Em Lisboa, os centros comerciais podem não reabrir já. Costa rejeita: ou todos ou nenhum

martinrp / Flickr

A decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta pode não ser a única medida adotada para conter a evolução da pandemia na região.

De acordo com o Expresso, a decisão de atrasar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa está em aberto. Esta foi uma das hipóteses colocadas em cima da mesa na reunião quinzenal que junta no Infarmed especialistas em saúde pública, líderes partidários e as mais altas figuras do Estado.

No caso dos centros comerciais, o semanário avança que chegou a ser sugerido que se mantivessem apenas alguns fechados (o de Loures, por exemplo). No entanto, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou esta hipótese. Para o chefe do Executivo, ou reabrem todos ou nenhum.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo a taxa de transmissão está acima da média nacional. Durval de Almeida, presidente da ARS Lisboa, disse, na reunião, que a situação não está fora de controlo, mas que merece atenção.

A par desta situação, foram ainda levantadas outras hipóteses, ainda que do ponto de vista teórico, como avançar com cercas sanitárias individuais para conter o crescimento do surto na região. Contudo, para já não está claro em que contexto é que pode ser aplicado ou se o Governo estará a pensar na situação concreta do Bairro da Jamaica.

A terceira fase do desconfinamento em Portugal traz a reabertura dos centros comerciais que, por causa da pandemia, se viram obrigados a fechar portas. António Sampaio Mattos, presidente da Associação Portugal dos Centros Comerciais, garantiu à Renascença que estes espaços estão preparados para reabrir.

“Foram criadas regras de circulação nos centros, para evitar contactos e grandes concentrações de pessoas; há doseadores de gel distribuídos por várias zonas; há marcações no chão com circuitos preferenciais; há marcações sobre distanciamento e para a não criação de filas nos diversos sítios”, adiantou o responsável.

“A área da restauração – foodcourt – está preparada para que não haja grandes contactos e se possa manter um distanciamento social. Os circuitos de limpeza de desinfeção foram melhorados e reforçados”, acrescentou.

Os proprietários dos centros comerciais acreditam que o Governo vai permitir a reabertura das portas a estes espaços no dia 1 de junho. “Pode haver uma ou outra que, por qualquer razão, não tenha tido condições de abrir logo por se ter atrasado, mas devem abrir ao longo da primeira semana.”

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta sexta-feira para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura dos centros comerciais, do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …