Oficiais dizem que falta de efetivos nas Forças Armadas “atingiu ponto de rutura”

Defesa Nacional / Facebook

O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas considerou este domingo que o memorando enviado por quatro chefes militares ao Governo sobre o défice de efetivos vem confirmar que foi atingido um “ponto de rutura”.

“Para nós, não é novidade nenhuma. É aquilo que temos vindo a dizer há anos sobre a exiguidade de efetivos”, disse à agência Lusa António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA).

Segundo o mesmo responsável, dados da Direção-Geral da Administração e Emprego Público indicam que em setembro de 2017 os efetivos das Forças Armadas estavam cerca de 5.500 abaixo do teto definido, que é de 32 mil. António Mota referiu que este “declínio” de efetivos começou em 2011, agravou-se e agora é “literalmente impossível” fazer “mais com menos”, sublinhando que a “linha vermelha já foi ultrapassada há anos”.

De acordo com o presidente da AOFA, as missões primárias, como as operações da Força Aérea de busca e salvamento, continuam a ser realizadas, mas com grande sacrifício e sobrecarga de trabalho dos seus profissionais. Força Aérea e Marinha são dois dos ramos que perderam grande número de efetivos, havendo situações em que o pessoal é tão pouco que chega um navio de uma missão e parte outro com a mesma tripulação, que não descansou devidamente, revelou.

Não é possível pedir mais às pessoas“, enfatizou António Mota, sublinhando que a carreira das Forças Armadas também deixou de ser atrativa para os jovens que, em início de carreira, ganham mais se forem para a GNR.

A par da falta de efetivos, disse, as missões das Forças Armadas são “cada vez mais e mais exigentes”, lembrando que foi atribuído à Força Aérea a gestão e combate a incêndios.

“Isto é uma missão brutal que a Força Aérea não fazia até hoje“, observou. António Mota advertiu que o problema que afeta as Forças Armadas não se resume ao défice de efetivos, mas também a outras restrições orçamentais com implicações na manutenção dos equipamentos dos diversos ramos.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …