Mãe das crianças de Caxias fica em prisão preventiva, pai nega tudo

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

A mulher suspeita do homicídio das duas filhas na praia de Caxias, em Oeiras, ficou em prisão preventiva depois do primeiro interrogatório judicial, determinou o Tribunal de Cascais.

A decisão foi lida por um funcionário judicial à porta da instituição.

“Os autos indiciam suficientemente a prática de dois crimes de homicídio qualificado, isto não obstante o corpo da menor Samira ainda não ter sido encontrado até ao momento”, afirmou, referindo-se à menina mais velha. As autoridades têm referido que a criança tem quatro anos, mas, segundo o funcionário, tem três.

Apesar de a menina ainda não ter sido encontrada, o tribunal assumiu que a arguida deverá também responder pelo crime de homicídio qualificado desta filha.

O tribunal atendeu “à circunstância de os factos já terem ocorrido há dois dias, de estarmos em plena estação de inverno, sendo que o tempo que se tem sentido nos últimos dias tem sido frio intenso e temperatura de águas baixas”, referiu.

De acordo com a Polícia Judiciária, a mulher, de 37 anos, é suspeita de dois crimes de homicídio cometidos ao início da noite da passada segunda-feira na praia de Caxias, no rio Tejo.

A detida, que estava internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi ouvida entre as 17:30 e perto das 20:00 no Tribunal de Cascais, concelho vizinho ao de Oeiras.

Segundo o DN, Sónia Lima recolheu ontem à noite como presa preventiva para o hospital prisional de Caxias, onde estará em observação por apresentar um quadro depressivo.

O alerta para o desaparecimento das duas crianças – a mais nova de 19 meses – foi dado por uma testemunha que viu a mulher sair da água, em pânico e em avançado estado de hipotermia, a afirmar que as suas duas filhas estavam dentro de água.

A criança de 19 meses foi resgatada e alvo de tentativa de reanimação, sem sucesso, enquanto a irmã continua desaparecida.

As buscas foram retomadas esta quinta-feira às 07:30 e existe a possibilidade de o corpo já se encontrar no mar, segundo revelou o comandante Malaquias Domingues à agência Lusa.

O comandante sublinha que hoje “não será o último dia de buscas” mas que ao final do dia, passadas 72 horas sobre os acontecimentos, irá fazer uma nova reavaliação do dispositivo e das áreas das buscas.

Pai das crianças nega acusações

O pai das crianças já negou as acusações da ex-companheira de violência doméstica e abuso sexual das menores, avança o Diário de Notícias.

“Nego, com todas as forças que ainda me restam todas as barbaridades que estão sendo veiculados em alguma da comunicação social relativas à minha pessoa”, pode ler-se no comunicado enviado para as redações.

Na mesma nota, o pai das meninas acusa ainda a APAV, CPCJ e o Tribunal de Família e Menores de não lhe darem ouvidos.

“Pedi auxílio às instituições APAV, CPCJ e Tribunal de Família e Menores que não quiseram ouvir-me, pessoalmente ou através dos meus advogados, nem nunca me procuraram”, acrescenta.

Fonte da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco da Amadora adiantou na terça-feira que a família estava sinalizada e que a mulher já tinha apresentado queixa em novembro na polícia por violência doméstica e suspeita de abusos sobre as meninas por parte do pai.

Ainda de acordo com o DN, os médicos não terão conseguido detetar indícios de abuso sexual quando Sónia Lima levou as crianças ao hospital mas aconselharam-na a dirigir-se às autoridades.

Já a acusação de violência doméstica que apresentou foi considerada pela PSP e pela APAV  como um caso de “risco elevado”. Foi proposto o afastamento do alegado agressor e a tele-assistência, um sistema também conhecido por “botão de pânico” que as vítimas usam quando estão em perigo ou precisam de falar com um psicólogo.

Fonte do Ministério Público disse ao mesmo jornal que estava a ser elaborado “um plano de segurança”, mas o sistema ainda não fora aplicado.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …

MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado no processo da compra de ações da ESFG

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram, esta segunda-feira, ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que mantenha a coima de 75 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra …

Na luta contra a pandemia, Taiwan tinha alguns trunfos na manga (e o conflito com a China era um deles)

A resposta de Taiwan no combate à pandemia de covid-19 tem sido elogiada por profissionais de saúde pública em todo o mundo. Os conflitos geopolíticos com a China, a experiência em doenças respiratórias e a …

Autarca de Seul acusado de assédio. 500 mil pessoas contra funeral de 5 dias

O funeral do ex-presidente da Câmara de Seul, cujo corpo foi encontrado na semana passada, realizou-se esta segunda-feira, apesar da petição que contestava a utilização de fundos públicos para a cerimónia. De acordo com o jornal …

Governo exige que Bélgica retire Alentejo e Algarve de zonas arriscadas

O ministro dos Negócios Estrangeiros exigiu, esta segunda-feira, que a Bélgica retire o Alentejo e o Algarve da lista de áreas consideradas arriscadas, sujeitando viajantes destas regiões a "maior vigilância". "Para mim, foi com surpresa que, …

Neuer envolvido em polémica por entoar música conotada com a extrema direita

O guarda-redes alemão foi filmado a cantar excertos de uma música do cantor croata Marko Perkovic, conhecido pela sua associação à extrema direita. O vídeo foi divulgado pelo jornal alemão Bild e mostra Manuel Neuer, futebolista …