Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem sair do sofá

iberomassa.florestal / Facebook

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores.

O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, era angariar 20 milhões de coroas dinamarquesas – cerca de dois milhões e meio de euros. Uma parte seria entregue à Sociedade Dinamarquesa para a Conservação da Natureza para plantar as árvores e outra ajudaria o Fundo Mundial para a Natureza (WWF – World Wildlife Fund) a salvar as florestas tropicais.

O grande propósito era conseguir o financiamento para semear um milhão de árvores e o resultado não ficou muito longe: foi angariado o suficiente para plantar 914.233 árvores. As doações foram feitas a título individual ou empresarial, através do preenchimento de um formulário no site da campanha.



“Acho maravilhoso ver como a Dinamarca criou um foco no clima e a importância de árvores no nosso mundo”, disse Lotte Lindegaard, do canal TV2 ao Sustainability Times. “Claro que isto não pode ser uma ação isolada. Temos que trabalhar para preservar a floresta, mas isto é um passo na direção certa.”

O programa foi transmitido a partir da floresta Gisselfeld Klosters e coube ao primeiro-ministro Mette Frederiksen dar o pontapé de saída, ao plantar uma árvore. Os espetadores que fizeram uma doação apadrinharam automaticamente árvores da iniciativa “folk forests” – florestas que vão ser criadas em 600 hectares de terra junto de cidades dinamarquesas.

Deverão realizar-se mais encontros para plantar árvores por toda a Dinamarca. O primeiro vai ser no outono e espera-se que “na primavera de 2020 aconteçam outros — dependendo de quanto for angariado”.

Nicolai Hansson, editor da TV2, disse ter consciência de que a ação “não vai resolver a crise climática”, mas que poderá ajudar as pessoas a sentir “que isto é algo tangível, algo do qual podem fazer parte e desfrutar quando visitarem as florestas e virem as árvores a crescer”. O produtor do evento espera que esta ação incentive outros países a fazer o mesmo.

As árvores têm um papel fundamental no combate às alterações climáticas. Por outro lado, Sara Lom, CEO da associação inglesa The Tree Council, deixa o aviso: “Para plantar árvores suficientes para ajudar a mitigar as alterações climáticas é necessário que todos se envolvam — e rapidamente.”

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O setor dos livros também se está a ressentir do aumento de preços e dos atrasos na distribuição de mercadorias

Empresas do setor apontam a subida do preço da energia (e das restantes matérias-primas), juntamente com os atrasos na distribuição como dois dos fatores disruptivos. O setor do livro é um dos que deverá ser atingido …

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …