//

O homem mais odiado da internet foi preso

Hunter Moore, o  homem mais odiado da web, é acusado de ter contratado um hacker para invadir centenas de contas de e-mail e roubar imagens com conteúdo sexual, para publicação no isanyoneup.com, o seu website de “cyber bullying”.

O “Is Anyone Up?” era um site que permitia aos utilizadores enviarem conteúdo pornográfico ou de nudez, retratando terceiros conhecidos (desde que de maior idade), normalmente em situações de “revenge porn”.

Apesar de ter sido retirado do ar na primeira metade de 2012, o isanyoneup.com rendeu a Hunter Moore bom dinheiro em anúncios publicitários. No auge de popularidade do site, a página tinha cerca de 30 milhões de visualizações mensais, o que poderia representar aproximadamente 7500 euros de lucro por mês.

De acordo com as investigações, o arguido supostamente pagava 150 euros por semana ao hacker, conhecido pelo nome de Charles “Gary” Evens, e com quem manteve ligação até maio de 2012.

Moore e Evens estão a responder por uma acusação de conspiração, sete acusações de acesso não autorizado a computadores protegidos e outras sete acusações de roubo de identidade agravado. A pena, caso sejam condenados, pode chegar no máximo aos 5 anos de prisão por cada uma das infracções pelas quais os arguidos estão indiciados.

A origem

Hunter Moore ficou conhecido como “o homem mais odiado da internet” depois de aparecer numa reportagem na revista Rolling Stone, que o transformaria num dos símbolos maiores do “cyber bulling”.

O site de Moore e a controvérsia que gerou serviram para alertar as pessoas sobre os cuidados a ter na internet, mas também inspirou outros a criar sites semelhantes que negociavam a remoção de imagens pessoais mediante o pagamento de determinada quantia.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.