Onze deputados madeirenses julgados por desvio de subvenções

Onze deputados madeirenses, quatro dos quais ainda em funções no parlamento regional, começam a ser julgados na segunda-feira na Secção Regional do Tribunal de Contas da Madeira, acusados de desvio de subvenções atribuídas pela Assembleia Legislativa.

Este processo, movido pelo Ministério Público (MP) junto do Tribunal de Contas (TdC) na Madeira, tem por base um relatório de uma auditoria. Estarão em julgamento o atual líder parlamentar do PSD/Madeira, Jaime Ramos, além dos deputados ainda a exercer o cargo como Vitor Freitas (PS), José Manuel Rodrigues (CDS) e Edgar Silva (PCP).

Os outros nove visados, parlamentares em 2006 e que já cessaram funções, são Bernardo Martins e Gil França (PS), Leonel Nunes (PCP) Violante Matos e Paulo Martins (BE) e os deputados independentes João Isidoro e Ismael Fernandes.

“Cada um dos demandados cometeu uma infração dolosa de natureza reintegratória por desvio de dinheiro (…) e uma infração dolosa de natureza sancionatória”, diz a acusação do MP, assinada pelo procurador-geral adjunto Varela Martins, e a que a agência Lusa teve acesso.

No caso de Jaime Ramos, o MP sustenta que o grupo parlamentar social-democrata madeirense recebeu da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) 1.279.834,29 euros, tendo sido apurado na auditoria que esse montante “não foi utilizado nem para o pagamento dos vencimentos do pessoal do gabinete daquele grupo parlamentar da ALM (…) nem ainda para os encargos de assessoria, contactos com eleitores e outras atividades correspondentes aos respetivos mandatos dos deputados do PPD/PSD da ALM”.

Acrescenta que não foi também “apresentado qualquer justificativo da utilização daquele montante (…), contribuindo, portanto, o primeiro demandado, como líder e membro desse grupo parlamentar para que alguém ou entidade se apoderasse e/ou a gastasse noutros fins que não os estabelecidos (…), ou seja, que aquele montante desaparecesse, em prejuízo, pois do erário público”, tendo consciência de que “tal conduta lhe não era permitida por lei”.

O MP usa a mesma argumentação para os restantes demandados, os deputados socialistas Vitor Freitas (atual presidente do PS/Madeira), Bernardo Martins e Gil França, apontando que o grupo parlamentar do PS na ALM recebeu nesse ano 454.947,74 euros.

Destaca ainda que estes “despenderam 40.564,00 euros em fins diversos aos consignados”, mencionando a entrega de um donativo e o pagamento de viagens a elementos de uma banda musical, “despesas não relacionadas com os seus mandatos, tudo, pois, em prejuízo do erário público”.

No que diz respeito ao deputado do CDS José Manuel Rodrigues, a verba em causa é 61.496,23 euros; os representantes do PCP, Edgar Silva e Leonel Nunes são responsabilizados por 68.301,40 euros; os parlamentares do BE, Violante Saramago Matos e Paulo Martins, pela utilização de 21.500 euros.

Segundo o MP, os deputados independentes, Isidoro Gonçalves e Ismael Fernandes receberam, respetivamente, 10.685,61 e 28.139,92 euros, que foram utilizados indevidamente.

O MP vem pedir a condenação dos demandados na reposição dos montantes não justificados, acrescida do pagamento de penas de multa que variam entre os 9.600 e os 4.800 euros.

O julgamento está agendado para segunda e terça-feira na Secção Regional da Madeira do TdC.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …