Em Lisboa, os centros comerciais podem não reabrir já. Costa rejeita: ou todos ou nenhum

martinrp / Flickr

A decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta pode não ser a única medida adotada para conter a evolução da pandemia na região.

De acordo com o Expresso, a decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta foi uma das hipóteses colocadas em cima da mesa na reunião quinzenal que junta no Infarmed especialistas em saúde pública, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado.

No caso dos centros comerciais, o semanário avança que chegou a ser sugerido que se mantivessem apenas alguns fechados (o de Loures, por exemplo). No entanto, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou esta hipótese. Para o chefe do Executivo, ou reabrem todos ou nenhum.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo a taxa de transmissão está acima da média nacional. Durval de Almeida, presidente da ARS Lisboa, disse, na reunião, que a situação não está fora de controlo, mas que merece atenção.

A par desta situação, foram ainda levantadas outras hipóteses, ainda que do ponto de vista teórico, como avançar com cercas sanitárias individuais para conter o crescimento do surto na região. Contudo, para já não está claro em que contexto é que pode ser aplicado ou se o Governo estará a pensar na situação concreta do Bairro da Jamaica.

A terceira fase do desconfinamento em Portugal traz a reabertura dos centros comerciais que, por causa da pandemia, se viram obrigados a fechar portas. António Sampaio Mattos, presidente da Associação Portugal dos Centros Comerciais, garantiu à Renascença que estes espaços estão preparados para reabrir.

“Foram criadas regras de circulação nos centros, para evitar contactos e grandes concentrações de pessoas; há doseadores de gel distribuídos por várias zonas; há marcações no chão com circuitos preferenciais; há marcações sobre distanciamento e para a não criação de filas nos diversos sítios”, adiantou o responsável.

“A área da restauração – foodcourt – está preparada para que não haja grandes contactos e se possa manter um distanciamento social. Os circuitos de limpeza de desinfeção foram melhorados e reforçados”, acrescentou.

Os proprietários dos centros comerciais acreditam que o Governo vai permitir a reabertura das portas a estes espaços no dia 1 de junho. “Pode haver uma ou outra que, por qualquer razão, não tenha tido condições de abrir logo por se ter atrasado, mas devem abrir ao longo da primeira semana.”

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura dos centros comerciais, do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …