Os maiores animais do mundo estarão extintos em menos de 100 anos

Tambako the Jaguar / Flickr

Uma equipa de cientistas de diferentes países elaborou uma lista das espécies ameaçadas e chegou a conclusões alarmantes.

O grupo internacional de 43 especialistas em vida selvagem estudou o problema da extinção da vida selvagem no futuro e concluiu que alguns dos maiores animais do planeta poderão desaparecer até 2100 se não forem tomadas medidas drásticas.

Durante o estudo, cujos resultados foram publicados na semana passada no BioScience, os especialistas marcaram as espécies ameaçadas de extinção em seis continentes, examinaram a taxa de extinção de cada uma delas.

O resultado observado é alarmante: cerca de 59% dos grandes carnívoros, como os tigres de Bengala, e 60% de grandes herbívoros como, por exemplo, rinocerontes brancos e gorilas-do-ocidente, poderão em breve desaparecer da face da Terra.

Em particular, as regiões da África Subsaariana e o Sudeste Asiático, que abrigam grande parte da biodiversidade do mundo, estão particularmente em risco.

“Quanto mais observo as tendências com os maiores mamíferos terrestres do mundo, mais preocupado fico por podermos perder estes animais, num momento em que a ciência está a descobrir como são importantes para os ecossistemas e que serviço prestam aos seres humanos“, lamenta o ecologista William Ripple, da Universidade Estatal de Oregon (EUA), em comunicado.

“É hora de pensar bem na conservação destes animais, porque a diminuição do número e locais do seu habitat está a acontecer muito rápido”, acrescenta Ripple, autor principal do estudo, citado pela revista Live Science.

Esta não é, contudo, uma situação inevitável.

O estudo enumerou 13 passos que podem ser tomados para evitar a extinção iminente, entre os quais está a tomada de consciência da extensão do problema e o envolvimento de governos e organizações não governamentais para parar algumas atividades nocivas para as espécies ameaçadas de extinção.

ZAP / SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autarquias têm mais um ano para preparar descentralização

O Governo decidiu dar mais tempo às autarquias para estas se prepararem para a descentralização. O prazo passa para o primeiro trimestre de 2022. Segundo avançou o Jornal de Notícias, citado pelo ECO, após críticas aos …

Sá Fernandes ponderou sair do Livre (e apoia eventual candidatura de Ana Gomes a Belém)

Na sua primeira grande entrevista após o caso Joacine, Ricardo Sá Fernandes, dirigente do Livre, revelou ao Observador que ponderou sair do partido e admitiu apoiar uma possível candidatura da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes às …

Medina diz desconhecer caso do alegado falso engenheiro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que não ter informação sobre o alegado falso engenheiro da empresa Tanagra, com quem a autarquia celebrou vários contratos para obras públicas. A TVI noticiou …

Parlamento debate fim das comissões bancárias no MB Way e nas prestações da casa

O Parlamento debate esta quinta-feira projetos do BE, do PCP, do PS, do PAN e do PSD sobre limitação e proibição de comissões bancárias, tendo os bloquistas, que agendaram esta discussão, expectativa de que os …

Castração química. Bloco de Esquerda é contra veto a projeto de lei do Chega (e explica porquê)

A Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias considerou que o projeto de lei do Chega "não preenche os requisitos do ponto de vista constitucional". O Bloco de Esquerda votou contra e explicou …

Estado pode deixar de ganhar dinheiro com empréstimo ao Novo Banco

Atualmente, o Fundo de Resolução paga juros de 2% e 1,38% pelos empréstimos contraídos junto do Estado para financiar as medidas de resolução do BES e do Banif, respetivamente. Porém, esse valor pode descer para …

Equipa de campanha de Trump processa The New York Times por difamação

A equipa de campanha de Donald Trump processou o The New York Times. Em causa está um artigo publicado em março do ano passado. A equipa de campanha de Donald Trump alega que o jornal publicou, …

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …