/

Ordem esclarece: José Sócrates não é engenheiro

26

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A Ordem dos Engenheiros emitiu um esclarecimento, esta quinta-feira, no qual revela que o ex-primeiro-ministro não é engenheiro e informa que vai alertar a Assembleia da República para que retire a referência ao título na biografia de  Sócrates no portal.

A nota da Ordem dos Engenheiros surge na sequência de um “inusitado número de interpelações e pedidos de informação que ultimamente têm sido dirigidos” à associação profissional por parte de membros de cidadãos.

“Nos termos da alínea b), do n.º 2, do Art.º 4.º do Estatuto da Ordem dos Engenheiros (lei 123/2015, de 2 de setembro), cabe a esta Associação Profissional atribuir, em exclusivo, o título profissional de Engenheiro. O ex-Primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros“, informa o comunicado.

Em resposta enviada à comunicação social, Sócrates afirma que as notícias sobre o seu título “só são entendíveis no quadro da actual campanha de maledicência” contra si.

Esclarece ainda que o título com que é tratado diz respeito à sua habilitação académica, sublinhando que nunca invocou, “como abusivamente parece depreender-se do comunicado da Ordem dos Engenheiros, qualquer título profissional” que não lhe pertença.

A associação profissional, embora reconheça ser público que em múltiplas ocasiões é feita, por terceiros, a menção ao título de engenheiro, diz “não ter conhecimento de que o cidadão em causa tenha alguma vez utilizado indevidamente o título“, não tendo portanto motivos para apresentar queixa contra o antigo primeiro-ministro.

Segundo avança o Público, no que diz respeito à referência ao título de engenheiro de José Sócrates na página oficial da Assembleia da República, a Ordem dos Engenheiros “irá contactar a AR no sentido de alertar para a desconformidade existente na referência biográfica patente no seu portal”.

ZAP //

26 Comments

  1. Só agora ??
    Todo o verdadeiro engenheiro civil — isto é, membro da OE do minho ao algarve à madeira e aos açores — sabe isso desde que ele tem cargo político. Mas muito tempo, demasiado tempo, os orgãos destes país de “mansos” e tansos e os media, deixaram passar a mentira de tratamento; mas o reizinho (e muitos outros reizinhos similares) foi sempre nu, pelo menos para mim.

  2. esse malandrim sera sempre engenheiro para os admiradores e sucias e.. para vergonha da ordem que tarde piou. lamentavel mente a ordem dos engenheiros nao teve tomates para cortar o mal pela raiz.. quem seria nessa epoca o bastonario??? era bom lembrar o publico sobre isso. fernando santo e carlos matias ramos

  3. Só agora em 2017 é que a Ordem de Engenheiros se pronuncia? Tanto é o culpado o corrupto como aquele que deixa corromper: a Ordem dos Engenheiros deverá ser RESPONSABILIZADA pelo grave ERRO

    • Uh?? Qual erro? Em que aspecto é que a Ordem se deixou corromper? Que culpa tem a ordem que alguém diga que é engenheiro, e outros alguéns o aceitem e o escrevam?

  4. Penso que o senhor será engenheiro técnico e portanto não se poderia inscrever na ordem dos engenheiros por não ter habilitações para isso, mas não tenho a certeza.

  5. Epá perdoem lá o homem…
    Afinal neste pais quem tem uma posição qualquer tem que ser Dr. Eng. etc porque se não não é nada.
    A minha mulher á uns dias não ficou a fazer limpeza na casa de um “senhora”, porque a primeira coisa que ela lhe exigiu foi: O meu marido é para tratar por Dr. e eu Drª. e a minha mulher mandou-a á M…
    Isto é o pais que temos. Porque os Portugueses até gostam disto…Porque se fizessem como a minha mulher isto acabava por mudar. Mas não o pessoal gosta do lambe lambe e do rasteja á minha frente…

    • Na minha terra só é Dr. aquela que não há aqui: O Médico de Família ! A maioria dos frustrados são licenciados e querem ser chamados SR(a) Doutor(a). A maioria deles naturamente são PSD – Assim também o Sócrates é Engenheiro, não é?. Mas não para os senhores licenciados. Aliás as licenciaturas aqui são inúteis. Nem para mulher à dias, pois ainda arrisca-se de ser sobre-qualificada 🙂

  6. Sinto desiludido e com muita vergonha do meu País
    e das suas Instituições podres! Intitulam-se competentes e funcionais que anedota.
    Os portugueses estão fartos de tanta incompetência…
    Basta! Basta!
    Julgo que precisamos de uma nova democracia com gente honesta, pessoas com integridade e
    com bom carácter e sem interesses pessoais.

  7. Absurdo! Se um diz mata, vêm os corajosos e dizem esfola.
    Quantos intitulados engenheiros estão inscritos na Ordem dos Engenheiros?
    O que interessa se um primeiro-ministro pode ou não exercer engenharia?
    Por acaso o homem concorreu a um cargo de engenheiro para fazer algum projeto de uma ponte?…
    Todos sabem que o tratamento de Engº ou Engª, Arqª ou Arqª é dado da mesma forma que outros licenciados como o Sócrates (com Bolonha ou sem), de outras áreas, recebem de Dr. ou Dra., mesmo sabendo-se que não possuem o grau de Doutor, apenas formalmente atribuído a estes, após aprovação da tese de doutoramento.
    Vamos agora investigar se todos os políticos ou detentores de cargos públicos que são designados (por simples deferência, vista pelo resto do mundo como absurda e obsoleta) de Drs. são realmente doutores, com teses de doutoramento?
    E porquê esta súbita coragem de uma ordem dos engenheiros, que muitos licenciados em engenharia como eu nunca viram qualquer utilidade em nela se inscreverem, por não pretenderem exercer engenharia?
    Será que a coragem da Ordem dos Engenheiros seria a mesma se fosse com um político no ativo, sem acusações de crimes?
    E por fim, com todas as acusações que pendem sobre o Engº Sócrates, ainda sem condenação, note-se, que diabo interessa agora a alguém com dois dedos de testa se ele tem ou não direito a um título de deferência A ou B?
    Pobres dos engenheiros que têm uma ordem com este tipo de preocupações!…

    • É isso João! É isso! Sabe… O ódio cega… Parece que, no meio de tanto ódio, alguém consegue ver como as coisas realmente são. E nem está a defender ou acusar quem quer que seja! Obrigado por provar que não sou o único no meio de tanta gente “cega”

    • Subscrevo o comentário de João Frazão “Absurdo! Se um diz mata, vêm os corajosos e dizem esfola”. É uma vergonha que a Ordem dos Engenheiros se preste neste momento a isto…

  8. Ora bem… TODOS dizem que ele é engenheiro (inscrito na Ordem) menos o próprio. Isto também deve ser culpa do Sócrates…

  9. A partir de agora passa a ser ingenheiro e assim ficará satisfeito na mesma, seria injusto um ex-ministro sem título, coisa nunca vista neste país de doutores e engenheiros!.

    • Não percebeste, o sr socas tem um curso de engenharia tirado, apenas não está inscrito na ordem, logo não pode ser chamado de engenheiro.
      Por isso têm título, pelo menos de lincenciatura.

  10. Jose Socrates Engenheiro,ahahahahahaha!!!!So mesmo o PS para engolir um SAPO,tao grande!!!Se calhar ha mais,que eu tenha conhecimento ja sao dois,Socrates para gamar esses milhoezinhos,outro cara de PAU para nao lhe chamar um nome mais feio porque a minha Educaçao respeita Democracia Portuguesa,nao VOTAR a favor do ordenado Minimo de 600,00,euros,vejam bem um DESFALQUE grande no ORÇAMENTO do Estado!!!!Perante os milhoes que andam por ai,nem a propria Justiça descobre!!!!Portugueses todos na rua queremos saber quem mete a mao no nosso Patrimonio Monetario!!!Ja ha Doentes com Doenças RARAS a morrer por falta de medicaçao Adequada,a dita existe nas Farmacias sao muito caras!!!!

    • Deves ter-te esquecido do Relvas DR. Nas placas de inauguração…
      O Sócrates ao menos tem mesmo um curso de engenharia tirado, e não falo do curso de filosofia e ciências políticas que teve o célebre exame de inglês ao domingo.
      Porque contando assim, tem uma engenharia e uma licenciatura.
      Acontece que não está inscrito na ordem dos engenheiros logo não pode ser considerado engenheiro, apenas isso!!!
      Acho que não percebeu, mas também o ZAP não fez muito por explicar… o sensacionalismo tem mais piada assim!!!
      Atenção que não defendo o indivíduo Sócrates, até acho que como outros tantos políticos aproveitou-se do lugar que exercia a seu favor, mas sou a favor da verdade e a verdade sobre a notícia é esta.

      • Caro leitor,
        O ZAP fez questão de separar o assunto “ter uma licenciatura” do assunto “titulo pelo qual se é tratado”, não fazendo qualquer referência ao primeiro assunto nesta notícia, que, de forma muito clara, objectiva e explícita, versa apenas o segundo.
        Aparentemente, é o leitor que não percebe essa distinção, uma vez que fez questão de trazer o assunto “ter uma licenciatura” ao responder a um comentário que não o refere, numa notícia que não o refere.

      • O Socas tirou um bacharelato em Eng. Civil no ISEC. Depois fez os anos em falta e tirou uma licenciatura em eng. civil numa daquelas coisas manhosas (independente ou uma coisada qualquer dessas). Depois ainda tirou um MBA no ISCTE. E só depois é que foi para França dar na filosofia.
        Pelo que sei acho que esteve inscrito na ordem dos engenheiros técnicos e não na ordem dos engenheiros.

  11. Se este não era engenheiro, deram-lhe o título de engenheiro, para ser 1º Ministro! ele aceitou!!! Agora fico a pensar, se o outro dos fanicos, também é professor? porque não parecia! os cidadões e outras palavras que não figuram no dicionário, deixa muitas dúvidas…
    Resumindo e concluindo, o nosso país é um cenário, em que as pessoas são obrigadas a representar aquilo que não são, só para serem respeitadas… porque um serralheiro está ao alcance de fazer trabalhos desenhados, inventados e calculados, por um engenheiro! mas alguém tem respeito pelo serralheiro? Ninguém! um é apenas o ‘serralheiro’, o outro é o ‘Sr. Engenheiro’, mais nada. Se ele tem habilitações para engenheiro, mas entrou na política e não exerceu a profissão, ainda pode exercer essa profissão! se ele quiser é engenheiro, se não quiser vive de uma reforma melhor que a minha.

  12. Claro que não é engenheiro, mas em boa verdade a maior parte dos outros também não são doutores, apesar de serem tratados como tal. Quantos deles têm realmente um doutoramento?
    Resquícios do salazarismo…

    • Não, não são resquícios do salazarismo. São apenas pessoas que sabem ler e informar-se antes de comentar, ao contrário do sabidão Rui.

      dou·tor |ô|
      (latim doctor, -oris, mestre, aquele que ensina)
      substantivo masculino

      1. Indivíduo que recebeu o maior grau universitário, com direito a usar as insígnias de borla e capelo (ex.: doutor em Filosofia).
      2. Homem douto em ciências ou letras.
      3. Pessoa que exerce medicina. = MÉDICO
      4. Pessoa que se formou numa universidade (abreviatura: Dr.).
      5. Pessoa que ensina matérias de doutrina ou a quem é reconhecida autoridade (ex.: doutor da Igreja; doutores da Lei).
      6. [Informal] Pessoa que se acha muito sábia ou sabedora; pessoa pretensiosa em relação ao que sabe. = SABICHÃO, SABIDÃO
      7. [Informal] Bacio.

      “DOUTOR”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/DOUTOR [consultado em 25-10-2017].

      • Na acepção #6, de facto doutores não faltam por cá. Já relativamente à #4, sabe indicar-me um país *desenvolvido*, para além de Portugal, em que se use?
        Talvez realmente sejam, afinal, resquícios do salazarismo. Ou, vendo bem as coisas, de um provincianismo mais antigo ao qual o salazarismo deu continuidade, pois também no Brasil qualquer tipo com dinheiro é “doutô”…

      • Sim. Mas é tudo sobretudo uma questão de língua portuguesa que o senhor parece desconhecer, seu sabidão.

      • Mais precisamente é uma questão de cultura portuguesa, resquício de um período em que apenas os filhos de “boas famílias” (leia-se ricas) tinham acesso ao ensino e a concluir um curso superior. Com o tempo esse costume bacoco haverá de perder-se.
        Por outro lado, não respondeu à minha pergunta (o que é natural, dado que nem “nuestros hermanos” chamam doutor a qualquer nabo com uma licenciatura numa universidade de vão de escada).
        Ah, e não se confunda: Sabidão é você, eu sou o Rui.

  13. Olha a Grande Gaita, então fomos governados por alguém que não era nem Dr. nem Engº, e eu que não consigo votar no Isaltino, Bolas o Sr. não parecia muito diferente dos outros, fomos outra vez enganados!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.