Angelina Jolie vai vender quadro pintado por Churchill. Obra foi criada durante a 2ª Guerra (e tem significado especial)

Georges Biard / Wikimedia

A atriz Angelina Jolie

A atriz norte-americana Angelina Jolie vai vender o único quadro pintado pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. A pintura vai ser vendida num leilão e deverá render cerca de 3,4 milhões de dólares.

Winston Churchill pintou a obra “Torre da Mesquita Koutoubia” quando esteve em Marraquexe a participar na Conferência de Casablanca em janeiro de 1943. O evento reuniu o primeiro-ministro britânico com o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, e teve como objetivo definir uma estratégia para derrotar a Alemanha Nazi.

Christie's Images Ltd

“Torre da mesquita de Koutoubia” – obra criada por Winston Churchill

Na época, Churchill ofereceu o quadro a Roosevelt e foi desta forma que a obra acabou por entrar na coleção de obras de arte de Angelina Jolie, diz o CNN.

Agora, a atriz norte-americana vai a colocar a peça histórica à venda e espera angariar cerca de 3,4 milhões de dólares no leilão que se irá realizar no próximo mês.

O que se sabe é que o quadro é oferecido pela Jolie Family Collection e que foi adquirido pela atriz em 2011. Porém, a casa de leilões não detalhou a forma como Angelina Jolie se tornou detentora da obra.

“É a única obra que Churchill pintou durante a Segunda Guerra, talvez encorajado pelo recente progresso feito pelos Aliados, naquele que considerava ser um dos mais belos países que havia encontrado”, referiu Nick Orchard, chefe de arte moderna britânica na Christie’s, num comunicado.

A obra foi criada depois dos dois líderes concordarem em aceitar apenas uma “rendição incondicional” dos poderes do Eixo – uma declaração de intenções estrategicamente significativa entre as duas figuras políticas no tempo da guerra.

Embora Churchill tenha pintado várias obras durante a sua estadia em Marrocos antes do início da guerra, esta é a única obra conhecida do primeiro-ministro entre 1939 e 1945.

“A Torre da mesquita de Koutoubia é sem dúvida a melhor pintura de Churchill devido à importância do assunto para ele e porque destaca a importância da amizade entre os dois líderes”, disse Orchard.

O especialista sublinha que “a doação a Roosevelt reafirma o facto de Churchill ter o presidente americano em alta consideração, e aponta para os esforços conjuntos em guiar as potências aliadas para o resultado da Segunda Guerra Mundial”.

U.S. National Archives and Records Administration / Wikimedia

Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill

Para além de ter sido um político bem sucedido, Churchill destacou-se como artista amador pois gostava bastante de pintar. O antigo primeiro-ministro do Reino Unido encontrou um refúgio na arte para superar os efeitos da depressão que sofreu ao longo da sua vida.

Churchill aprendeu a pintar com Paul Maze, que conheceu durante a Primeira Guerra Mundial. O pintor foi uma grande influência na vida artística do político e tornou-se no seu companheiro de pintura ao longo da vida.

As obras mais conhecidas de Churchill são paisagens impressionistas, muitas delas criadas enquanto estava de férias no sul de França, no Egito ou em Marrocos.

Com o uso do pseudónimo “Charles Morin”, o britânico continuou este hobby ao longo da sua vida e chegou mesmo a pintar centenas de quadros.

A obra de arte “Torre da mesquita de Koutoubia” vai ser agora leiloada no dia 1 de março.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …