Pela primeira vez, recuperados superam mortes. Há mais 516 infectados confirmados em Portugal

António Cotrim / Lusa

Portugal já regista 762 mortes associadas à Covid-19, mais 27 do que na segunda-feira, e 21.379 infectados, mais 516, de acordo com o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Os recuperados ultrapassam, pela primeira vez, o número de mortes.

Comparando com os dados de segunda-feira, em que se registavam 735 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 2,5%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 516 casos, representando uma subida de 3,7%.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (441), seguida pelo Centro (171), pela região de Lisboa e Vale Tejo (133), do Algarve (11) e dos Açores (6), adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados actualizados até às 24 horas de segunda-feira.

Verifica-se um aumento de 2,5% no número de novos casos de infectados. São agora 21.379 , o que constitui um acréscimo de 516 casos relativamente a segunda-feira.

O número de recuperados subiu de 610 para 917, ou seja, mais 307 do que nas últimas 24 horas. “Pela primeira vez, o número de casos de recuperação é superior ao número de óbitos”, como nota o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

O governante revela ainda que há “cerca de 300 estruturas residenciais para pessoas idosas com casos de utentes ou funcionários infectados”, representando 12% do total destas estruturas. Cerca de 60% dos funcionários já foram testados, afirma Lacerda Sales.

Testes a 20 mil profissionais de lares no Norte concluídos em 2 semanas

O secretário de Estado da Mobilidade, coordenador regional Norte da covid-19, garante que, em duas semanas, ficará concluída a realização de testes de diagnóstico aos 20 mil profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte.

O governante, falando aos jornalistas à margem de uma visita ao Centro de Acolhimento Temporário do Distrito de Viana do Castelo, instalado na Pousada da Juventude da capital do Alto Minho e que está preparado para receber os utentes de lares infectados com covid-19, salienta que foi essa a prioridade estabelecida pelo Governo.

“O compromisso é relativamente aos profissionais e aos utentes com sintomas. São os profissionais que entram e saem da instituição. Não são os idosos. É aqui que temos de garantir que não há contágio”, refere.

Segundo Eduardo Pinheiro, o universo de profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte é de 20 mil e de mais de 25 mil utentes.

“A prioridade que foi sempre comunicada foi a dos profissionais porque é aí que está o maior risco de contágio. Depois temos o universo de mais de 25 mil utentes. Se avançássemos, ao mesmo tempo, para todos a garantia é que não conseguiríamos realizar os testes em tempo. O que interessa é começar e fechar este ciclo rapidamente”, especifica Eduardo Pinheiro.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Somos capazes se quisermos todos na ajuda pelo bem dos Portugueses e do mundo
    Mas a educação de o bem fazer e o conseguirmos vem das hordens do governo e todos os políticos
    Fazer a Lei feita
    Todos nós ,comprila
    E festas fica no futuro

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …