Pequenas novidades, em dois contextos, numa passagem pela nova carruagem da empresa.
Manhã de domingo: altura para passear junto à praia? Altura para dormir mais um bocado? Ou para ver uma série na Netflix, enquanto dá?
Não.
Para muitos portuenses, ou habitantes dos arredores, a manhã deste domingo (12 Fevereiro) serviu para conhecer a nova carruagem da Metro do Porto, que está estacionada na estação Trindade até esta terça-feira, dia 14.
Chama-se CT, uma abreviatura de CRRC Tram, a empresa chinesa responsável por estes veículos. Tem 7 portas duplas de cada lado, pesa 52 mil quilos e chega aos 80 quilómetros por hora.
Esta é a primeira de 18 carruagens provenientes da China. Já tem estado em testes desde Dezembro de 2022 e vai entrar em circulação em Maio deste ano, tal como mais outras novas quatro composições.
De acordo com o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, até Setembro chegarão as outras 13 carruagens. Serão, ao todo, 18 novas carruagens a circular até ao final de 2023, em princípio.
A Metro passará a ter 120 veículos, em vez dos actuais 102, num investimento total de 49.6 milhões de euros.
Ao entrar nestes novos veículos, destacam-se logo: ecrãs modernos com apresentação das próximas paragens, da actual, e da anterior (ao contrário do painel actual, que só indica a próxima paragem); outros monitores electrónicos que hão-de servir para mensagens da empresa ou para publicidade; e uma carruagem mais ampla, mais aberta, onde mais passageiros se vêem uns aos outros, há menos obstáculos visuais entre eles.
Desaparecem os lugares para se sentar de lado e aparecem pequenas estruturas de três pisos para colocação de bagagens, algo que não existia. Haverá também mais lugares para passageiros de pé: 180, além de 64 sentados. E mais espaço para bicicletas.
No entanto, nesta pequena viagem ao futuro que o ZAP realizou, reparámos também num pormenor, entre as indicações das novas linhas da Metro do Porto.
Entre as linhas actuais e extensão da linha amarela (D), está também a indicação da futura linha rosa (G), entre São Bento e Casa da Música. Que, afinal, será entre Liberdade e Casa da Música. Ou vice-versa.
A designação oficial, em qualquer órgão de comunicação da Metro do Porto, continua a apresentar a linha São Bento-Casa da Música, cujas obras decorrem e que deverá começar a funcionar em 2025.
Mas o “anúncio” da verdadeira designação da nova linha está num cantinho da nova carruagem: Casa da Música-Liberdade.
Não vai fazer diferença à grande maioria dos passageiros locais. Deverá fazer diferença a muitos turistas, que conhecem o nome São Bento por causa da estação de comboios; mas não Liberdade.
Na verdade, o gráfico na nova carruagem é o mais correcto: a nova estação está a ser construída na Praça da Liberdade. Não será “colada” à Estação de São Bento.
Já agora, também reparámos nisto:
O que partilhámos há praticamente um ano mantém-se e até se prolonga para as novas carruagens: quem entra na linha laranja (F), na direcção este-oeste, pode ir até Senhor de Matosinhos. A viagem não termina na Senhora da Hora, ao contrário do que aparece nos canais e nas viaturas (antigas e novas) da empresa.