Os maiores animais do mundo estarão extintos em menos de 100 anos

Tambako the Jaguar / Flickr

Uma equipa de cientistas de diferentes países elaborou uma lista das espécies ameaçadas e chegou a conclusões alarmantes.

O grupo internacional de 43 especialistas em vida selvagem estudou o problema da extinção da vida selvagem no futuro e concluiu que alguns dos maiores animais do planeta poderão desaparecer até 2100 se não forem tomadas medidas drásticas.

Durante o estudo, cujos resultados foram publicados na semana passada no BioScience, os especialistas marcaram as espécies ameaçadas de extinção em seis continentes, examinaram a taxa de extinção de cada uma delas.

O resultado observado é alarmante: cerca de 59% dos grandes carnívoros, como os tigres de Bengala, e 60% de grandes herbívoros como, por exemplo, rinocerontes brancos e gorilas-do-ocidente, poderão em breve desaparecer da face da Terra.

Em particular, as regiões da África Subsaariana e o Sudeste Asiático, que abrigam grande parte da biodiversidade do mundo, estão particularmente em risco.

“Quanto mais observo as tendências com os maiores mamíferos terrestres do mundo, mais preocupado fico por podermos perder estes animais, num momento em que a ciência está a descobrir como são importantes para os ecossistemas e que serviço prestam aos seres humanos“, lamenta o ecologista William Ripple, da Universidade Estatal de Oregon (EUA), em comunicado.

“É hora de pensar bem na conservação destes animais, porque a diminuição do número e locais do seu habitat está a acontecer muito rápido”, acrescenta Ripple, autor principal do estudo, citado pela revista Live Science.

Esta não é, contudo, uma situação inevitável.

O estudo enumerou 13 passos que podem ser tomados para evitar a extinção iminente, entre os quais está a tomada de consciência da extensão do problema e o envolvimento de governos e organizações não governamentais para parar algumas atividades nocivas para as espécies ameaçadas de extinção.

ZAP / SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …