Os Volvos autónomos não sabem lidar com cangurus

Criar um carro 100% autónomo capaz de lidar com a infinita diversidade de coisas que podem aparecer na estrada não é tarefa fácil – e na Austrália, ainda menos. Segundo a fabricante sueca Volvo, o seu sistema actual de condução autónomo é incapaz de lidar com… cangurus.

Ter cuidado com cangurus não é algo com que a maioria dos europeus se tenha que preocupar enquanto conduz, mas em certas áreas da Austrália é um problema bastante sério, que em alguns casos mais infelizes resulta na morte dos condutores.

Os cangurus são a principal causa de acidentes com animais nas estradas australianas, sendo responsáveis por 90% de todas as colisões entre veículos e animais – a maior parte das quais, no entanto, sem gravidade.

Além de ser um animal de grande porte, que em caso de embate pode causar um despiste, a patada de um canguru ferido e em pânico pode facilmente matar uma pessoa. Além disso, se o animal ficar preso no pára-brisas do automóvel, o condutor fica com as condições de visibilidade muito limitadas e numa posição bastante perigosa.

Entretanto, segundo o The Guardian, a Volvo divulgou um comunicado no qual reconhece as dificuldades do seu sistema autónomo em lidar com estas criaturas saltitonas. , que a empresa está a oferecer nos sues modelos S90 e XC90.

Segundo a montadora sueca, a curiosa forma de locomoção dos cangurus, aos saltos, baralha por completo o sistema. Quando o canguru está no ar o sistema pensa que o animal está mais distante, e quando pousa novamente no solo o sistema pensa que está a uma distância mais próxima.

A Volvo tem já um sistema capaz de detectar e reagir a animais que possam surgir na estrada, e testou recentemente dois sistemas que permitem às suas viaturas autónomas partilhar informação de situações perigosas.

Mas se quiser manter os seus planos de lançar carros autónomos na Austrália em 2020 – com a promessa de zero acidentes – vai ter que adicionar ao sistema a capacidade de lidar cangurus.

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …