Pai das crianças de Caxias foi o primeiro a pedir ajuda à APAV

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

O pai das crianças da tragédia de Caxias foi o primeiro a solicitar ajuda à APAV, mas só a mãe das meninas apresentou queixa na PSP que propôs acusação por violência doméstica contra o homem, solicitando o seu afastamento da ex-companheira.

Estes dados juntam-se à informação que se conhece sobre o trágico incidente da praia de Caxias, em Oeiras, onde uma mulher de 37 anos terá tentado suicidar-se com as duas filhas, de 19 meses e quatro anos.

As buscas pela menina mais velha prosseguem, com as esperanças de encontrar o corpo cada vez mais remotas, depois de a autópsia à bebé ter confirmado a morte por afogamento.

O Público apurou que a PSP propôs ao Ministério Público que acusasse o pai das crianças, Nélson Ramos, pelo crime de violência doméstica, depois de ter terminado, na primeira semana de Fevereiro, a investigação ao caso, no seguimento da queixa apresentada pela mãe, Sónia Lima.

A PSP terá ainda solicitado a aplicação de “uma medida de afastamento do alegado agressor”, conforme refere o porta-voz da PSP, o intendente Hugo Palma, ao mesmo jornal.

Da parte do Ministério Público, salienta-se que a tele-assistência, que já tinha sido consentida pela mãe, estava “em curso”, conforme cita a mesma publicação.

Quanto às suspeitas de abuso sexual de crianças, levantadas pela mãe contra o pai das meninas, procede ainda uma investigação à parte na Polícia Judiciária, sendo que as “perícias médico-legais não foram conclusivas”, apurou o Público.

Pai das crianças foi o primeiro a pedir ajuda

Da parte do pai, não existe nenhuma queixa formal apresentada às autoridades, mas o Diário de Notícias apurou que foi ele o primeiro a pedir ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) “para reclamar do comportamento da mãe e das dificuldades em conviver com as filhas“.

Só depois disso, é que Sónia Lima terá apresentado queixa por violência doméstica e abuso sexual das meninas.

O assessor da APAV, Daniel Cotrim, corrobora estes dados e escuda-se na confidencialidade dos processos para não revelar mais detalhes, notando ao jornal que “não havia relação entre o tipo de queixas” para que se estabelecesse uma “ligação entre os dois” casos.

O advogado de Nélson Ramos, Rui Maurício, refutou, mais uma vez, as acusações que foram feitas por Sónia Lima, em declarações à CMTV, realçando que o seu cliente foi ouvido no processo de violência doméstica em Janeiro.

Em entrevista à SIC Notícias, Rui Marício lamenta “o cenário de caça a um homem que perdeu duas filhas“, notando que Nélson Ramos está “em profunda dor” e que tinha “uma paixão imensa pelas filhas”.

Realçando que acompanha o caso desde a separação do casal, em Novembro passado, o advogado ainda refere que era uma situação com “contornos estranhos” e que requeria a “necessidade de uma intervenção da parte das instituições”.

Taxista conta que ouviu gritos da mãe e de uma criança

A TVI falou, entretanto, com o taxista que foi a primeira pessoa a chegar ao local da tragédia e que ajudou a mulher a sair da água e chamou as autoridades.

O homem, que não quis dar a cara, conta que parou no local para urinar e que viu “um vulto ou dois” na água, com gritos “mais fortes e mais finos” que lhe deram a ideia de estar lá uma “criança”.

O taxista diz que foi buscar a mulher nas rochas que existem na praia, que ela estava “quase a morrer” e lhe pediu para a “deixar ir” porque a “dor era muito grande”.

Sónia Lima está em prisão preventiva e a juíza-presidente da Comarca de Lisboa Oeste, Rosa Vasconcelos, explica ao Público que a medida foi decretada pelo “perigo grave de perturbação da ordem e da tranquilidade pública”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mourinho e jogadores do Tottenham apanhados a quebrar regras de isolamento

O técnico português José Mourinho e três jogadores do Tottenham foram apanhados a quebrar as regras de isolamento social decretadas no Reino Unido, segundo avança o diário britânico The Guardian. De acordo com fotografias e vídeos …

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …