Volvo já partilha informação de situações perigosas entre automóveis

Até que os carros sejam verdadeiramente autónomos haverá ainda muito tempo em que os condutores humanos agradecerão todas as ajudas, e a Volvo vai estrear dois novos sistemas – Slippery Road Alert e Hazard Light Alert – que irão contribuir para a redução de surpresas inesperadas que podem gerar acidentes.

O Slippery Road Alert e Hazard Light Alert vão ser estreados nos XC90, S90 e V90, e são ambos sistemas que utilizam “a cloud” para a partilha de informação entre veículos.

No caso do Slippery Road Alert, sempre que os sensores do automóvel detectem piso escorregadio (com gelo, por exemplo) assinalam essa informação geolocalizada, que será apresentada aos restantes veículos que se aproximarem daquela área.

Tal permite ao condutor do veículo que recebe essa informação antecipar-se e adaptar-se às condições da estrada.

No Hazard Light Alert, o sistema é idêntico mas alerta os condutores quando outros veículos activarem as luzes de perigo. O sistema permite ao condutor estar informado do que encontrará mais à frente, mesmo que não tenha uma linha de visão desobstruída.

Este dois sistemas serão lançados inicialmente na Suécia e Noruega, mas a marca espera alargar o seu funcionamento a muitos mais países no futuro.

Resta agora aos consumidores esperar que seja criado um sistema deste tipo em formato aberto, que permita a integração com todas as marcas de veículos. Parece bastante limitativo ter Volvos a comunicar apenas com Volvos, Renaults com Renaults, ou Mercedes com Mercedes, quando todos teriam a beneficiar com a troca de dados entre si.

Seria não só muito mais eficiente em termos de segurança para os condutores e passageiros, como seguramente muito mais rentável para as companhias de seguros.

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem indonésio sobreviveu 48 dias à deriva no Pacífico

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no …

Câmara de Braga condenada a pagar mais 4 milhões pelo Estádio

Construído nos mandatos de Mesquita Machado, o estádio tinha um orçamento inicial de 65 milhões, mas acabou por custar mais de 150 milhões. O Tribunal Administrativo e Fiscal condenou a Câmara de Braga a pagar mais …

Movimento de Rui Moreira confronta António Costa sobre Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento pediu, este domingo, ao primeiro-ministro que esclareça se apoiou o ministro da Saúde na decisão de reavaliar a eventual transferência do Infarmed para o Porto. A associação Porto, o …

Nova acusação de assédio sexual contra juiz nomeado por Trump para o Supremo

O juiz nomeado pelo Presidente dos EUA para o Supremo Tribunal foi acusado por uma segunda mulher, este domingo, de assédio sexual na década de 80.  A New Yorker noticiou, este domingo, que os democratas que …

"Hard Brexit" pode ser o fim do Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem sido alertada por elementos do seu Executivo para o possível desmembramento do Reino Unido, num cenário de saída da União Europeia sem acordo, o chamado ‘hard Brexit’. Após …

Duas sondas japonesas pousaram num asteróide e fizeram História

Pela primeira vez na história, o Homem conseguiu aterrar dois rovers não tripulados num asteróide. A proeza histórica aconteceu este sábado e deveu-se aos japoneses. "Fiquei impressionado com o que conquistamos no Japão. Este é apenas …

Milionário da Somague declara falência e pede perdão de 67 milhões de euros

O ex-presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, declarou falência, pedindo o perdão de dívidas superiores a 67 milhões de euros. O Novo Banco e o BCP estão entre os credores do milionário. O jornal Correio da …

A China está (literalmente) a comprar um país africano

A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China. O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas principais infraestruturas de …

Conselho Superior de Magistratura não abre inquérito a juízes que desvalorizaram violação

O Conselho Superior de Magistratura considera que não existem "erros grosseiros" ou "linguagem manifestamente inadequada" no acórdão que confirma pena suspensa de dois homens julgados em primeira instância por violação. O Conselho Superior de Magistratura não …

Pai de jihadistas mortos na Síria pede apoio para trazer noras e netos para Portugal

O pai dos irmãos jihadistas portugueses que terão morrido na Síria está a pedir apoio às autoridades para que as esposas e os filhos destes possam vir para Portugal. Os irmãos Celso e Edgar da Costa, …