Os Volvos autónomos não sabem lidar com cangurus

Criar um carro 100% autónomo capaz de lidar com a infinita diversidade de coisas que podem aparecer na estrada não é tarefa fácil – e na Austrália, ainda menos. Segundo a fabricante sueca Volvo, o seu sistema actual de condução autónomo é incapaz de lidar com… cangurus.

Ter cuidado com cangurus não é algo com que a maioria dos europeus se tenha que preocupar enquanto conduz, mas em certas áreas da Austrália é um problema bastante sério, que em alguns casos mais infelizes resulta na morte dos condutores.

Os cangurus são a principal causa de acidentes com animais nas estradas australianas, sendo responsáveis por 90% de todas as colisões entre veículos e animais – a maior parte das quais, no entanto, sem gravidade.

Além de ser um animal de grande porte, que em caso de embate pode causar um despiste, a patada de um canguru ferido e em pânico pode facilmente matar uma pessoa. Além disso, se o animal ficar preso no pára-brisas do automóvel, o condutor fica com as condições de visibilidade muito limitadas e numa posição bastante perigosa.

Entretanto, segundo o The Guardian, a Volvo divulgou um comunicado no qual reconhece as dificuldades do seu sistema autónomo em lidar com estas criaturas saltitonas. , que a empresa está a oferecer nos sues modelos S90 e XC90.

Segundo a montadora sueca, a curiosa forma de locomoção dos cangurus, aos saltos, baralha por completo o sistema. Quando o canguru está no ar o sistema pensa que o animal está mais distante, e quando pousa novamente no solo o sistema pensa que está a uma distância mais próxima.

A Volvo tem já um sistema capaz de detectar e reagir a animais que possam surgir na estrada, e testou recentemente dois sistemas que permitem às suas viaturas autónomas partilhar informação de situações perigosas.

Mas se quiser manter os seus planos de lançar carros autónomos na Austrália em 2020 – com a promessa de zero acidentes – vai ter que adicionar ao sistema a capacidade de lidar cangurus.

PARTILHAR

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …