Pai das crianças de Caxias foi o primeiro a pedir ajuda à APAV

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

O pai das crianças da tragédia de Caxias foi o primeiro a solicitar ajuda à APAV, mas só a mãe das meninas apresentou queixa na PSP que propôs acusação por violência doméstica contra o homem, solicitando o seu afastamento da ex-companheira.

Estes dados juntam-se à informação que se conhece sobre o trágico incidente da praia de Caxias, em Oeiras, onde uma mulher de 37 anos terá tentado suicidar-se com as duas filhas, de 19 meses e quatro anos.

As buscas pela menina mais velha prosseguem, com as esperanças de encontrar o corpo cada vez mais remotas, depois de a autópsia à bebé ter confirmado a morte por afogamento.

O Público apurou que a PSP propôs ao Ministério Público que acusasse o pai das crianças, Nélson Ramos, pelo crime de violência doméstica, depois de ter terminado, na primeira semana de Fevereiro, a investigação ao caso, no seguimento da queixa apresentada pela mãe, Sónia Lima.

A PSP terá ainda solicitado a aplicação de “uma medida de afastamento do alegado agressor”, conforme refere o porta-voz da PSP, o intendente Hugo Palma, ao mesmo jornal.

Da parte do Ministério Público, salienta-se que a tele-assistência, que já tinha sido consentida pela mãe, estava “em curso”, conforme cita a mesma publicação.

Quanto às suspeitas de abuso sexual de crianças, levantadas pela mãe contra o pai das meninas, procede ainda uma investigação à parte na Polícia Judiciária, sendo que as “perícias médico-legais não foram conclusivas”, apurou o Público.

Pai das crianças foi o primeiro a pedir ajuda

Da parte do pai, não existe nenhuma queixa formal apresentada às autoridades, mas o Diário de Notícias apurou que foi ele o primeiro a pedir ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) “para reclamar do comportamento da mãe e das dificuldades em conviver com as filhas“.

Só depois disso, é que Sónia Lima terá apresentado queixa por violência doméstica e abuso sexual das meninas.

O assessor da APAV, Daniel Cotrim, corrobora estes dados e escuda-se na confidencialidade dos processos para não revelar mais detalhes, notando ao jornal que “não havia relação entre o tipo de queixas” para que se estabelecesse uma “ligação entre os dois” casos.

O advogado de Nélson Ramos, Rui Maurício, refutou, mais uma vez, as acusações que foram feitas por Sónia Lima, em declarações à CMTV, realçando que o seu cliente foi ouvido no processo de violência doméstica em Janeiro.

Em entrevista à SIC Notícias, Rui Marício lamenta “o cenário de caça a um homem que perdeu duas filhas“, notando que Nélson Ramos está “em profunda dor” e que tinha “uma paixão imensa pelas filhas”.

Realçando que acompanha o caso desde a separação do casal, em Novembro passado, o advogado ainda refere que era uma situação com “contornos estranhos” e que requeria a “necessidade de uma intervenção da parte das instituições”.

Taxista conta que ouviu gritos da mãe e de uma criança

A TVI falou, entretanto, com o taxista que foi a primeira pessoa a chegar ao local da tragédia e que ajudou a mulher a sair da água e chamou as autoridades.

O homem, que não quis dar a cara, conta que parou no local para urinar e que viu “um vulto ou dois” na água, com gritos “mais fortes e mais finos” que lhe deram a ideia de estar lá uma “criança”.

O taxista diz que foi buscar a mulher nas rochas que existem na praia, que ela estava “quase a morrer” e lhe pediu para a “deixar ir” porque a “dor era muito grande”.

Sónia Lima está em prisão preventiva e a juíza-presidente da Comarca de Lisboa Oeste, Rosa Vasconcelos, explica ao Público que a medida foi decretada pelo “perigo grave de perturbação da ordem e da tranquilidade pública”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …