Autópsia da bebé de Caxias revela morte por afogamento

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

A autópsia mostrou que a bebé, que na última segunda-feira foi atirada ao rio Tejo juntamente com a mãe e com a irmã, morreu por afogamento.

Samira, a bebé de 19 meses que foi encontrada em Caxias na passada segunda-feira morreu de “asfixia por afogamento”, segundo confirmou o Diário de Notícias com uma fonte judicial.

Foram estas as conclusões da autópsia, que também mostra que a criança tinha equimoses e escoriações provocadas pelo arrastamento do corpo e embate nas rochas.

No início da semana, a Polícia Judiciária chegou a admitir que a menor poderia já não estar viva quando entrou na água, algo que é agora refutado pela perícia realizada ao corpo da menina.

Na altura, quando o corpo foi descoberto, a equipa de socorro ainda tentou realizar manobras de reanimação mas sem sucesso.

O alerta foi dado quando uma testemunha viu uma mulher a sair da água, em pânico e em avançado estado de hipotermia, a afirmar que as suas duas filhas estavam dentro de água.

A outra menina, com quatro anos de idade, continua desaparecida e a Polícia Marítima ainda se encontra na zona a fazer buscas.

A mulher, de 37 anos, é suspeita do homicídio das duas filhas e vai aguardar o desenrolar do caso em prisão preventiva. Entretanto, a família da mulher já veio a público contar que esta vivia com medo do ex-marido.

A mãe das crianças acusou em novembro do ano passado o companheiro de violência doméstica e de abusos sexuais das meninas. A queixa foi apresentada à PSP, que comunicou o caso à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Perante as notícias que têm sido veiculadas na comunicação social, o pai das menores emitiu um comunicado, através do seu advogado, no qual nega todas as acusações.

“Vivo momentos de profunda dor. Perdi as minhas filhas. Tenho que defender a honra e o bom nome do pai da S. e da V., que só não fez mais porque não o deixaram”.

“Nego, com todas as forças que ainda me restam todas as barbaridades que estão sendo veiculados em alguma da comunicação social relativas à minha pessoa”.

“Pedi auxílio às instituições APAV, CPCJ e Tribunal de Família e Menores, que não quiseram ouvir-me, pessoalmente ou através dos meus advogados, nem nunca me procuraram”.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …