Obras na ala pediátrica do Hospital de São João vão avançar por ajuste direto

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O Parlamento aprovou esta terça-feira por unanimidade a proposta de alteração do PS que prevê a possibilidade de recurso ao ajuste direto para a construção do Centro Pediátrico do Hospital de São João.

O Parlamento aprovou esta terça-feira a proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2019 do PS que prevê a possibilidade de recorrer a ajuste direto para a construção da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto.

A proposta dos socialistas mereceu o voto favorável de todas as bancadas parlamentares, enquanto que as propostas do CDS e do PSD sobre a mesma unidade hospitalar foram rejeitadas.

O documento do Partido Socialista quer “salvaguardar a célere construção das novas instalações do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João, E. P. E.”.

Desta forma, prevê o recurso ao ajuste direto “para efeitos da celebração dos contratos relativos à conceção, projeto e construção do Centro Pediátrico, considerando-se preenchidos os requisitos e condições exigidas para a adoção deste procedimento pré-contratual”.

Além disso, o documento autoriza também que o processo não careça de fiscalização prévia do Tribunal de Contas, “produzindo todos os seus efeitos sem necessidade de obtenção do visto ou declaração de conformidade, sem prejuízo da sua sujeição à fiscalização concomitante nos termos legais”, adianta o Jornal i.

Para os socialistas, a obra do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar do Hospital Universitário do São João “é uma necessidade premente e urgente“.

Desde 2008, a ala pediátrica funciona em instalações provisórias, em contentores. As obras deveriam ter avançado este ano, mas nunca chegaram a acontecer.

Antes de ser votada esta proposta do PS, tinha sido já aprovada uma outra, do Bloco de Esquerda, que adianta que o conselho de administração do Centro Hospitalar de São João “fica autorizado a iniciar o processo de construção da nova ala pediátrica, ficando, por isso, autorizado à utilização das verbas necessárias e já transferidas para o efeito”.

Na especialidade, os deputados aprovaram também uma proposta do PEV para que em todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) seja ministrado “o medicamento que se destina a tratar a atrofia muscular espinhal, aos doentes com tipo I e com tipo II”, avança o Diário de Notícias.

A proposta do PCP para serem acrescentadas três vacinas ao Plano Nacional de Vacinação (contra a meningite B; contra o rotavirus e contra o vírus do papiloma humano nos rapazes) foi também aprovada, com os votos contra do PS e a abstenção do CDS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …