OE Suplementar. Novos apoios sociais ainda não saíram do papel

Rodrigo Antunes / Lusa

O Orçamento Suplementar, que criou novos apoios sociais no contexto da pandemia, for aprovado no Parlamento, promulgado pelo Presidente da República e entrou em vigor no final de julho. Porém, de acordo com o Jornal de Negócios, esses apoios ainda não saíram do papel.

O Jornal de Negócios relata que apoios sociais criados no contexto da pandemia, como é o caso do alargamento dos apoios aos sócios-gerentes de empresas, a baixa paga a 100% aos doentes com covid-19 e a criação de um novo apoio de 439 euros para quem não tem acesso a nenhum, estão atrasados e ainda não saíram do papel.

Segundo o Negócios, que avança a notícia esta quarta-feira, o atraso deve-se a atualizações informáticas necessárias que ainda estão a ser desenvolvidas e à falta de nova regulamentação que acompanhe as mudanças.

“Em relação aos apoios que ainda não estão em pagamento, em alguns casos tratam-se de medidas que exigem desenvolvimentos informáticos e aplicacionais que estão a ser desenvolvidos”, explicou uma fonte oficial do Ministério da Segurança Social, em declarações ao mesmo jornal.

Segundo a mesma fonte, há aindacasos que carecem de regulamentação com outras áreas governativas, como o apoio para trabalhadores informais”, a “baixa médica paga a 100% para doentes covid-19 durante 28 dias”, ou o apoio aos sócios-gerentes.

Por outro lado, o Governo sublinhou que nem todos os apoios do retificativo estão atrasados. “Há já vários apoios previstos no OE suplementar que estão regulamentados e a sua aplicação está concluída”.

“O apoio à retoma progressiva, a prorrogação do subsídio social de desemprego e a adaptação da sua remuneração de referência, o complemento de estabilização, o reforço em 5,5% dos lares, a prorrogação do MAREES, o Adaptar + Social, o incentivo extraordinário à normalização da atividade, a prestação complementar em setembro de abono de família para crianças e jovens, são alguns deles”, referiu a fonte do Ministério da Segurança Social.

O Governo esclareceu ainda que “já está definida a calendarização para todas as medidas, estando previsto que nas próximas semanas estejam operacionais”. No entanto, não revelou datas concretas.

Nessa altura, o pagamento terá em conta os retroativos, uma vez que, oficialmente, esses apoios já estão em vigor.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …