Pai das crianças de Caxias foi o primeiro a pedir ajuda à APAV

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

O pai das crianças da tragédia de Caxias foi o primeiro a solicitar ajuda à APAV, mas só a mãe das meninas apresentou queixa na PSP que propôs acusação por violência doméstica contra o homem, solicitando o seu afastamento da ex-companheira.

Estes dados juntam-se à informação que se conhece sobre o trágico incidente da praia de Caxias, em Oeiras, onde uma mulher de 37 anos terá tentado suicidar-se com as duas filhas, de 19 meses e quatro anos.

As buscas pela menina mais velha prosseguem, com as esperanças de encontrar o corpo cada vez mais remotas, depois de a autópsia à bebé ter confirmado a morte por afogamento.

O Público apurou que a PSP propôs ao Ministério Público que acusasse o pai das crianças, Nélson Ramos, pelo crime de violência doméstica, depois de ter terminado, na primeira semana de Fevereiro, a investigação ao caso, no seguimento da queixa apresentada pela mãe, Sónia Lima.

A PSP terá ainda solicitado a aplicação de “uma medida de afastamento do alegado agressor”, conforme refere o porta-voz da PSP, o intendente Hugo Palma, ao mesmo jornal.

Da parte do Ministério Público, salienta-se que a tele-assistência, que já tinha sido consentida pela mãe, estava “em curso”, conforme cita a mesma publicação.

Quanto às suspeitas de abuso sexual de crianças, levantadas pela mãe contra o pai das meninas, procede ainda uma investigação à parte na Polícia Judiciária, sendo que as “perícias médico-legais não foram conclusivas”, apurou o Público.

Pai das crianças foi o primeiro a pedir ajuda

Da parte do pai, não existe nenhuma queixa formal apresentada às autoridades, mas o Diário de Notícias apurou que foi ele o primeiro a pedir ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) “para reclamar do comportamento da mãe e das dificuldades em conviver com as filhas“.

Só depois disso, é que Sónia Lima terá apresentado queixa por violência doméstica e abuso sexual das meninas.

O assessor da APAV, Daniel Cotrim, corrobora estes dados e escuda-se na confidencialidade dos processos para não revelar mais detalhes, notando ao jornal que “não havia relação entre o tipo de queixas” para que se estabelecesse uma “ligação entre os dois” casos.

O advogado de Nélson Ramos, Rui Maurício, refutou, mais uma vez, as acusações que foram feitas por Sónia Lima, em declarações à CMTV, realçando que o seu cliente foi ouvido no processo de violência doméstica em Janeiro.

Em entrevista à SIC Notícias, Rui Marício lamenta “o cenário de caça a um homem que perdeu duas filhas“, notando que Nélson Ramos está “em profunda dor” e que tinha “uma paixão imensa pelas filhas”.

Realçando que acompanha o caso desde a separação do casal, em Novembro passado, o advogado ainda refere que era uma situação com “contornos estranhos” e que requeria a “necessidade de uma intervenção da parte das instituições”.

Taxista conta que ouviu gritos da mãe e de uma criança

A TVI falou, entretanto, com o taxista que foi a primeira pessoa a chegar ao local da tragédia e que ajudou a mulher a sair da água e chamou as autoridades.

O homem, que não quis dar a cara, conta que parou no local para urinar e que viu “um vulto ou dois” na água, com gritos “mais fortes e mais finos” que lhe deram a ideia de estar lá uma “criança”.

O taxista diz que foi buscar a mulher nas rochas que existem na praia, que ela estava “quase a morrer” e lhe pediu para a “deixar ir” porque a “dor era muito grande”.

Sónia Lima está em prisão preventiva e a juíza-presidente da Comarca de Lisboa Oeste, Rosa Vasconcelos, explica ao Público que a medida foi decretada pelo “perigo grave de perturbação da ordem e da tranquilidade pública”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …