Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro meses e a expectativa dos membros do Volt Portugal é que esteja concluído antes do mês de maio, data em que a capital do país recebe o encontro entre as várias representações do partido que existem na Europa.

O partido, que nem se assume de esquerda nem de direita, apresenta-se como “profundamente europeísta” e quer contrariar os movimentos populistas e nacionalistas que têm crescido no espaço europeu.

O processo está atualmente no Ministério Público – para onde foi enviado pelo Tribunal Constitucional – e de lá regressará ao Palácio Ratton para que seja formalizado. Em causa está a reformulação de três questões apontadas num acórdão de 5 de fevereiro para o aperfeiçoamento do projeto de estatutos do movimento.

À parte disso, o Tribunal Constitucional não encontrou obstáculos à oficialização do Volt Portugal, tendo dado ao movimento dez dias para fazer as correções devidas.

Tiago de Matos Gomes, fundador e presidente do VP, disse ao Público que as reformulações foram feitas num espaço de dias e que dispensariam uma nova ida ao Ministério Público, que já tinha dado luz verde ao processo em Outubro. “O Tribunal Constitucional preferiu enviar novamente para o Ministério Público, talvez por uma questão de segurança na sua decisão. Esperemos que sejam rápidos.”

Nascido como reação ao Brexit, o Volt é já um partido na Alemanha, Bulgária, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Áustria, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Dinamarca, França e Suécia. No Parlamento Europeu, o partido está representado pelo eurodeputado alemão Damian Boeselager, eleito nas últimas europeias, em maio do ano passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …