Nunca houve tantos portugueses a ganhar 3000 euros limpos ou mais

Atualmente, existem cerca de 37,5 mil portugueses com salários superiores a três mil euros limpos, o número mais alto desde que começaram os registos do Instituto Nacional de Estatística.

No primeiro trimestre deste ano, o número de trabalhadores por conta de outrem que ganham três mil euros ou mais líquidos por mês disparou 30% face ao igual período de 2017, atingindo o valor mais alto das séries do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Assim, existem atualmente em Portugal cerca de 37,5 mil pessoas com salários superiores a três mil euros, avança esta quinta-feira o Diário de Notícias. Este número fez com que o salário líquido médio da economia subisse 3,5%, fixando-se em 876 euros mensais.

Segundo o matutino, há vários fatores que ajudam a explicar o aumento significativo dos empregos em que se ganha mais de três mil euros limpos: a eliminação gradual da sobretaxa do IRS (medida que deixou para o fim o acerto dos salários mais altos), a subida do salário mínimo, a criação de emprego mais forte em profissões mais qualificadas.

O relatório divulgado esta quarta-feira pelo INE mostra que as condições do mercado de trabalho estão a melhorar. Exemplo disso é a taxa de desemprego total que baixou para 7,9% da população ativa, o desemprego jovem que caiu para 21,9% e o número de desempregados que procuram emprego há um ano ou mais que recuou mais de 28%.

Além disso, o ritmo da criação de emprego continua acima dos 3%. O emprego total aumentou 3,2%, tendo a economia ganho quase 149 mil postos de trabalho em termos líquidos em um ano. Portugal tem assim cerca de 4,8 milhões de pessoas com trabalho.

Soma-se ainda os contratos de trabalho sem termo que subiram 105,4 mil ou mais, para 3,5%, enquanto que a contratação a prazo avançou 7,1% e os contratos mais precários (contratos de prestação de serviço; trabalhos sazonais sem contrato escrito; trabalhos pontuais ou ocasionais) aumentaram mais de 3%, totalizando 140 mil.

De acordo com os cálculos do DN, a precariedade está a recuar. Embora haja mais de 870 mil pessoas oficialmente mais precárias, este grupo vale agora 21,7% do total do trabalho por conta de outrem, peso que está a cair há dois trimestres consecutivos.

O INE explica ainda que o aumento homólogo da população empregada se deveu ao acréscimo do emprego entre as mulheres (mais 80,4 mil, ou 3,5%); entre pessoas dos 45 aos 64 anos (acréscimo de 117,2 mil ou 6,1%); e entre os que completaram o ensino secundário ou pós-secundário (85,5 mil ou 7%).

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Para infelicidade de alguns, parece que o Diabo já não não quer nada connosco. Uma boa geringonça aparenta ser mais eficaz a afastar o mafarrico do que um crucifixo.
    Mais ainda é capaz de haver algum Montedeesterco a pensar que mesmo estando as pessoas melhor, o país está pior…

  2. Não acredito.
    Querem tapar o Sol com a peneira, ou querem fazer dos Portugueses burros.
    É evidente que o n.º de boys aumentou de forma substancial, mas isto nada tem a ver com a rapaziada que produz e acrescenta riqueza ao País.
    Isto cheira-me a encomenda ao INE, visando desviar atenções.
    E por aqui me fico.

  3. Com tantas e infaliveis estatísticas seria também importante que fossem discriminadas as remunerações deste escalão, nomeadamente, quantos estão entre os 3000 euros e os 10000 euros mensais, entre os 10000 e os 100000 euros e os que estão acima deste valor.
    Para completar o gráfico já agora o número dos que ganham até 800 euros mensais.
    Espero que os técnicos destes números aceitem este pedido e divulguem estes números.

  4. Esta notícia demonstra a terrível realidade dos Portugueses e de Portugal.
    -> Se existem 37.500 pessoas a ganhar mais de 3000€ limpos é de acreditar que mais ou menos o mesmo número de pessoas deverá ganhar mais do que esse valor (se fosse maior de certeza que a noticias mencionaria essas pessoas como referência!). Portanto, aproximadamente 4.700.000 (+/- 4.800.000 de portugueses estão ativos a trabalhar!) de pessoas ganham menos. Se o ordenado médio é de 876 significa que a grande maioria (mais que 4.500.000) estão a ganhar muito próximo do ordenado mínimo.
    -> Apesar de nada ser referido no artigo, a grande maioria destes salários são no função pública. que lamentavelmente é o empregador mais “falido” de Portugal.
    Por outras palavras, a classe que poderia gerar riqueza para pagar a nossa dívida é na verdade a classe que está a ajudar a se gerar dívida.
    A médio prazo o pais vai acabar por colapsar outra vez…

  5. SUGESTÃO de título para a próxima notícia:

    “Há cada vez mais professores com vinte anos de serviço a ganhar €1000”.

    Qual recuperação, qual quê…

  6. Os portugueses não são burros, mas há muitos que são poucos inteligentes e nem sequer sabem analisar o que lhes é dado a ler: por acaso alguém duvida disto? 37.500 portugueses em vários milhões de trabalhadores é muito pouco! Quantos politicos existem a ganhar isso? Uns milhares. Quantos diretores de serviço, juízes, médicos, advogados, engenheiros, etc… e quadros superiores ganham isso? Uns milhares! Quantos administradores ganham muito mais que isso? Umas centenas! Se pensarmos, e fizermos bem as contas, vamos concluir que até existirá mais gente a ganhar mais de 3.000 euros, só que alguns não foram tidos em conta nas estatísticas, que andam sempre um pouco longe da realidade (basta ver último valor por m2 das casa em Lx e Porto) e outros até o recebem por fora… A mim só me deixa triste e perplexo que sejam tão poucos a ganhar o que os alemães, nórdicos, franceses, e muito outros ganham em média. Esse valor ganham os Suíços como ordenado mínimo! Raios, esta noticia só significa o quanto somos POBREZINHOS!

    • 700 ital mil? isso é o minimo não? o problema se for como alguns anos atraz, os que estão a tirar curços proficionais tambem são contados como activos, por isso deve ser mais que duvidoso esses números, a maior parte da população ganha mais ou menos o ordenado mínimo

  7. Eu acredito que tão poucos ganhem mais de 3000 mil liquidos. se fizermos as contas dá 0,357%

    ou seja os “1%” em portugal nem chegam a 0,5%

RESPONDER

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …