Pai das crianças de Caxias foi o primeiro a pedir ajuda à APAV

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

O pai das crianças da tragédia de Caxias foi o primeiro a solicitar ajuda à APAV, mas só a mãe das meninas apresentou queixa na PSP que propôs acusação por violência doméstica contra o homem, solicitando o seu afastamento da ex-companheira.

Estes dados juntam-se à informação que se conhece sobre o trágico incidente da praia de Caxias, em Oeiras, onde uma mulher de 37 anos terá tentado suicidar-se com as duas filhas, de 19 meses e quatro anos.

As buscas pela menina mais velha prosseguem, com as esperanças de encontrar o corpo cada vez mais remotas, depois de a autópsia à bebé ter confirmado a morte por afogamento.

O Público apurou que a PSP propôs ao Ministério Público que acusasse o pai das crianças, Nélson Ramos, pelo crime de violência doméstica, depois de ter terminado, na primeira semana de Fevereiro, a investigação ao caso, no seguimento da queixa apresentada pela mãe, Sónia Lima.

A PSP terá ainda solicitado a aplicação de “uma medida de afastamento do alegado agressor”, conforme refere o porta-voz da PSP, o intendente Hugo Palma, ao mesmo jornal.

Da parte do Ministério Público, salienta-se que a tele-assistência, que já tinha sido consentida pela mãe, estava “em curso”, conforme cita a mesma publicação.

Quanto às suspeitas de abuso sexual de crianças, levantadas pela mãe contra o pai das meninas, procede ainda uma investigação à parte na Polícia Judiciária, sendo que as “perícias médico-legais não foram conclusivas”, apurou o Público.

Pai das crianças foi o primeiro a pedir ajuda

Da parte do pai, não existe nenhuma queixa formal apresentada às autoridades, mas o Diário de Notícias apurou que foi ele o primeiro a pedir ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) “para reclamar do comportamento da mãe e das dificuldades em conviver com as filhas“.

Só depois disso, é que Sónia Lima terá apresentado queixa por violência doméstica e abuso sexual das meninas.

O assessor da APAV, Daniel Cotrim, corrobora estes dados e escuda-se na confidencialidade dos processos para não revelar mais detalhes, notando ao jornal que “não havia relação entre o tipo de queixas” para que se estabelecesse uma “ligação entre os dois” casos.

O advogado de Nélson Ramos, Rui Maurício, refutou, mais uma vez, as acusações que foram feitas por Sónia Lima, em declarações à CMTV, realçando que o seu cliente foi ouvido no processo de violência doméstica em Janeiro.

Em entrevista à SIC Notícias, Rui Marício lamenta “o cenário de caça a um homem que perdeu duas filhas“, notando que Nélson Ramos está “em profunda dor” e que tinha “uma paixão imensa pelas filhas”.

Realçando que acompanha o caso desde a separação do casal, em Novembro passado, o advogado ainda refere que era uma situação com “contornos estranhos” e que requeria a “necessidade de uma intervenção da parte das instituições”.

Taxista conta que ouviu gritos da mãe e de uma criança

A TVI falou, entretanto, com o taxista que foi a primeira pessoa a chegar ao local da tragédia e que ajudou a mulher a sair da água e chamou as autoridades.

O homem, que não quis dar a cara, conta que parou no local para urinar e que viu “um vulto ou dois” na água, com gritos “mais fortes e mais finos” que lhe deram a ideia de estar lá uma “criança”.

O taxista diz que foi buscar a mulher nas rochas que existem na praia, que ela estava “quase a morrer” e lhe pediu para a “deixar ir” porque a “dor era muito grande”.

Sónia Lima está em prisão preventiva e a juíza-presidente da Comarca de Lisboa Oeste, Rosa Vasconcelos, explica ao Público que a medida foi decretada pelo “perigo grave de perturbação da ordem e da tranquilidade pública”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …