Origem da infecção com legionella é provavelmente um espaço público

martinrp / Flickr

A legionella fica normalmente em águas paradas ou quando há sistemas de ar condicionado que arrefecem por água

A legionella fica normalmente em águas paradas ou quando há sistemas de ar condicionado que arrefecem por água

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública alertou hoje para a possibilidade de surgirem mais casos de infeção por legionella, admitindo que a origem da bactéria seja um espaço público em Vila Franca de Xira.

“Pode haver mais casos, sim”, afirmou à agência Lusa Mário Durval, admitindo que a fonte da infecção seja um espaço público da zona de Vila Franca de Xira e recordando que o tempo de incubação da bactéria é de aproximadamente duas semanas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou ao final do dia de sábado 90 casos de infeção por legionella na Grande Lisboa, dos quais 16 estão nos cuidados intensivos, admitindo que possam surgir novos casos.

“Pelo número de pessoas infectadas, o mais provável é que a fonte da bactéria seja a frequência de um sítio qualquer onde haja um ar condicionado, onde haja uma fonte onde tenham ido dezenas de pessoas”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP).

Mário Durval defende um “inquérito epidemiológico”, ou seja, o estudo do histórico das pessoas que foram infectadas pela bactéria, “para localizar a origem”. Só depois, e em função disso, defende, “devem ser feitas as análises à água”.

O dirigente da ANMSP negou que o problema esteja na rede de abastecimento da água, considerando que, nesse caso, a infeção seria de outra natureza.

A legionella fica normalmente em águas mais paradas, nas caldeiras, nas zonas que a água não é renovada ou então quando há sistemas de ar condicionado que arrefecem por água. A água está ali estagnada e fica a uma temperatura ideal para o desenvolvimento da bactéria”, explicou.

As autoridades estão ainda a investigar a fonte das 90 infeções por legionella registadas até ao momento, num surto que consideram preocupante e que já causou um morto, atingindo principalmente o concelho de Vila Franca de Xira.

A quase totalidade dos casos detectados está concentrada na área de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas localidades de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

Dos 90 casos detetados, 59 estão internados no Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes estão espalhados por todos os hospitais da Grande Lisboa, como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o hospital de Amadora-Sintra, o hospital das Descobertas e o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

A vítima mortal é um homem de 59 anos, fumador, que tinha antecedentes de problemas respiratórios.

A legionella desenvolve-se em meio aquático e a infecção ocorre por inalação de gotículas contaminadas, não pela ingestão de água, causando pneumonias, com febre alta, arrepios, dores de cabeça e musculares como sintomas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro que verifiquem os jardins à beira da linha férrea em V. Franca de Xira, fui médica pediatra por 4 anos no hospital local e as patologias (febre da carraça e picadas de insetos, estrófulo, vinham de lá).
    Não custa tentar.
    Obrigada.

    • Cara Mariangela,
      Obrigado pela informação, que nos parece de grande importância e pertinência.
      Talvez fosse adequado passar esse feedback à Direcção Geral de Saúde (Tel: 21 843 05 00 | E-mail: geral@dgs.pt), que certamente lhe dará a devida atenção.

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …