Os maiores animais do mundo estarão extintos em menos de 100 anos

Tambako the Jaguar / Flickr

Uma equipa de cientistas de diferentes países elaborou uma lista das espécies ameaçadas e chegou a conclusões alarmantes.

O grupo internacional de 43 especialistas em vida selvagem estudou o problema da extinção da vida selvagem no futuro e concluiu que alguns dos maiores animais do planeta poderão desaparecer até 2100 se não forem tomadas medidas drásticas.

Durante o estudo, cujos resultados foram publicados na semana passada no BioScience, os especialistas marcaram as espécies ameaçadas de extinção em seis continentes, examinaram a taxa de extinção de cada uma delas.

O resultado observado é alarmante: cerca de 59% dos grandes carnívoros, como os tigres de Bengala, e 60% de grandes herbívoros como, por exemplo, rinocerontes brancos e gorilas-do-ocidente, poderão em breve desaparecer da face da Terra.

Em particular, as regiões da África Subsaariana e o Sudeste Asiático, que abrigam grande parte da biodiversidade do mundo, estão particularmente em risco.

“Quanto mais observo as tendências com os maiores mamíferos terrestres do mundo, mais preocupado fico por podermos perder estes animais, num momento em que a ciência está a descobrir como são importantes para os ecossistemas e que serviço prestam aos seres humanos“, lamenta o ecologista William Ripple, da Universidade Estatal de Oregon (EUA), em comunicado.

“É hora de pensar bem na conservação destes animais, porque a diminuição do número e locais do seu habitat está a acontecer muito rápido”, acrescenta Ripple, autor principal do estudo, citado pela revista Live Science.

Esta não é, contudo, uma situação inevitável.

O estudo enumerou 13 passos que podem ser tomados para evitar a extinção iminente, entre os quais está a tomada de consciência da extensão do problema e o envolvimento de governos e organizações não governamentais para parar algumas atividades nocivas para as espécies ameaçadas de extinção.

ZAP / SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …