Os Volvos autónomos não sabem lidar com cangurus

Criar um carro 100% autónomo capaz de lidar com a infinita diversidade de coisas que podem aparecer na estrada não é tarefa fácil – e na Austrália, ainda menos. Segundo a fabricante sueca Volvo, o seu sistema actual de condução autónomo é incapaz de lidar com… cangurus.

Ter cuidado com cangurus não é algo com que a maioria dos europeus se tenha que preocupar enquanto conduz, mas em certas áreas da Austrália é um problema bastante sério, que em alguns casos mais infelizes resulta na morte dos condutores.

Os cangurus são a principal causa de acidentes com animais nas estradas australianas, sendo responsáveis por 90% de todas as colisões entre veículos e animais – a maior parte das quais, no entanto, sem gravidade.

Além de ser um animal de grande porte, que em caso de embate pode causar um despiste, a patada de um canguru ferido e em pânico pode facilmente matar uma pessoa. Além disso, se o animal ficar preso no pára-brisas do automóvel, o condutor fica com as condições de visibilidade muito limitadas e numa posição bastante perigosa.

Entretanto, segundo o The Guardian, a Volvo divulgou um comunicado no qual reconhece as dificuldades do seu sistema autónomo em lidar com estas criaturas saltitonas. , que a empresa está a oferecer nos sues modelos S90 e XC90.

Segundo a montadora sueca, a curiosa forma de locomoção dos cangurus, aos saltos, baralha por completo o sistema. Quando o canguru está no ar o sistema pensa que o animal está mais distante, e quando pousa novamente no solo o sistema pensa que está a uma distância mais próxima.

A Volvo tem já um sistema capaz de detectar e reagir a animais que possam surgir na estrada, e testou recentemente dois sistemas que permitem às suas viaturas autónomas partilhar informação de situações perigosas.

Mas se quiser manter os seus planos de lançar carros autónomos na Austrália em 2020 – com a promessa de zero acidentes – vai ter que adicionar ao sistema a capacidade de lidar cangurus.

PARTILHAR

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …