Os cristãos “são mais perseguidos hoje” que no tempo dos romanos

Angelo Carconi / EPA

O papa Francisco

O Papa Francisco afirmou na sua mensagem durante a oração do Angelus que a perseguição de que sofrem hoje os cristãos é maior e tão cruel como a que se viveu nos primeiros séculos da cristandade.

O Papa Francisco afirmou esta segunda-feira que a perseguição de que sofrem os cristãos é maior e tão cruel quanto a que se viveu nos primeiros séculos da cristandade na sua mensagem durante a oração do Angelus.

Os mártires de hoje são mais do que os dos primeiros séculos. Se recordarmos a história da cristandade é tão cruel e em maior número. É preciso não esquecer”, disse o pontífice, citado pela agência Efe.

O papa recordou que no Iraque os cristãos celebraram o Natal na sua catedral destruída, “num ato de fidelidade ao evangelho”.

Francisco explicou que esta segunda-feira se celebra Santo Estêvão, o primeiro mártir, para afirmar que “o martírio cristão continua na história da Igreja dos nossos dias”.

Para o papa, “o mundo odeia os cristãos pela mesma razão que odiava Jesus, porque levou a luz de Deus a um mundo que prefere as trevas para esconder as suas obras malditas. Por isso, a mentalidade do Evangelho se opõe à mundana”.

“A Igreja, para dar o seu testemunho de luz e verdade, experiência em vários lugares as perseguições mais duras, até a suprema prova do martírio”, acrescentou o pontífice.

Francisco desejou paz e serenidade a todos os fiéis e que estes “sejam dias de alegria e irmandade”.

O papa expressou finalmente o seu pesar ao “querido povo russo” e recordou o famoso Coro Ensemble Alexandrov, do Exército Vermelho, cujos membros morreram este domingo quando o avião em que seguiam se precipitou no Mar Negro.

Francisco expressou os seus pêsames “pela triste notícia do avião russo despenhado no Mar Negro”, acrescentando os votos de que “o Senhor conforte o querido povo russo e os familiares dos passageiros e da tripulação e do excelente Coro do Exército Vermelho”.

O Ensemble Alexandrov, recordou o Papa, participou na celebração do 26º aniversário do pontificado de João Paulo II.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem papa Francisco, até que enfim ves a verdade; Sim o mundo matou Cristo, porque este era e ainda é a luz que brilha e onde há essa luz jamais haverá trevas, por isso as trevas para terem o seu lugar tem que destruir a luz (Cristo e o vedadeiro cristianismo) mas jamais o conseguirao ( Tu es Pedro e sobre ti edificarei a minha Igreja ( a verdadeira de Cristo) e as trevas sobre ela não prevalecerao;
    O que são as trevas? O que persegue e tenta apagar a luz como o islamismo, o hinduismo e outras seitas demoniacas.

  2. As maiores crueldades partem de cristãos, a grande verdade é que vocês fazem mais o mal do que o bem, basta analisar no Brasil a população carcerária é de cristãos,não tem ateu na cadeia e se um preso se declarar ateu será morto pelos pastores, pessoas que defendem a pena de morte e muitos o extermínio da população negra pela polícia.Cristãos imitam seu deus em julgar e serem cruéis com quem não pensa igual a eles demonizam a religião alheia, mas o verdadeiro demônio é Jawe ou Ala, que são o mesmo monstro assassino.

RESPONDER

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …