Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro meses e a expectativa dos membros do Volt Portugal é que esteja concluído antes do mês de maio, data em que a capital do país recebe o encontro entre as várias representações do partido que existem na Europa.

O partido, que nem se assume de esquerda nem de direita, apresenta-se como “profundamente europeísta” e quer contrariar os movimentos populistas e nacionalistas que têm crescido no espaço europeu.

O processo está atualmente no Ministério Público – para onde foi enviado pelo Tribunal Constitucional – e de lá regressará ao Palácio Ratton para que seja formalizado. Em causa está a reformulação de três questões apontadas num acórdão de 5 de fevereiro para o aperfeiçoamento do projeto de estatutos do movimento.

À parte disso, o Tribunal Constitucional não encontrou obstáculos à oficialização do Volt Portugal, tendo dado ao movimento dez dias para fazer as correções devidas.

Tiago de Matos Gomes, fundador e presidente do VP, disse ao Público que as reformulações foram feitas num espaço de dias e que dispensariam uma nova ida ao Ministério Público, que já tinha dado luz verde ao processo em Outubro. “O Tribunal Constitucional preferiu enviar novamente para o Ministério Público, talvez por uma questão de segurança na sua decisão. Esperemos que sejam rápidos.”

Nascido como reação ao Brexit, o Volt é já um partido na Alemanha, Bulgária, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Áustria, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Dinamarca, França e Suécia. No Parlamento Europeu, o partido está representado pelo eurodeputado alemão Damian Boeselager, eleito nas últimas europeias, em maio do ano passado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …