//

Obras de Picasso, em exibição em restaurante de Las Vegas, vão ser leiloadas

Onze obras de arte de Pablo Picasso estiveram em exibição num restaurante em Las Vegas durante mais de 20 anos. Agora, serão leiloadas em outubro, ou seja, dois dias antes do que teria sido o 140º aniversário do artista.

A coleção – que inclui pinturas, trabalhos em papel e uma cerâmica – e que pertence à MGM Resorts, está avaliada em cerca de 88 milhões de euros, de acordo com a casa de leilões Sotheby’s, que está a organizar a venda.

“É uma coleção enciclopédica do trabalho de Picasso, apresentando obras de 1917 a 1969 – englobando praticamente a duração de toda a sua carreira”, referiu Brooke Lampley, presidente da Sotheby’s, citado pela CNN.

Entre as 11 obras está a famosa “Femme au béret rouge-orange”, uma pintura a óleo de Marie-Thérèse Walter, uma jovem modelo francesa com quem a artista teve um caso. Os extensos retratos de Walter, com quem o artista teve uma filha, são marcados por cores vivas e uma sensação de intimidade.

“Buste d’homme”, de 1969, é outra das obras que será leiloada.

O leilão de obras de Picasso será a “maior e mais significativa” venda de belas artes já realizada em Las Vegas, de acordo com a Sotheby’s.

A mudança faz parte da tentativa do grupo MGM Resorts reposicionar a cidade – conhecida por jogos de sorte e entretenimento – como “um destino de arte mais amplo”, sublinhou Lampley.

Em comunicado, a MGM afirmou que leiloar as obras de Picasso daria um alto contributo ao seu objetivo de “aprofundar a diversidade e a inclusão” na sua coleção de arte. Parte dos lucros será investida de volta no mercado de arte, de acordo com a Sotheby’s.

A MGM Resorts destaca que a sua coleção já é bastante diversificada, mas quer exibir ainda mais obras de mulheres, artistas LGBTQ, pessoas de cor e portadores de deficiência.

“Estamos comprometidos em criar uma coleção ainda mais inclusiva que mantenha a amplitude do nosso portfólio existente ao mesmo tempo em que dá mais voz aos artistas de comunidades sub-representadas”, disse o diretor do resort, Ari Kastrati.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.