/

Em Lisboa, os centros comerciais podem não reabrir já. Costa rejeita: ou todos ou nenhum

martinrp / Flickr

A decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta pode não ser a única medida adotada para conter a evolução da pandemia na região.

De acordo com o Expresso, a decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta foi uma das hipóteses colocadas em cima da mesa na reunião quinzenal que junta no Infarmed especialistas em saúde pública, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado.

No caso dos centros comerciais, o semanário avança que chegou a ser sugerido que se mantivessem apenas alguns fechados (o de Loures, por exemplo). No entanto, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou esta hipótese. Para o chefe do Executivo, ou reabrem todos ou nenhum.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo a taxa de transmissão está acima da média nacional. Durval de Almeida, presidente da ARS Lisboa, disse, na reunião, que a situação não está fora de controlo, mas que merece atenção.

A par desta situação, foram ainda levantadas outras hipóteses, ainda que do ponto de vista teórico, como avançar com cercas sanitárias individuais para conter o crescimento do surto na região. Contudo, para já não está claro em que contexto é que pode ser aplicado ou se o Governo estará a pensar na situação concreta do Bairro da Jamaica.

A terceira fase do desconfinamento em Portugal traz a reabertura dos centros comerciais que, por causa da pandemia, se viram obrigados a fechar portas. António Sampaio Mattos, presidente da Associação Portugal dos Centros Comerciais, garantiu à Renascença que estes espaços estão preparados para reabrir.

“Foram criadas regras de circulação nos centros, para evitar contactos e grandes concentrações de pessoas; há doseadores de gel distribuídos por várias zonas; há marcações no chão com circuitos preferenciais; há marcações sobre distanciamento e para a não criação de filas nos diversos sítios”, adiantou o responsável.

“A área da restauração – foodcourt – está preparada para que não haja grandes contactos e se possa manter um distanciamento social. Os circuitos de limpeza de desinfeção foram melhorados e reforçados”, acrescentou.

Os proprietários dos centros comerciais acreditam que o Governo vai permitir a reabertura das portas a estes espaços no dia 1 de junho. “Pode haver uma ou outra que, por qualquer razão, não tenha tido condições de abrir logo por se ter atrasado, mas devem abrir ao longo da primeira semana.”

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura dos centros comerciais, do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.