O que muda na terceira fase de desconfinamento. Costa explica e abre exceções para Lisboa

João Relvas / Lusa

António Costa anunciou os planos para a terceira fase do desconfinamento, revelando a reabertura de alguns serviços. Na Área Metropolitana de Lisboa serão mantidas algumas medidas de restrição.

O primeiro-ministro António Costa falou esta sexta-feira ao país após um Conselho de Ministros, no qual foi feita “a avaliação do conjunto das medidas de desconfinamento” que têm vindo a ser adotadas mediante a pandemia de covid-19.

“A avaliação que fazemos é positiva para a generalidade do país, havendo motivo de preocupação no que diz respeito à evolução na área metropolitana de Lisboa”, disse o chefe de Governo.

Ainda assim, António Costa realça que os focos de contaminação verificados na capital nada têm a ver com o desconfinamento, uma vez que vêm de atividades que nunca encerraram.

Portugal regista hoje 1.383 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que na quinta-feira e 31.946 infetados, mais 350, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). A larga maioria dos novos casos continua a ser na região de Lisboa.

“Na avaliação do Governo, estão, a nível nacional, reunidas as condições para podermos avançar com a concretização das medidas de desconfinamento que tínhamos previsto no final de maio e princípio de junho”, disse António Costa.

O decréscimo de internamentos e o aumento do número de recuperados foram as razões dadas pelo primeiro-ministro para avançar com o alívio das medidas.

Nesta terceira fase de desconfinamento, o Governo optou pela reabertura dos jardins de infância; dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos; das Lojas do Cidadão; dos ginásios; e das lojas com área superior a 400 metros quadrados, ou inseridas em centros comerciais.

“A reabertura das Atividades de Tempos Livres (ATL) não integrados em estabelecimentos escolares” será consumada apenas no dia 15 de junho. Costa explicou que este adiamento acontece devido “à necessidade de dar tempo à organização das áreas onde se desenvolvem estas atividades”.

O teletrabalho também passa a ser parcial por opção das empresas. No entanto, há algumas exceções. Imunodeprimidos e doentes crónicos, pessoas com deficiência acima dos 60% e pais com filhos em casa com menor de 12 anos ou com deficiência podem continuar a trabalhar em casa, “independentemente do acordo com a entidade patronal”.

A partir de junho, como escreve o Observador, a restrição da lotação total a 50% na restauração deixa de existir. As celebrações religiosas regressam também este fim-de-semana.

“Este fim-de-semana, poder-se-ão realizar já as cerimónias religiosas comunitárias de acordo com as regras definidas pela DGS com cada uma das confissões religiosas”, disse António Costa.

Como anteriormente definido, a reabertura da época balnear fica para o dia 6 de junho.

Exceções para Lisboa

Face à situação que se vive na capital portuguesa, António Costa anunciou que, por exemplo, os centros comerciais da região de Lisboa, assim como as lojas do cidadão, permanecem encerrados até dia 4 de junho por decisão do Governo.

No caso dos centros comerciais, chegou a ser sugerido que se mantivessem apenas alguns fechados (o de Loures, por exemplo). No entanto, o primeiro-ministro rejeitou esta hipótese. Para o chefe do Executivo, ou reabrem todos ou nenhum.

Além disso, as lojas com mais de 400 m2 e as feiras podem ou não permanecer abertas na região de Lisboa. Esta decisão cabe às câmaras municipais, que podem ou não reabrir estes espaços, salientou o primeiro-ministro.

Costa reforçou a ideia de que sempre disse que “não teria qualquer vergonha de ter que adiar ou dar um passo atrás se fosse necessário”, referindo-se à decisão de adiar parcialmente o desconfinamento em Lisboa.

Assim, o levantamento de algumas restrições é adiado para evitar grandes aglomerações de pessoas. O Conselho de Ministros entendeu que deverá haver um reforço da vigilância epidemiológica em Lisboa, tendo em conta a evolução da pandemia na região. Costa mencionou ainda planos de realojamento de emergência e a permanência do limite de dez pessoas em ajuntamentos.

Adicionalmente, a Área Metropolitana de Lisboa terá os veículos privados de transporte de passageiros com lotação máxima de 2/3 dos passageiros e o uso obrigatório de máscara.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …