Mapas da Metro do Porto e da Google enganam utilizadores há meses (ou anos)

1

ZAP

Em causa estão as linhas azul e laranja. Canais oficiais da Metro do Porto mantêm indicações erradas, Google repete o equívoco.

Para os utilizadores frequentes da Metro do Porto, provavelmente segue-se apenas um pormenor, uma curiosidade.

Para os utilizadores ocasionais da Metro do Porto, provavelmente estas falhas já originaram perda de tempo, no mínimo, numa viagem.

Em causa estão as linhas azul e laranja. A linha azul (ou linha A), indica a Metro do Porto, liga Estádio do Dragão a Senhor de Matosinhos; a linha laranja (F) liga Fânzeres à Senhora da Hora.

Todos os mapas da empresa – nas estações e nos veículos – apresentam esse trajecto, a simulação de viagens no site oficial indica esses percursos e toda a comunicação da empresa aponta para esse sentido.

Eis um exemplo numa estação da linha laranja (F):

ZAP

Mas não está correcto.

Uma das extremidades está correcta, em ambas as linhas: de facto a linha azul começa (ou termina) no Estádio do Dragão e a linha laranja começa (ou termina) em Fânzeres.

No entanto, a linha azul – que realmente chegou a terminar em Senhor de Matosinhos – termina na Senhora da Hora há muito tempo. E a linha laranja, essa sim, prolonga-se até Senhor de Matosinhos.

Estas indicações erradas foram anotadas em meados de 2021. Mas o ZAP não consegue assegurar se esta falha já começou meses (ou anos) antes.

E os enganos não surgem apenas nos canais oficiais da Metro do Porto: quem quiser planear a sua viagem no mapa da Google, verá a mesma indicação.

Em termos práticos, este equívoco pode originar um atraso de, no mínimo, meia hora; especialmente a partir das 21 horas de segunda a sexta-feira, e ao fim-de-semana.

Porquê? Tenhamos como exemplo uma pessoa que entra em Fânzeres e que quer sair em Senhor de Matosinhos.

Se essa pessoa planear a sua viagem através dos mapas disponíveis (seja da Metro do Porto, seja da Google), e se seguir as orientações que esses mapas fornecem, vai entrar na linha laranja em Fânzeres e vai sair na Senhora da Hora — ou antes — à espera da linha azul, que oficialmente vai até Senhor de Matosinhos.

Mas a única linha que segue até Senhor de Matosinhos…é a laranja. Aquela da qual acabou de sair. Nos horários referidos no parágrafo anterior, o veículo seguinte da linha laranja só passa 30 minutos depois.

ZAP

O ZAP contactou a Metro do Porto na sexta-feira passada. A resposta chegou poucas horas depois da publicação deste artigo: “Operacionalmente cada uma das linhas corresponde aos trajectos que apresentamos nas fontes de informação ao público da Metro do Porto. Sendo certo que a situação que refere é, não sempre mas por vezes, também ela verdadeira”.

(artigo actualizado às 16h35, com resposta da Metro do Porto)

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Bons profissionais a exemplo do que acontece por estas estradas fora onde a sinalização está grande parte das vezes em local errado ou nem existe mesmo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.