O Oumuamua pode ser um fragmento de um planeta despedaçado

O Oumuamua foi o primeiro objeto interestelar já descoberto a atravessar o Sistema Solar em 2017, mas a sua origem e caraterísticas incomuns permanecem um mistério. Porém, um novo estudo defende que o Oumuamua é um fragmento de um planeta despedaçado por uma estrela.

O estudo sugere que o corpo parental do Oumuamua poderia ser potencialmente um grande cometa de longo período ou um planetóide quebrado antes de se tornar um planeta de pleno direito.  Qualquer que fosse o objeto, passava muito perto da sua estrela hospedeira e terá sido dilacerado pelas suas forças de maré.

Depois, de acordo com o estudo publicado esta semana na revista científica Nature Astronomy, os fragmentos rochosos foram atirados para o espaço interestelar, eventualmente passando por outros sistemas estelares.

“Oumuamua não se assemelha nada com o nosso sistema solar”, disse Yun Zhang, dos Observatórios Astronómicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências, citado pelo IFLScience. “É realmente um objeto misterioso, mas alguns sinais, como assuas cores e a ausência de emissão de rádio, apontam para que seja um objeto natural”.

Duas das principais propriedades incomuns do objeto interestelar são a sua forma e a sua falta de coma nebuloso. A equipa acha que pode explicá-las com a sua modelagem sofisticada.

“Apresentamos pela primeira vez um modelo abrangente para abordar todas as diferentes peças do quebra-cabeça associadas ao primeiro objeto interestelar Oumuamua, com base em princípios físicos bem compreendidos”, disse Zhang.

Os investigadores usaram uma simulação em computador para mostrar a forma como um fragmento que passava a algumas centenas de milhares de quilómetros da estrela poderia ser chicoteado para a estranha forma alongada de charuto que observámos quando o objeto foi descoberto.

Zhang Yun

A forma como se move através do espaço também é peculiar e foi detetada uma aceleração não gravitacional ao passar pelo Sol. isto geralmente é visto nos cometas, uma vez que o calor do Sol liberta muito material gelado ou rochoso, mas os astrónomos não encontraram qualquer evaporação. Oumuamua não parecia estar a formar coma, o invólucro nebuloso de gelo e poeira que é visto ao redor do núcleo de um cometa.

De acordo com o modelo dos cientistas, a superfície do corpo do fragmento pode ficar suficientemente quente para evaporar os seus componentes voláteis, dificultando a produção de um coma. Porém, no fundo do objeto interestelar, poderia existir água que, uma vez perto do Sol, poderia aquecer e evaporar, produzindo a aceleração inesperada observada.

O Oumuamua, ou “Mensageiro das Estrelas”, está rodeado de mistérios desde o dia em que foi descoberto por astrónomos da Universidade do Hawai, em outubro de 2017.

Depois de constatar mudanças na velocidade do seu movimento, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sugeriu que o asteróide poderia ser uma “sonda” enviada à Terra intencionalmente por uma “civilização alienígena”.

No último ano, o mundo da astronomia debruçou-se no estudo do corpo celeste e as mais várias teorias já foram apresentadas em artigos científicos: desde o seu passado violento, passando pela possibilidade de ser um sistema binário, e até o provável local de onde veio o Oumuamua.

Investigadores também sugeriram que milhares de objetos semelhantes ao Oumuamua podem estar presos no Sistema Solar.

Recentemente, o astrónomo amador Guennadi Borísov, residente na Crimeia, detetou o cometa em 30 de agosto usando um telescópio de 0,65 metros de diâmetro fabricado por ele próprio. Este cometa é o segundo objeto interestelar descoberto na história.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos detetam "oceano" invisível de matéria escura a girar fora da Via Láctea

Um misterioso rastro de estrelas, agitado por uma galáxia que deve colidir com a Via Láctea, pode estar prestes a desvendar os mistérios da matéria escura. Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados …

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …