/

A duas semanas do outono, Governo ainda prepara plano de estratégia nacional

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido

A duas semanas do início do outono, o Governo ainda não apresentou o plano com a estratégia a nível nacional para a resposta à covid-19 e outras infeções respiratórias. Esta segunda-feira, realiza-se uma nova reunião que volta a juntar Governo, especialistas e políticos.

Nas últimas semanas têm vindo a ser apresentadas várias medidas, como a aquisição de mais de 400 mil doses de vacinas contra a gripe, a antecipação da vacinação, o reforço da capacidade de testagem, dos cuidados intensivos, dos stocks de medicamentos e de equipamentos de proteção individual. No entanto, falta ainda uma estratégia nacional para a preparação e resposta do SNS aos desafios dos próximos meses.

Em resposta ao Público, o Ministério da Saúde garantiu que “o Plano Integrado para o outono/inverno está em fase de ultimação e será conhecido muito brevemente”. O relatório, cuja conclusão chegou a estar prevista para agosto, ainda vai ser submetido a consultas, nomeadamente às várias ordens profissionais, associações e estruturas representativas do setor.

A Estratégia Integrada para o Outono/Inverno arrancou a 14 de agosto, com uma primeira reunião no Infarmed, em Lisboa, em que participaram “especialistas da academia e da ciência”.

Esta segunda-feira, realiza-se no Porto uma nova reunião que volta a juntar Governo, especialistas e políticos, depois dos encontros que se realizavam no Infarmed e eram à porta fechada terem sido interrompidos durante semanas.

O diário adianta que será analisada a situação epidemiológica atual e adiantados mais dados sobre o inquérito serológico nacional e informações sobre a nova vacina. Além disso, serão debatidos os desafios do regresso à escola e, para já, não se sabe se sairão deste encontro algumas linhas mestras do plano integrado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.