Origem da infecção com legionella é provavelmente um espaço público

martinrp / Flickr

A legionella fica normalmente em águas paradas ou quando há sistemas de ar condicionado que arrefecem por água

A legionella fica normalmente em águas paradas ou quando há sistemas de ar condicionado que arrefecem por água

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública alertou hoje para a possibilidade de surgirem mais casos de infeção por legionella, admitindo que a origem da bactéria seja um espaço público em Vila Franca de Xira.

“Pode haver mais casos, sim”, afirmou à agência Lusa Mário Durval, admitindo que a fonte da infecção seja um espaço público da zona de Vila Franca de Xira e recordando que o tempo de incubação da bactéria é de aproximadamente duas semanas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou ao final do dia de sábado 90 casos de infeção por legionella na Grande Lisboa, dos quais 16 estão nos cuidados intensivos, admitindo que possam surgir novos casos.

“Pelo número de pessoas infectadas, o mais provável é que a fonte da bactéria seja a frequência de um sítio qualquer onde haja um ar condicionado, onde haja uma fonte onde tenham ido dezenas de pessoas”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP).

Mário Durval defende um “inquérito epidemiológico”, ou seja, o estudo do histórico das pessoas que foram infectadas pela bactéria, “para localizar a origem”. Só depois, e em função disso, defende, “devem ser feitas as análises à água”.

O dirigente da ANMSP negou que o problema esteja na rede de abastecimento da água, considerando que, nesse caso, a infeção seria de outra natureza.

A legionella fica normalmente em águas mais paradas, nas caldeiras, nas zonas que a água não é renovada ou então quando há sistemas de ar condicionado que arrefecem por água. A água está ali estagnada e fica a uma temperatura ideal para o desenvolvimento da bactéria”, explicou.

As autoridades estão ainda a investigar a fonte das 90 infeções por legionella registadas até ao momento, num surto que consideram preocupante e que já causou um morto, atingindo principalmente o concelho de Vila Franca de Xira.

A quase totalidade dos casos detectados está concentrada na área de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas localidades de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

Dos 90 casos detetados, 59 estão internados no Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes estão espalhados por todos os hospitais da Grande Lisboa, como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o hospital de Amadora-Sintra, o hospital das Descobertas e o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

A vítima mortal é um homem de 59 anos, fumador, que tinha antecedentes de problemas respiratórios.

A legionella desenvolve-se em meio aquático e a infecção ocorre por inalação de gotículas contaminadas, não pela ingestão de água, causando pneumonias, com febre alta, arrepios, dores de cabeça e musculares como sintomas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro que verifiquem os jardins à beira da linha férrea em V. Franca de Xira, fui médica pediatra por 4 anos no hospital local e as patologias (febre da carraça e picadas de insetos, estrófulo, vinham de lá).
    Não custa tentar.
    Obrigada.

    • Cara Mariangela,
      Obrigado pela informação, que nos parece de grande importância e pertinência.
      Talvez fosse adequado passar esse feedback à Direcção Geral de Saúde (Tel: 21 843 05 00 | E-mail: geral@dgs.pt), que certamente lhe dará a devida atenção.

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …