Pais de Melania já são cidadãos dos EUA (com lei que Trump quer proibir)

EPA / Atef Safadi / Lusa

Donald Trump e Melania Trump em visita oficial a Israel.

Os pais de Melania Trump já são cidadãos norte-americanos, depois de um processo em que contaram com o patrocínio da filha, uma das normas de atribuição de vistos nos EUA que Donald Trump pretende proibir.

O anúncio de que os pais de Melania, Viktor Knavs e Amalija Knavs, de 73 e 71 anos, respectivamente, já são cidadãos norte-americanos foi feito pelo seu advogado de imigração, Michael Wildes, em conferência de imprensa.

Os moldes do processo para a obtenção da cidadania não foram revelados, mas a CNN nota que os pais de Melania recorreram ao patrocínio da filha, uma norma de atribuição de vistos que Donald Trump pretende proibir.

Naturais da Eslovénia e já reformados, os pais de Melania viviam nos EUA com os chamados “Green Cards“, vistos de residência sem termo definido, que lhes foram atribuídos graças às ligações familiares com Melania, aponta a CNN.

Esta norma que permite a atribuição de vistos através das ligações familiares é uma das categorias de vistos que Trump pretende mudar. O Presidente dos EUA e os seus aliados criticam o facto de este requisito, através do qual são atribuídos a maioria dos vistos de residência no país, segundo a CNN, não incluir qualquer factor de “mérito”.

Trump quer reduzir a possibilidade de recorrer à norma apenas às esposas e crianças menores, baixando também a qualificação de menoridade dos actuais 21 anos para os 18 anos.

O advogado de imigração dos pais de Melania, Michael Wildes, não fala especificamente do caso dos seus clientes, mas assume que “pessoalmente” é contra a postura de Trump que defende que o patrocínio familiar motiva a “migração em cadeia”.

“Acredito fortemente nos princípios da reunificação da família que são uma base da política de imigração e da lei e que trouxeram milhões de pessoas felizes para as nossas costas”, acrescenta Wildes em declarações à CNN.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que moral…
    O gajo que é contra os emigrantes é ele mesmo “meio-emigrante”, e a sua mulher (e família) é tudo emigrantes!…

RESPONDER

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …