Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

Christie's Images Ltd

“Torre da mesquita de Koutoubia” – obra criada por Winston Churchill

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada pela Jolie Family Collection.

A obra da coleção da atriz Angelina Jolie passou a ser a pintura mais cara do ex primeiro-ministro britânico a ser vendida em leilão. A venda ultrapassou todas as expectativas inicias, que rondavam os 2,5 milhões de libras, e o quadro acabou por ser leiloado por 8,3 milhões.

A obra “Torre da Mesquita Koutoubia” foi vendida na segunda-feira, dia 1 de março, pela Jolie Family Collection e apresenta as sombras longas e os tons quentes de um pôr do sol em Marraquexe – um dos temas favoritos de Churchill.

O recorde anterior de Winston Churchill, no que diz respeito à venda das suas obras, foi de  1,7 milhões de libras, em 2014, num leilão da Sotheby’s London.

De acordo com fonte do CNN, o ator Brad Pitt comprou a obra de Churchill para oferecer à sua esposa Angelina Jolie em 2011. O casal separou-se em 2016 após vários anos de vida conjunta.

A pintura “Scene at Marrakech”, outra composição repleta de luz do lugar favorito de Churchill, foi vendida por cerca de 1,9 milhões de libras e “St Paul’s Churchyard” foi vendida por quase 1,1 milhões.

Winston Churchill pintou a obra “Torre da Mesquita Koutoubia” quando esteve em Marraquexe a participar na Conferência de Casablanca em janeiro de 1943. O evento reuniu o primeiro-ministro britânico com o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, e teve como objetivo definir uma estratégia para derrotar a Alemanha Nazi.

Para além de ter sido um político bem sucedido, Churchill destacou-se como artista amador pois gostava bastante de pintar. O antigo primeiro-ministro do Reino Unido encontrou um refúgio na arte para superar os efeitos da depressão que sofreu ao longo da sua vida.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Faltou explicar como a família Jolie adquiriu a obra que foi presente de Churchill ao presidente dos Estados Unidos.

    • É só ler….está lá escrito, eu ajudo…”De acordo com fonte do CNN, o ator Brad Pitt comprou a obra de Churchill para oferecer à sua esposa Angelina Jolie em 2011. O casal separou-se em 2016 após vários anos de vida conjunta.”…

RESPONDER

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …