Em Lisboa, os centros comerciais podem não reabrir já. Costa rejeita: ou todos ou nenhum

martinrp / Flickr

A decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta pode não ser a única medida adotada para conter a evolução da pandemia na região.

De acordo com o Expresso, a decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta foi uma das hipóteses colocadas em cima da mesa na reunião quinzenal que junta no Infarmed especialistas em saúde pública, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado.

No caso dos centros comerciais, o semanário avança que chegou a ser sugerido que se mantivessem apenas alguns fechados (o de Loures, por exemplo). No entanto, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou esta hipótese. Para o chefe do Executivo, ou reabrem todos ou nenhum.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo a taxa de transmissão está acima da média nacional. Durval de Almeida, presidente da ARS Lisboa, disse, na reunião, que a situação não está fora de controlo, mas que merece atenção.

A par desta situação, foram ainda levantadas outras hipóteses, ainda que do ponto de vista teórico, como avançar com cercas sanitárias individuais para conter o crescimento do surto na região. Contudo, para já não está claro em que contexto é que pode ser aplicado ou se o Governo estará a pensar na situação concreta do Bairro da Jamaica.

A terceira fase do desconfinamento em Portugal traz a reabertura dos centros comerciais que, por causa da pandemia, se viram obrigados a fechar portas. António Sampaio Mattos, presidente da Associação Portugal dos Centros Comerciais, garantiu à Renascença que estes espaços estão preparados para reabrir.

“Foram criadas regras de circulação nos centros, para evitar contactos e grandes concentrações de pessoas; há doseadores de gel distribuídos por várias zonas; há marcações no chão com circuitos preferenciais; há marcações sobre distanciamento e para a não criação de filas nos diversos sítios”, adiantou o responsável.

“A área da restauração – foodcourt – está preparada para que não haja grandes contactos e se possa manter um distanciamento social. Os circuitos de limpeza de desinfeção foram melhorados e reforçados”, acrescentou.

Os proprietários dos centros comerciais acreditam que o Governo vai permitir a reabertura das portas a estes espaços no dia 1 de junho. “Pode haver uma ou outra que, por qualquer razão, não tenha tido condições de abrir logo por se ter atrasado, mas devem abrir ao longo da primeira semana.”

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura dos centros comerciais, do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …