Volvo já partilha informação de situações perigosas entre automóveis

Até que os carros sejam verdadeiramente autónomos haverá ainda muito tempo em que os condutores humanos agradecerão todas as ajudas, e a Volvo vai estrear dois novos sistemas – Slippery Road Alert e Hazard Light Alert – que irão contribuir para a redução de surpresas inesperadas que podem gerar acidentes.

O Slippery Road Alert e Hazard Light Alert vão ser estreados nos XC90, S90 e V90, e são ambos sistemas que utilizam “a cloud” para a partilha de informação entre veículos.

No caso do Slippery Road Alert, sempre que os sensores do automóvel detectem piso escorregadio (com gelo, por exemplo) assinalam essa informação geolocalizada, que será apresentada aos restantes veículos que se aproximarem daquela área.

Tal permite ao condutor do veículo que recebe essa informação antecipar-se e adaptar-se às condições da estrada.

No Hazard Light Alert, o sistema é idêntico mas alerta os condutores quando outros veículos activarem as luzes de perigo. O sistema permite ao condutor estar informado do que encontrará mais à frente, mesmo que não tenha uma linha de visão desobstruída.

Este dois sistemas serão lançados inicialmente na Suécia e Noruega, mas a marca espera alargar o seu funcionamento a muitos mais países no futuro.

Resta agora aos consumidores esperar que seja criado um sistema deste tipo em formato aberto, que permita a integração com todas as marcas de veículos. Parece bastante limitativo ter Volvos a comunicar apenas com Volvos, Renaults com Renaults, ou Mercedes com Mercedes, quando todos teriam a beneficiar com a troca de dados entre si.

Seria não só muito mais eficiente em termos de segurança para os condutores e passageiros, como seguramente muito mais rentável para as companhias de seguros.

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …