Os Volvos autónomos não sabem lidar com cangurus

Criar um carro 100% autónomo capaz de lidar com a infinita diversidade de coisas que podem aparecer na estrada não é tarefa fácil – e na Austrália, ainda menos. Segundo a fabricante sueca Volvo, o seu sistema actual de condução autónomo é incapaz de lidar com… cangurus.

Ter cuidado com cangurus não é algo com que a maioria dos europeus se tenha que preocupar enquanto conduz, mas em certas áreas da Austrália é um problema bastante sério, que em alguns casos mais infelizes resulta na morte dos condutores.

Os cangurus são a principal causa de acidentes com animais nas estradas australianas, sendo responsáveis por 90% de todas as colisões entre veículos e animais – a maior parte das quais, no entanto, sem gravidade.

Além de ser um animal de grande porte, que em caso de embate pode causar um despiste, a patada de um canguru ferido e em pânico pode facilmente matar uma pessoa. Além disso, se o animal ficar preso no pára-brisas do automóvel, o condutor fica com as condições de visibilidade muito limitadas e numa posição bastante perigosa.

Entretanto, segundo o The Guardian, a Volvo divulgou um comunicado no qual reconhece as dificuldades do seu sistema autónomo em lidar com estas criaturas saltitonas. , que a empresa está a oferecer nos sues modelos S90 e XC90.

Segundo a montadora sueca, a curiosa forma de locomoção dos cangurus, aos saltos, baralha por completo o sistema. Quando o canguru está no ar o sistema pensa que o animal está mais distante, e quando pousa novamente no solo o sistema pensa que está a uma distância mais próxima.

A Volvo tem já um sistema capaz de detectar e reagir a animais que possam surgir na estrada, e testou recentemente dois sistemas que permitem às suas viaturas autónomas partilhar informação de situações perigosas.

Mas se quiser manter os seus planos de lançar carros autónomos na Austrália em 2020 – com a promessa de zero acidentes – vai ter que adicionar ao sistema a capacidade de lidar cangurus.

PARTILHAR

RESPONDER

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …

Caso Galpgate. Três ex-secretários de Estado não vão a julgamento

Os três secretários de Estado que se demitiram no ano passado na sequência do caso dos convites para assistirem a jogos de futebol do Euro 2016 em França não vão a julgamento. Os ex-governantes e outros …