Avião militar russo que transportava o Coro do Exército Vermelho caiu no Mar Negro

Bieniecki Piotr / Wikimedia

"Kalinka": actuação do Alexandrov Ensemble, o famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia

“Kalinka”: actuação do Alexandrov Ensemble, o famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia

Um avião militar russo Tu-154 com 91 pessoas a bordo desapareceu este domingo dos radares pouco depois de descolar do aeroporto de Sochi, zona balnear russa na costa do Mar Negro. Entre os desaparecidos estão 64 membros do famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia.

Os destroços do avião militar foram encontrados no Mar Negro, de acordo com agências de notícias locais que citam o Ministério da Defesa.

“Fragmentos do avião Tu-154 do Ministério da Defesa russa foram encontrados a 1,5 quilómetros da costa da cidade de Sochi, no Mar Negro, a uma profundidade entre 50 e 70 metros”, indicou o ministério.

O aparelho partiu às 05:40 (02:40 em Lisboa) de Adler, na zona balnear de Sochi, na costa do Mar Negro, e realizava um voo de rotina quando desapareceu dos radares.

O avião, que transportava 91 pessoas (83 passageiros e 8 membros da tripulação), levava para a Síria os membros do famoso Alexandrov Ensemble, o grupo musical oficial do exército, mais conhecido como “Coro do Exército Vermelho da Rússia“.

O agrupamento musical viajava para participar nas celebrações de Ano Novo na base militar russa de Khmeimim, na costa da cidade síria de Latakia.

“Eu também devia ter seguido com eles para a Síria, mas há poucos dias a minha filha adoeceu e pedi licença médica para ficar com ela”, disse Sergei Jlapnikov, um dos membros do famoso agrupamento musical militar, à agência Interfax.

Segundo Jlapnikov, o avião acidentado transportava apenas os membros do coro e do conjunto de dança, porque a apresentação na Síria não contemplava a participação da orquestra.

O Alexandrov Ensemble, formado durante a era da União Soviética, é um agrupamento musical militar masculino constituído por um grupo de dança, uma orquestra e um coro.

A imortal balada folclórica russa “Kalinka” é uma das mais conhecidas interpretações do icónico coro.

Segundo o ministério da Defesa da Rússia, além dos artistas do Alexandrov Ensemble, viajavam para Síria militares, 9 jornalistas dos principais canais de televisão russos e a médica Elizaveta Glinka, conhecida filantropa russa que acompanhava uma carga humanitária destinada a um hospital sírio.

Segundo a agência Sputnik News, o presidente do Conselho da Federação para a Defesa e Segurança, Viktor Ozerov, afirma que não há qualquer hipótese de a queda do aparelho ter sido provocada por um atentado, e aponta para uma falha técnica ou erro de pilotagem como causas do acidente.

“Eu nem considero a hipótese de atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível”, afirmou Ozerov.

ZAP // Lusa / EFE / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …

Do gesto altruísta à "bomba" que deixaria Scholes orgulhoso. Bruno Fernandes brilha na Champions

Bruno Fernandes esteve em destaque ao serviço do Manchester United em noite de Liga dos Campeões. O português marcou um golaço e teve oportunidade de fazer o hat-trick, mas ofereceu o penálti. Num grupo H ainda …

Sucessivos adiamentos e conversas de backstage entre PS e PCP. As medidas encalhadas vão hoje à prova de fogo

As negociações entre PS e PCP continuam, mesmo enquanto decorrem as votações do Orçamento do Estado para 2021. Os ex-parceiros de geringonça estão a adiar sistematicamente a votação de algumas propostas desde sexta-feira - mas …

Inspeção atrasa viagem do FC Porto para Marselha. Clube culpa o Estado

Uma inspeção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na zona VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, atrasou em uma hora a viagem da equipa do FC Porto para Marselha, onde vai jogar …