Gigantescas cavernas de sal podem transformar-se em importantes baterias de energia limpa

Augwind Energy

A Augwind afirma que a sua instalação de demonstração da AirBattery alcançou uma eficiência de ida e volta de 47% – uma instalação comercial verá esse valor subir acima dos 60%

As cavernas de sal subterrâneas podem tornar-se enormes baterias que armazenam semanas e semanas de energia limpa. A Alemanha está animada.

Atualmente, somos melhores a produzir energia limpa do que a armazená-la. Isso representa um desafio em regiões com pouco vento e luz solar – pondo sob pressão as redes elétricas alimentadas por fontes renováveis.

A Augwind Energy acredita que poderá ter encontrado uma solução a milhares de metros abaixo do solo.

A empresa desenvolveu um sistema de armazenamento de energia de longa duração (LDES) chamado AirBattery, que se baseia no ar comprimido mantido em cavernas de sal subterrâneas.

A grande esperança é o sul da Alemanha. A Augwind estima que só na Alemanha existem mais de 400 cavernas salinas adequadas, cada uma com capacidade para armazenar ar comprimido que pode gerar entre 3-8 GWh de eletricidade.

O AirBattery armazena energia de forma fiável durante semanas, exigindo muito menos terra, água e capital do que os sistemas mais comuns de armazenamento hidroelétrico por bombagem.

A AugWind afirma que a sua instalação de demonstração consegue uma eficiência de ida e volta de 47%. Por seu turno, a sua instalação comercial deverá registar uma eficiência de mais de 60%.

O sistema AirBattery é considerado capaz de funcionar durante décadas sem degradação e com custos de funcionamento mínimos.

Segundo a New Atlas, a empresa planeia construir a sua primeira instalação comercial AirBattery precisamente na Alemanha, com o objetivo de a ter em funcionamento até 2028.

Todas estas cavernas gigantes que existem na Alemanha poderiam, juntas, armazenar o equivalente a 65% do consumo anual de eletricidade do país.

Para já, lembra a New Atlas, a Augwind tem de concluir os acordos com os comerciantes de energia e os proprietários das cavernas salinas, obter licenças para as suas instalações comerciais e finalizar o projeto do sistema AirBattery.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.