À primeira vista, o Sion parece um carro preto vulgar. Mas o novo carro elétrico da Sono Motors, sediada na Alemanha, está equipado com pequenas placas solares que cobrem as portas, o capô, o tejadilho, e o resto da superfície.
São especificamente 456 placas solares. Este carro está a ser concebido há uma década por Laurin Hahn, CEO e co-fundador da Sono Motors, e Jona Christians, co-fundadora da empresa.
Quando está estacionado na rua, o carro pode carregar-se a si próprio — que assim precisa de ser ligado para carregar um quarto das vezes normais, poupando dinheiro e tempo. “É conveniente, e torna a vida mais fácil”.
“Começámos numa pequena garagem em Munique, tendo uma visão: um mundo sem combustíveis fósseis”, diz Hahn.
De acordo com a Fast Company, Christians e Hahn chegaram à conclusão de que a energia solar poderia ajudar a acelerar a adoção de carros elétricos.
Apesar de ser possível ligar o carro durante a noite para o carregar em casa, é habitual ter de usar carregadores públicos — o pode ser inconveniente.
Mas as placas solares integradas no carro podem aumentar significativamente a sua autonomia — diminuindo a necessidade de o ligar à corrente para carregar.
Numa primeira experiência, Christians e Hahn compraram um carro barato no eBay, transformaram-no em elétrico, e adicionaram-lhe painéis solares. Seguiram-se anos de investigação e desenvolvimento.
A empresa tem agora um protótipo pronto para produção e está a construir veículos para testes finais, estando o início da produção previsto para a segunda metade de 2023. O preço é de cerca de 25,000 euros — num mercado onde há veículos elétricos que chegam aos 250,000.
O carro tem carregamento bidirecional, o que significa que pode ser utilizado para carregar equipamento elétrico, ou mesmo servir de reserva para fornecer energia de volta, quando ligado a uma casa.
“Este é um enorme conjunto de baterias”, diz Hahn. “Poderia basicamente funcionar com ele durante vários dias, talvez até semanas, sem qualquer carga”.
Duas evoluções tornaram o carro viável. “A tecnologia solar tornou-se mais barata e mais eficiente nos últimos 10, 20 anos — tremendamente”. “A segunda é que a taxa de adoção do VE foi muito elevada”. Há dez anos, os VE não eram bons. Agora são”.
A empresa também fabrica um “kit de autocarros solares” que pode ser usado para equipar autocarros a diesel com cerca de 7.9 m2 de painéis solares no telhado, e está a trabalhar com fabricantes de autocarros e camiões para integrar energia solar em veículos novos.
Parabéns à Inês Costa Macedo pelo tom, claro, pausado e sereno com que apresenta as notícias. Tem muito futuro como apresentadora. Boa dicção e dom de comunicação.