O que muda na terceira fase de desconfinamento. Costa explica e abre exceções para Lisboa

João Relvas / Lusa

António Costa anunciou os planos para a terceira fase do desconfinamento, revelando a reabertura de alguns serviços. Na Área Metropolitana de Lisboa serão mantidas algumas medidas de restrição.

O primeiro-ministro António Costa falou esta sexta-feira ao país após um Conselho de Ministros, no qual foi feita “a avaliação do conjunto das medidas de desconfinamento” que têm vindo a ser adotadas mediante a pandemia de covid-19.

“A avaliação que fazemos é positiva para a generalidade do país, havendo motivo de preocupação no que diz respeito à evolução na área metropolitana de Lisboa”, disse o chefe de Governo.

Ainda assim, António Costa realça que os focos de contaminação verificados na capital nada têm a ver com o desconfinamento, uma vez que vêm de atividades que nunca encerraram.

Portugal regista hoje 1.383 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que na quinta-feira e 31.946 infetados, mais 350, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). A larga maioria dos novos casos continua a ser na região de Lisboa.

“Na avaliação do Governo, estão, a nível nacional, reunidas as condições para podermos avançar com a concretização das medidas de desconfinamento que tínhamos previsto no final de maio e princípio de junho”, disse António Costa.

O decréscimo de internamentos e o aumento do número de recuperados foram as razões dadas pelo primeiro-ministro para avançar com o alívio das medidas.

Nesta terceira fase de desconfinamento, o Governo optou pela reabertura dos jardins de infância; dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos; das Lojas do Cidadão; dos ginásios; e das lojas com área superior a 400 metros quadrados, ou inseridas em centros comerciais.

“A reabertura das Atividades de Tempos Livres (ATL) não integrados em estabelecimentos escolares” será consumada apenas no dia 15 de junho. Costa explicou que este adiamento acontece devido “à necessidade de dar tempo à organização das áreas onde se desenvolvem estas atividades”.

O teletrabalho também passa a ser parcial por opção das empresas. No entanto, há algumas exceções. Imunodeprimidos e doentes crónicos, pessoas com deficiência acima dos 60% e pais com filhos em casa com menor de 12 anos ou com deficiência podem continuar a trabalhar em casa, “independentemente do acordo com a entidade patronal”.

A partir de junho, como escreve o Observador, a restrição da lotação total a 50% na restauração deixa de existir. As celebrações religiosas regressam também este fim-de-semana.

“Este fim-de-semana, poder-se-ão realizar já as cerimónias religiosas comunitárias de acordo com as regras definidas pela DGS com cada uma das confissões religiosas”, disse António Costa.

Como anteriormente definido, a reabertura da época balnear fica para o dia 6 de junho.

Exceções para Lisboa

Face à situação que se vive na capital portuguesa, António Costa anunciou que, por exemplo, os centros comerciais da região de Lisboa, assim como as lojas do cidadão, permanecem encerrados até dia 4 de junho por decisão do Governo.

No caso dos centros comerciais, chegou a ser sugerido que se mantivessem apenas alguns fechados (o de Loures, por exemplo). No entanto, o primeiro-ministro rejeitou esta hipótese. Para o chefe do Executivo, ou reabrem todos ou nenhum.

Além disso, as lojas com mais de 400 m2 e as feiras podem ou não permanecer abertas na região de Lisboa. Esta decisão cabe às câmaras municipais, que podem ou não reabrir estes espaços, salientou o primeiro-ministro.

Costa reforçou a ideia de que sempre disse que “não teria qualquer vergonha de ter que adiar ou dar um passo atrás se fosse necessário”, referindo-se à decisão de adiar parcialmente o desconfinamento em Lisboa.

Assim, o levantamento de algumas restrições é adiado para evitar grandes aglomerações de pessoas. O Conselho de Ministros entendeu que deverá haver um reforço da vigilância epidemiológica em Lisboa, tendo em conta a evolução da pandemia na região. Costa mencionou ainda planos de realojamento de emergência e a permanência do limite de dez pessoas em ajuntamentos.

Adicionalmente, a Área Metropolitana de Lisboa terá os veículos privados de transporte de passageiros com lotação máxima de 2/3 dos passageiros e o uso obrigatório de máscara.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …