Os cristãos “são mais perseguidos hoje” que no tempo dos romanos

Angelo Carconi / EPA

O papa Francisco

O Papa Francisco afirmou na sua mensagem durante a oração do Angelus que a perseguição de que sofrem hoje os cristãos é maior e tão cruel como a que se viveu nos primeiros séculos da cristandade.

O Papa Francisco afirmou esta segunda-feira que a perseguição de que sofrem os cristãos é maior e tão cruel quanto a que se viveu nos primeiros séculos da cristandade na sua mensagem durante a oração do Angelus.

Os mártires de hoje são mais do que os dos primeiros séculos. Se recordarmos a história da cristandade é tão cruel e em maior número. É preciso não esquecer”, disse o pontífice, citado pela agência Efe.

O papa recordou que no Iraque os cristãos celebraram o Natal na sua catedral destruída, “num ato de fidelidade ao evangelho”.

Francisco explicou que esta segunda-feira se celebra Santo Estêvão, o primeiro mártir, para afirmar que “o martírio cristão continua na história da Igreja dos nossos dias”.

Para o papa, “o mundo odeia os cristãos pela mesma razão que odiava Jesus, porque levou a luz de Deus a um mundo que prefere as trevas para esconder as suas obras malditas. Por isso, a mentalidade do Evangelho se opõe à mundana”.

“A Igreja, para dar o seu testemunho de luz e verdade, experiência em vários lugares as perseguições mais duras, até a suprema prova do martírio”, acrescentou o pontífice.

Francisco desejou paz e serenidade a todos os fiéis e que estes “sejam dias de alegria e irmandade”.

O papa expressou finalmente o seu pesar ao “querido povo russo” e recordou o famoso Coro Ensemble Alexandrov, do Exército Vermelho, cujos membros morreram este domingo quando o avião em que seguiam se precipitou no Mar Negro.

Francisco expressou os seus pêsames “pela triste notícia do avião russo despenhado no Mar Negro”, acrescentando os votos de que “o Senhor conforte o querido povo russo e os familiares dos passageiros e da tripulação e do excelente Coro do Exército Vermelho”.

O Ensemble Alexandrov, recordou o Papa, participou na celebração do 26º aniversário do pontificado de João Paulo II.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem papa Francisco, até que enfim ves a verdade; Sim o mundo matou Cristo, porque este era e ainda é a luz que brilha e onde há essa luz jamais haverá trevas, por isso as trevas para terem o seu lugar tem que destruir a luz (Cristo e o vedadeiro cristianismo) mas jamais o conseguirao ( Tu es Pedro e sobre ti edificarei a minha Igreja ( a verdadeira de Cristo) e as trevas sobre ela não prevalecerao;
    O que são as trevas? O que persegue e tenta apagar a luz como o islamismo, o hinduismo e outras seitas demoniacas.

  2. As maiores crueldades partem de cristãos, a grande verdade é que vocês fazem mais o mal do que o bem, basta analisar no Brasil a população carcerária é de cristãos,não tem ateu na cadeia e se um preso se declarar ateu será morto pelos pastores, pessoas que defendem a pena de morte e muitos o extermínio da população negra pela polícia.Cristãos imitam seu deus em julgar e serem cruéis com quem não pensa igual a eles demonizam a religião alheia, mas o verdadeiro demônio é Jawe ou Ala, que são o mesmo monstro assassino.

RESPONDER

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …