O estado norte-americano do Ohio permite, desde esta segunda-feira, que as empresas paguem os seus impostos com bitcoins. As criptomoedas passam assim a estar incorporadas em transações do dia-a-dia.
De acordo com a Tech Crunch, que avança a notícia, as empresas de Ohio podem agora pagar os seus impostos com moedas digitais, mediante a inscrição no site OhioCrypto.com. A medida abarca toda a classe de impostos, desde os impostos aplicáveis ao tabaco ou aos impostos relacionados com os trabalhadores, por exemplo. Com a iniciativa, as empresas poderão liquidar até 23 tipos de impostos.
Para já, a nova forma de pagamento está unicamente disponível para o setor empresarial. No entanto, e após a fase de implementação, será avaliado se esta forma de pagamento pode abranger também contribuintes individuais.
“Vejo [a bitcoin] com uma forma legítima de moeda”, disse Josh Mandel, tesoureiro do estado de Ohio, que promoveu a iniciativa. Mandel espera ainda que a medida se estenda aos demais estados brevemente.
Os pagamentos de impostos serão processados através da startup BitPay, que está responsável pela conversão de bitcoins em dólares e, posteriormente, fará com que os pagamentos cheguem até aos cofre de Ohio.
Contudo, não se sabe ainda quantas empresas estarão interessadas em utilizar a criptomoeda como forma de pagamento. Para já, Ohio aceita apenas a bitcoin, mas, no futuro, as autoridades podem alargar o sistema de pagamento a outras cibermoedas.
A Exame Informática diz que estados como o Arizona, Georgia e Illinois também estão a considerar esta ideia, podendo apresentar esta possibilidade as empresas que operam nos respetivos estados norte-americanos.