Orçamento põe Portugal na “situação normal” de outros países europeus

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças e também presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, defendeu esta sexta-feira que o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) coloca Portugal na “situação normal” de outros países europeus, com “quase equilíbrio entre receitas e despesas”.

“Este é um Orçamento particularmente importante pelos números que apresenta, pelo facto de ser, pela primeira vez, um Orçamento em que o Governo projeta um quase equilíbrio entre as receitas e as despesas e isso é, de certa forma, histórico”, declarou o governante, que falava na Conferência Anual da Ordem dos Economistas, em Lisboa.

Segundo Mário Centeno, o documento coloca ainda, “de forma clara, Portugal, no contexto europeu, numa situação que é normal nos outros países”. “E o facto de ser a primeira vez que Portugal pode apresentar um orçamento com estas características deve ser assinalado”, reforçou o responsável.

O também presidente do Eurogrupo observou que o país entra, assim, “num regime de normalidade que, infelizmente, não tinha tido antes”, o que representa “uma enorme responsabilidade para os que executam, aprovam e desenham” o OE2019.

Na proposta de OE2019, o Governo estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 118,5% do PIB.

O executivo mantém a estimativa de défice orçamental de 0,2% do PIB no próximo ano e de 0,7% do PIB este ano.

Falando sobre esta estimativa do défice para 2019, Mário Centeno disse tratar-se de “um número histórico” e um “sinal que Portugal entrou, de facto, num regime distinto”. “Esperamos estar à altura de o cumprir”, adiantou.

Sustentabilidade das contas públicas

Na sua intervenção, o governante reiterou que o OE2019, o quarto e último desta legislatura, segue “uma trajetória projetada” por este executivo, baseada na “sustentabilidade das finanças públicas”.

“O pior que pode acontecer às políticas públicas é serem erráticas e imprevisíveis”, observou, vincando que o documento deve ser “previsível e resultante de um diálogo”.

Fazendo um balanço, Mário Centeno admitiu, porém, que “é evidente que as coisas não correm sempre assim tão bem”. “Mas desta vez correram e o que projetamos para 2019 é mais um passo num quadro orçamental executado ao longo da legislatura com o maior rigor, para trazermos credibilidade às finanças públicas”, salientou.

Como exemplo, apontou que “em 2017 Portugal bateu todos os recordes de crescimento, de investimento e de exportações”. “Aquilo que temos observado em 2018 e o que projetamos para 2019 é um crescimento normal, mais baixo, mas que tem a sua raiz e a sua origem nas exportações que – que pesam 45% do PIB – e do investimento”, adiantou o ministro Mário Centeno.

Também presente na ocasião, o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, argumentou que o país “passou de uma economia deprimida para uma economia em expansão”. E realçou ainda que 2019 será “o primeiro ano em democracia com contas próximas do equilíbrio”, situação que permite “olhar o futuro com confiança”.

A votação final global da proposta de OE2019 está agendada para 30 de novembro.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …