Overstock é a primeira empresa norte-americana a pagar impostos com bitcoins

A Overstock é a primeira empresa norte-americana com presença nacional a anunciar que pagará os seus impostos no estado do Ohio através de bitcoins, opção disponível desde novembro do ano passado.

A Fortune avançou, na passada quinta-feira, que a decisão da Overstock surgiu depois de o estado do Ohio ter divulgado, em novembro de 2018, que seria possível às empresas saldar as contribuições estatais com bitcoins, através do portal OhioCrypto.com.

Segundo o tesoureiro do Ohio, Josh Mandel, muitos contribuintes usam cartões de crédito para pagar os impostos, o que os obriga a pagar também uma taxa de serviço de 2,5%, enquanto os pagamentos com bitcoins incorrerão numa taxa de apenas 1%. Para as primeiras empresas a optarem por este método de pagamento, como é o caso da Overstock, a taxa será igual a zero.

Através deste novo método, podem ser pagos 23 tipos de impostos comerciais, incluindo os relativos ao tabaco e ao combustível. Para já, a Overstock optou por pagar com esta modalidade apenas o Imposto sobre Atividades Comerciais (Commercial Activity Tax, em inglês), aplicado a empresas com uma faturação superior a 150 mil dólares.

“Há muito que acreditamos que a adoção governamental cuidadosa de tecnologias emergentes, como as criptomoedas (quando acompanhada de legislação não restritiva sobre essas tecnologias) é a melhor maneira de garantir que os EUA não percam o seu lugar na vanguarda da economia global, que está em constante avanço”, indicou o administrador executivo da Overstock, Patrick M. Byrne, em comunicado.

A empresa, que já oferecia aos clientes a possibilidade de pagar em bitcoins, implementou, em 2017, a opção de pagamento com dezenas de outras criptomoedas.

Os pagamentos de impostos através de bitcoins serão processados pela startup BitPay, localizada em Atlanta, que está responsável pela conversão para dólares e, posteriormente, fará com que os pagamentos cheguem até aos cofre de Ohio.

De acordo com Josh Mandel, apesar de um revendedor local de automóveis ter sido a primeira empresa a pagar os impostos com a moeda digital, a Overstock é a primeira com presença nacional a anunciar que seguirá esse método.

O tesoureiro indicou que, com este programa de cobrança de impostos, pretende-se promover a participação das empresas e posicionar o estado como um “líder na adoção da tecnologia blockchain“.

No futuro, espera que o mesmo seja expandido para outros tipos de impostos e para contribuintes individuais e que possa incluir outras criptomoedas.

Embora o número de empresas que pagam os impostos com bitcoins no estado do Ohio  seja, até à data, modesto, Josh Mandel acredita que o programa crescerá nos próximos anos, expandindo-se para outros estados.

TP , ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …