Viagem ao futuro do Metro. Linha S. Bento-Casa da Música não começa em S. Bento

ZAP

Metro do Porto, nova carruagem

Pequenas novidades, em dois contextos, numa passagem pela nova carruagem da empresa.

Manhã de domingo: altura para passear junto à praia? Altura para dormir mais um bocado? Ou para ver uma série na Netflix, enquanto dá?

Não.

Para muitos portuenses, ou habitantes dos arredores, a manhã deste domingo (12 Fevereiro) serviu para conhecer a nova carruagem da Metro do Porto, que está estacionada na estação Trindade até esta terça-feira, dia 14.

Chama-se CT, uma abreviatura de CRRC Tram, a empresa chinesa responsável por estes veículos. Tem 7 portas duplas de cada lado, pesa 52 mil quilos e chega aos 80 quilómetros por hora.

Esta é a primeira de 18 carruagens provenientes da China. Já tem estado em testes desde Dezembro de 2022 e vai entrar em circulação em Maio deste ano, tal como mais outras novas quatro composições.

De acordo com o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, até Setembro chegarão as outras 13 carruagens. Serão, ao todo, 18 novas carruagens a circular até ao final de 2023, em princípio.

A Metro passará a ter 120 veículos, em vez dos actuais 102, num investimento total de 49.6 milhões de euros.

ZAP

Interior da nova carruagem do Metro do Porto

Ao entrar nestes novos veículos, destacam-se logo: ecrãs modernos com apresentação das próximas paragens, da actual, e da anterior (ao contrário do painel actual, que só indica a próxima paragem); outros monitores electrónicos que hão-de servir para mensagens da empresa ou para publicidade; e uma carruagem mais ampla, mais aberta, onde mais passageiros se vêem uns aos outros, há menos obstáculos visuais entre eles.

Desaparecem os lugares para se sentar de lado e aparecem pequenas estruturas de três pisos para colocação de bagagens, algo que não existia. Haverá também mais lugares para passageiros de pé: 180, além de 64 sentados. E mais espaço para bicicletas.

No entanto, nesta pequena viagem ao futuro que o ZAP realizou, reparámos também num pormenor, entre as indicações das novas linhas da Metro do Porto.

Entre as linhas actuais e extensão da linha amarela (D), está também a indicação da futura linha rosa (G), entre São Bento e Casa da Música. Que, afinal, será entre Liberdade e Casa da Música. Ou vice-versa.

A designação oficial, em qualquer órgão de comunicação da Metro do Porto, continua a apresentar a linha São Bento-Casa da Música, cujas obras decorrem e que deverá começar a funcionar em 2025.

Mas o “anúncio” da verdadeira designação da nova linha está num cantinho da nova carruagem: Casa da Música-Liberdade.

Não vai fazer diferença à grande maioria dos passageiros locais. Deverá fazer diferença a muitos turistas, que conhecem o nome São Bento por causa da estação de comboios; mas não Liberdade.

Na verdade, o gráfico na nova carruagem é o mais correcto: a nova estação está a ser construída na Praça da Liberdade. Não será “colada” à Estação de São Bento.

Já agora, também reparámos nisto:

 

O que partilhámos há praticamente um ano mantém-se e até se prolonga para as novas carruagens: quem entra na linha laranja (F), na direcção este-oeste, pode ir até Senhor de Matosinhos. A viagem não termina na Senhora da Hora, ao contrário do que aparece nos canais e nas viaturas (antigas e novas) da empresa.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.