuncia regresso do público aos estádios de futebol

O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro anunciou, esta sexta-feira, o regresso do público aos estádios de futebol da cidade, uma das mais afetados pela covid-19, a partir de outubro. O prefeito Marcelo Crivella …

Bispo de Viana do Castelo morreu em acidente de viação

O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, de 74 anos, morreu esta sexta-feira na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada A2, perto de Almodôvar, no distrito de Beja, disse à Lusa …