Volvo já partilha informação de situações perigosas entre automóveis

Até que os carros sejam verdadeiramente autónomos haverá ainda muito tempo em que os condutores humanos agradecerão todas as ajudas, e a Volvo vai estrear dois novos sistemas – Slippery Road Alert e Hazard Light Alert – que irão contribuir para a redução de surpresas inesperadas que podem gerar acidentes.

O Slippery Road Alert e Hazard Light Alert vão ser estreados nos XC90, S90 e V90, e são ambos sistemas que utilizam “a cloud” para a partilha de informação entre veículos.

No caso do Slippery Road Alert, sempre que os sensores do automóvel detectem piso escorregadio (com gelo, por exemplo) assinalam essa informação geolocalizada, que será apresentada aos restantes veículos que se aproximarem daquela área.

Tal permite ao condutor do veículo que recebe essa informação antecipar-se e adaptar-se às condições da estrada.

No Hazard Light Alert, o sistema é idêntico mas alerta os condutores quando outros veículos activarem as luzes de perigo. O sistema permite ao condutor estar informado do que encontrará mais à frente, mesmo que não tenha uma linha de visão desobstruída.

Este dois sistemas serão lançados inicialmente na Suécia e Noruega, mas a marca espera alargar o seu funcionamento a muitos mais países no futuro.

Resta agora aos consumidores esperar que seja criado um sistema deste tipo em formato aberto, que permita a integração com todas as marcas de veículos. Parece bastante limitativo ter Volvos a comunicar apenas com Volvos, Renaults com Renaults, ou Mercedes com Mercedes, quando todos teriam a beneficiar com a troca de dados entre si.

Seria não só muito mais eficiente em termos de segurança para os condutores e passageiros, como seguramente muito mais rentável para as companhias de seguros.

PARTILHAR

RESPONDER

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …

Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas …