Israel e palestinianos chegaram a acordo sobre um “mecanismo provisório” para acelerar a reconstrução de Gaza sob controlo da ONU e assegurar que os materiais de construção vão ser destinados a fins civis, anunciou um responsável das Nações Unidas.
“É um acordo tripartido entre Israel, palestinianos e a ONU que permitirá trabalhos com a amplitude necessária na Faixa de Gaza, implicando o setor privado e permitindo à Autoridade palestiniana uma função de direção nos esforços de reconstrução e fornecendo garantias, através de um controlo da ONU, que esses materiais não serão desviados do seu uso exclusivamente civil”, precisou perante o Conselho de Segurança Robert Serry, coordenador da ONU para o Médio Oriente.
Este acordo, frisou, “constitui um passo importante em direção ao objetivo da abolição de todas as restrições” impostas à Faixa de Gaza e um “sinal de esperança para a população”.
A medida, sublinhou ainda, deverá “voltar a dar confiança aos doadores” para que financiem os esforços de reconstrução após a recente ofensiva israelita, que devastou o território e provocou mais de 2.100 mortos palestinianos.
/Lusa
Conflito Israelo-Árabe
-
22 Junho, 2015 ONU identifica possíveis crimes de guerra em Gaza
-
13 Maio, 2015 Vaticano reconhece Estado da Palestina